Matéria reproduzida do Boletim Sentidos:
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13304&canal=ligado
A mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito ainda está acontecendo no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. No dia 29 de agosto, o filme Separações, de Domingos de Oliveira, será exibido com legenda oculta (closed caption) para pessoas surdas. O longa-metragem é de 2003, com duração de 116 minutos e traz no elenco Domingos de Oliveira, Priscilla Rosenbaum e Fábio Junqueira.
Desde 2004, o projeto Cinema Nacional Legendado é acessível para pessoas deficiência auditiva, e a partir de 2007 passou a contemplar também as com deficiência visual, através do sistema de audiodescrição.
Para agregar a audiodescrição, a mostra contou com o apoio do CCBB Rio, que equipou sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com tecnologia avançada, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões, etc. Com este processo, que grava e transmite as "imagens" por fones às pessoas com deficiência visual, o filme pode ser repetido inúmeras vezes. Antes desta mostra, a audiodescrição era feita ao vivo, por atores especialmente treinados para narrar o que se vê nas telas.
O projeto Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito tem o propósito de levar qualidade de vida as pessoas deficientes auditivos e visuais, dando-lhes a oportunidade de conhecer um pouco mais da produção cinematográfica nacional.
No Rio, a mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito acontece sempre aos sábados, às 14h, no CCBB Rio de Janeiro, Sala 1, com entrada franca. Senhas distribuídas na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão
O Centro Cultural Banco do Brasil - RJ fica na Rua 1º de março, 66 - Centro, RJ.
3 comentários:
ONDE TÃO OS FILMES PARA SURDOS? E PA INVISUAIS?
NAO SOU UM ROBÔ
essa postagem é.... de 2009.
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO