sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MANIFESTO SULP - NOVAS ADESÕES E COMENTÁRIOS

Recebemos com alegria as assinaturas de Nelma, Márcia,Elizabete e José Luiz. Agradecemos e convidamos todos a ler e se estiverem de acordo assinar nosso manifesto:

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/3657

LEMBRAMOS QUE DIANTE DA "INVASÃO" DE FILMES DUBLADOS NA TV ABERTA, TV A CABO E AGORA NO CINEMA TEMOS QUE NOS MANIFESTAR ESCREVENDO PARA JORNAIS, REVISTAS, REDES DE TV, DISTRIBUIDORES DE FILMES, ETC EXPLICANDO QUE NECESSITAMOS FILMES LEGENDADOS PORQUE NÃO OUVIMOS. 
QUE SENDO CONSUMIDORES TEMOS QUE SER RESPEITADOS. 
SE ALGUNS PREFEREM FILMES DUBLADOS QUE ENTÃO HAJA UMA OFERTA EQUILIBRADA DAS DUAS MODALIDADES. 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cantor aprendeu a conviver com Tinnitus e Ménière

http://port.hear-it.org/index.dsp?page=18698
Ryan Adams aprndeu a conviver com as enfermidades de Tinnitus e Méniére 
 
O americano e compositor de música de roque e cantor sertanejo Ryan Adams, está de volta depois de ter estado um ano ausente para tratar de problemas voltados com sua audição.

Em 2004 o músico Ryan Adams caiu do palco durante a apresentação da orquestra  em Liverpool’s Royal Court Theatre e quebrou o pulso. Ficou claro para seus fãs o motivo pelo qual ele cancelou a turné,  o que não foi bem explicado foi o fato dele ter travado uma luta, na época em 2000,  com a enfermidade auditiva como zumbido, vertigem e outros distúrbios dessa natureza. Para Ryan tudo isso só veio a causar mais problemas à sua vida.
“ O que eu realmente não entendi é que o temor de subir ao palco tornou-se um problema sério para mim. Eu amo subir no palco e tocar , mas ao mesmo tempo passei, aos poucos,  a me sentir desconfortável diante dessa situação”afirma Ryan Adams.
O cantor foi diagnosticado como vítima de enfermidade de Meniérè, doença degenerativa que afeta o ouvido interno e tem como sintoma perda auditiva, problema de equilíbrio, náusea e vertigem.

Sem tocar durante um ano

Ryan esteve um ano ausente de suas atividades, como músico, para se dedicar ao tratamento de seu problema auditivo. Durante esse período ele não tocou uma única nota musical, pois seu tempo foi usado exclusivamente  para  combater essa enfermidade  que estava  limitando sua capacidade física.
Ele  retornou, recentemente, às suas atividades musicais e disse que só precisa estar atento como lidar com a questão de sua apresentação.
“Eu não tenho tido nenhuma manifestação de Maniérè, por enquanto, mas estou convicto de que tenho dado o máximo de mim  para conviver bem com esse problema auditivo, afirma Ryan Adams. Terapia tem também me ajudado a combater o tinnitus”.
“Eu perdi parte da minha audição , mas ainda tenho de 50 a 60% de capacidade auditiva no meu ouvido esquerdo, o que não é mal. Na verdade eu não penso muito sobre isso, mas eu só penso de como conviver com essa situação” diz Adams.
Fonte: scotsman.com


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mensagem ao Ministério da Educação por ocasião da posse de Aloísio Mercadante.

Mensagem enviada a:

Escreva você também!

Sr.Ministro da Educação
Aloísio Mercadante
Temos a esperança de que a nova gestão do Aloísio Mercadante seja marcada por trabalho eficiente e melhoria das condições de educação no Brasil em todos os níveis.
Faço parte do um grande grupo de pessoas surdas que usam aparelhos auditivos, implantes cocleares e outras tecnologias assistivas e que nos comunicamos em Português.

Existe uma grande mobilização para difundir a ideia de que a Língua de Sinais Brasileira - Libras - é a necessidade básica de todos os surdos. E isso não é verdadeiro.

No âmbito educativo, cultural e da cidadania os surdos oralizados e usuários da língua portuguesa necessitam facilidades específicas tais como sonorização especial em sala de aula (FM e amplificador de indução magnética), digitadores para transcrição das aulas em equipamento de estenotipia, comunicação em português escrito, filmes e audiovisuais legendados, etc.
Junto link de um dos blogs:

e do nosso manifesto:

Para que possam conhecer a parcela de surdos oralizados e que usam prótese auditivas de diferentes tipos.
Agradecemos imensamente.

domingo, 22 de janeiro de 2012

MUSEUS ACESSÍVEIS - ESPANHA.

MUSEOS ACCESIBLES

Logo Museo AccesiblesLa Fundación Orange promueve, a través de Museos Accesibles, el acceso a la cultura de las personas con diversidad funcional a través de distintos proyectos y actividades abiertos a diferentes colectivos.

Discapacidad auditiva

Logo SignoguíasLa Fundación Orange impulsa servicios de signoguías e instalaciones de bucles magnéticos y amplificadores en los principales museos y monumentos de toda España. Unas actuaciones que permiten que una persona sorda pueda conocer la historia del arte y la cultura en nuestros país, desde el Paleolítico en las Cuevas de Altamira hasta el siglo XXI en el Museo Reina Sofía o en el Thyssen, pasando por el Museo Romano o el MNAC, por ejemplo.
Conoce los museos y monumentos con signoguías
Asimismo, la Fundación Orange promueve clases de historia del arte para personas sordas, adaptadas tanto a Lengua de Signos como a la lengua oral y lectura labial.
Y también impulsa la adecuación técnica para personas con audífonos o implantes cocleares, como en el Museo San Gregorio de Valladolid o en el Museo Sefardí de Toledo. En ambos, se han instalado dispositivos de comunicación como bucles magnéticos (perimetrales y portátiles), amplificadores, etc.

Discapacidad visual

Para las personas con discapacidad visual se ha promovido el recorrido táctil del Museo Sefardí, donde también se dispone de magnificadores visuales, dispositivos que también se ofrecen en el Museo San Gregorio de Valladolid.

Los museos estatales, accesibles para personas con discapacidad auditiva


Los museos estatales serán a partir de ahora accesibles a las personas con discapacidad auditiva gracias a la puesta en marcha de una iniciativa que dotará de innovadores equipos tecnológicos a estos centros. "Atención a la discapacidad auditiva: recursos tecnológicos para personas hipoacúsicas" es una iniciativa público-privada puesta en marcha por el Ministerio de Educación, Cultura y Deporte junto con la Fundación Orange y la Federación Española de Amigos de los Museos.

 aparaccesibSu objetivo es poner a disposición de los usuarios con discapacidad auditiva equipos tecnológicos como bucles magnéticos, receptores auditivos, equipos inalámbricos portátiles para visitas guiadas o amplificadores, según las características de cada espacio museístico.
El programa se pondrá en marcha durante el primer trimestre de 2012 en el Museo Nacional de Arte Romano, el de Altamira, el de Cerámica González Martí, la Casa Cervantes, el de Antropología, el Museo de América, el Nacional de Artes Decorativas, el Sorolla, el Greco y el Nacional de Arqueología Subacuática ARQUA.
Con esta iniciativa, el Ministerio de Educación pretende convertir los museos en espacios accesibles y romper las barreras físicas y sensoriales que dificultan la idea del museo como un centro que, además de exponer y conservar parte del patrimonio histórico, ofrece un servicio cultural de calidad a toda la sociedad.
www.elmundo.es

Cinema acessível na Espanha - com legendas e audiodescrição.

Click aqu� !!!

Proyecto CINE ACCESIBLE

Logo proyecto Cine AccesibleEl proyecto Cine Accesible, impulsado por la Fundación Orange y por Navarra de Cine, pretende acercar la cultura a las personas con discapacidad visual o auditiva como una propuesta más de integración.
Es una iniciativa destinada a propiciar que las personas con discapacidad acudan al cine en las mejores condiciones posibles, en este caso, con subtítulos específicos con códigos de colores para las personas con discapacidad auditiva y con audiodescripción para las personas con discapacidad visual.
El proyecto diseña sesiones de cine abiertas a personas con y sin discapacidad y basadas en películas de reciente estreno. Desde 2007 se han realizado ya más de 100 proyecciones para presentar el proyecto en más de 30 distintas ciudades de España.
Películas como Celda 211, Ágora, Slumdog Millionaire, Los abrazos rotos, Indiana Jones y el Reino de la Calavera de Cristal, Cobardes o Bajo las estrellas han podido llegar al público con discapacidad visual o auditiva gracias a estas sesiones.
Entre el catálogo de películas, todas aptas para todos los públicos, se encuentran títulos de cine español. Si bien muchas personas con discapacidad auditiva pueden acudir a sesiones subtituladas en cines de algunas grandes ciudades, no pueden disfrutar del cine español, puesto que éste no se subtitula.
Cine Accesible ha recibido en octubre de 2009 el Premio Cibermax a la Cultura.

Cómo se desarrolla una sesión de Cine Accesible

El desarrollo de una sesión de cine accesible tiene lugar en una sala convencional de exhibición cinematográfica, a la que dotamos de forma ocasional de la tecnología necesaria para la proyección accesible. Atendiendo al principio de no crear espacios de exclusión, estos dispositivos tecnológicos adicionales van dirigidos al publico que los necesita y no interfieren el visionado convencional de la película de aquellos espectadores que no necesiten estos apoyos, de manera que las personas con o sin discapacidad puedan acudir al cine juntos.
Fotos subtítulos Cine AccesibleDe esta manera, en la sala de cine nos encontramos con una pantalla de cinco metros de largo por medio metro de ancho, colocada debajo de la pantalla de proyección. En esta pantalla adicional, los espectadores con discapacidad auditiva siguen los diálogos de la película en forma de subtítulos. Estos textos serán los diálogos de la película traducidos de forma literal, y atendiendo a un código de colores determinado. Este código de colores hará que resulte más fácil determinar quién de los protagonistas está hablando, cosa que no sucede en el subtitulado que normalmente se ofrece en las versiones subtituladas de otros idiomas al castellano.
Además de los diálogos, estarán las indicaciones necesarias respecto de sonidos, golpes, gritos, música, etc, en definitiva todo aquello que completa la banda sonora de la película aparecerá reflejado como texto.
La colocación de una pantalla adicional, además de impedir que determinadas letras de color se pierdan en los fondos de la propia película, permite que los espectadores que no necesiten este apoyo vean la película sin subtitulado incrustado.
Fotos auriculares Cine AccesibleLas personas con discapacidad visual disponen de unos auriculares inalámbricos personales que se entregan a la entrada de la sala. A través de éstos reciben una banda sonora específica denominada Audiodescripción. Esta locución da la información de todo aquello que sucede en pantalla y que tenga relevancia para la correcta comprensión de la película traducido a palabras. En ella se dan indicaciones de estética, situación de los personajes, reacciones, sentimientos... Todo aquello que es susceptible de ser percibido a través de la vista, traducido a palabras, de forma que la persona con discapacidad visual puede contextualizar perfectamente los diálogos del filme.
La audiodescripción se realiza y digitaliza en estudio. Técnicamente se editan lo que llamamos bocadillos de sonido que son lanzados intercalados entre los diálogos de la película de manera que la persona con discapacidad visual recibe los sonidos originales a través de los altavoces de la sala, y únicamente el apoyo de audiodescripción por sus auriculares personales. Nadie que no tenga unos auriculares percibirá esta audiodescripción. Además, en cada sesión se editan folletos en braille en los que se ofrece información sobre el proyecto.



La Fundación Orange acerca las películas candidatas a los Goya con Cine Accesible

La Fundación Orange acerca las películas candidatas a los Goya con Cine Accesible
11/01/2012 Algunas de las principales películas candidatas a los premios Goya de la Academia de Cine español son accesibles a personas con discapacidad visual o auditiva gracias al proyecto Cine Accesible de la Fundación Orange y Navarra de Cine. En concreto, los títulos que se enmarcan en este programa de ocio integrador acumulan 33 candidaturas.
''El proyecto Cine Accesible, impulsado por la Fundación Orange y Navarra de Cine, pretende acercar la cultura a las personas con discapacidad visual o auditiva como una propuesta más de integración''
Las películas enmarcadas dentro del proyecto, que se han podido ver en distintas sesiones con subtitulado con código de colores para personas con discapacidad auditiva y audiodescripción para personas con discapacidad visual, son: La piel que habito, de Pedro Almódóvar, que suma 16 posibilidades de obtener premio, entre ellas: mejor película, director, actor protagonista, actriz protagonista, actor revelación, actriz revelación, guión adaptado, etc.

Por otra parte, otra de las grandes favoritas, No habrá paz para los malvados, ha obtenido 14 candidaturas, también varias en las principales categorías: mejor película, director, actor protagonista, actor de reparto o guión original entre otros.

También son accesibles otros dos títulos con candidaturas: Primos, con 2 candidaturas, actor de reparto y actor revelación; y 23F, actor de reparto.

De estas películas se han realizado a lo largo de 2011 distintas sesiones plenamente adaptadas para que personas con y sin discapacidad puedan compartir una sesión de cine.
La proyección incluye el subtitulado digital del filme, que se realiza sobre una pantalla colocada bajo la de proyección, de manera que no entorpezca la visión de la imagen. Los subtítulos, en castellano, siguen un código de colores utilizado por las personas sordas que facilita la identificación de los diálogos de cada personaje principal con un color diferente.

Además, a modo de acotaciones, se incluyen referencias de los sonidos más relevantes de la película.Las personas con discapacidad visual disponen de auriculares personales, con volumen ajustable, desde los que pueden seguir una descripción de las situaciones y las reacciones de los personajes, mientras que los sonidos originales se perciben a través de los altavoces de la sala.

Cine Accesible

http://www.youtube.com/watch?v=fi1y85ZC40s&feature=player_embedded 

El proyecto Cine Accesible, impulsado por la Fundación Orange y Navarra de Cine, pretende acercar la cultura a las personas con discapacidad visual o auditiva como una propuesta más de integración. Es una iniciativa destinada a propiciar que las personas con discapacidad acudan al cine en las mejores condiciones posibles, en este caso, con subtítulos específicos con códigos de colores para las personas con discapacidad auditiva y con audiodescripción para las personas con discapacidad visual.


El proyecto diseña sesiones de cine abiertas a personas con y sin discapacidad y basadas en películas de reciente estreno. Desde 2007 la Fundación Orange y Navarra de Cine vienen desarrollando Cine Accesible con más de 100 proyecciones que ya han visitado ciudades en toda España y adaptando hasta el momento 40 películas, con títulos tan representativos como los ya citados o Las aventuras de Tintín, Balada triste de trompeta, Celda 211, Ágora, Los abrazos rotos o Slumdog Millionaire entre otros muchos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Surdez: notícias e novidades do site hear-it.org

Crianças esperam anos para obter ajuda para sua perda auditiva

Irlanda tem um grande problema que é a longa lista de espera no departamento de audiologia, motivo pelo qual as crianças não recebem ajuda que precisam e isso pode trazer consequências sérias, no futuro.


Uma pesquisa feita pela Health and Safety Executive (HSE) afirmou que crianças nascidas com problemas auditivos pode esperar até 5 anos para obter ajuda tudo isso provocado pela grande carência de serviços no departamento de audiologia.
Conforme a pesquisa havia mais de 22.000 adultos e crianças na lista de espera do departamento audiologia, em outubro de 2009,cuja parte dessas pessoas (10.000)  estão esperando por um teste de avaliação, enquanto que um número equivalente dessas outras pessoas esperam por um retorno.  O cálculo da HSE parece, portanto, ser exagerado.
Em relação aos serviços do  hospital base de audiologia a pesquisa afirma que as crianças podem estar na lista de espera entre 3 a 36 mêses, enquanto que os adultos esperam de 3 semanas a  48 mêses.

Consequências diversas

Se a perda auditiva for detectada tarde poderá trazer consequências sérias para a capacidade de comunicação da criança, limitar seu desenvolvimento levando a limitações das atividade do dia-a-dia e restrigindo participação pessoal e social. Não é possível para a criança acompanhar as outras crianças, o que pode levar a problemas sérios na fase adulta. É por isso que é importante que o problema auditivo seja logo detectado e que a criança receba a ajuda necessária.

Falta de profossionais na área de  audiologia

Uma das razões para a longa lista de espera, conforme a pesquisa feita, é que não há muitos audiologistas formados  na Irlanda, como também é  difícil atrair profissionais para a Irlanda. Esse problema não será solucionado enquanto não for estabelecido um programa de treinamento para especialistas.
A pesquisa acha necessário convocar o dobro de profissionais de audiologia, cujo número no momento, é de menos de 70 profissionais. O estudo recomenda um aumento maior no orçamento para aparelhos auditivos digitais e um programa  nacional de triagem  auditiva.
No momento, um adicional de 3,7 milhões de euros têm sido disponibilizado à HSE (Health and Safety Executive ) para a implementação de algumas das propostas feitas pela pesquisa.
Fonte: www.independent.ie & www.irishtimes.com


  • Hear-it.org ©

Hospital Paulista realiza implante coclear e Baha

Um dos primeiros hospitais privados do país a realizar com sucesso cirurgias de implantes Coclear e Baha
 
Recentemente, a ANS autorizou a execução desses procedimentos através das operadoras de saúde com a sua inclusão no rol de cobertura, porém o número de profissionais habilitados para essas cirurgias ainda é muito pequeno. Além disso, apenas quatro empresas fornecem os aparelhos ideais para os implantes, mas ainda com custos elevados.
 
Segundo o Prof. Dr. José Ricardo Gurgel Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, “o implante coclear é indicado para pessoas com surdez total bilateral e é realizado em duas etapas. Primeiro, realiza-se a cirurgia para implantar um eletrodo dentro da estrutura do ouvido interno ou cóclea e, após aproximadamente um mês, é colocado um aparelho externo na parte de trás do ouvido para captar o som do ambiente e transmitir para a unidade interna (eletrodos) como energia sonora, estimulando o cérebro a identificar os ruídos”. 
Leia mais:
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61450:-hospital-paulista-realiza-implantes-coclear-e-baha-para-o-tratamento-de-surdez&catid=47:cat-saude&Itemid=328

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

domingo, 15 de janeiro de 2012

Cadastro das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida - Prefeitura de São Paulo

http://www.metronews.com.br/metronews/f?p=287:24:3646648976796238::::P24_ID_NOTICIA,P23_ID_CADERNO:213578,909


Entre os dias 1° de março e 30 de abril deste ano, a Prefeitura de São Paulo fará um censo para apurar informações e cadastrar a população de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida moradora da Capital paulista.
De acordo com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, essa será a primeira vez que um levantamento amplo será realizado. “O objetivo é levantar o número de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Saber onde estão, como vivem e como elas estão. Queremos identificar qual o perfil”, explicou Daniela Tolzer Delgado, membro do Grupo de Trabalho coordenado pela Pasta. Segundo Daniela, de extrema importância, o material coletado servirá de parâmetro para que sejam propostas novas políticas públicas. “Essa será uma verdadeira ferramenta de inteligência de gestão. Será um estudo mais sólido. É o primeiro censo realizado com todo esse cuidado”, afirmou.
Segundo Daniela, a partir do dia 1° de março, o formulário do Censo-Inclusão será enviado às residências da Capital. O questionário também será disponibilizado na internet, por meio do endereço eletrônico www.censoinclusao.sp.gov.br, poderá ser preenchido e entregue até o dia 30 de abril.
“Temos algumas frentes de trabalho, através do IPTU vamos mandar anexo carta explicativa com o formulário a ser preenchido e devolvido à Prefeitura. É simples, a pessoa preenche e manda de volta, sem qualquer custo”, disse ela que explicou ainda que o questionário contará com questões como: qual o tipo de deficiência, se é deficiência congênita ou adquirida, os lugares frequentados, os recursos de acessibilidade que mais costuma usar. E questões relacionadas também à vida escolar e profissional.
Formulário acessível será disponibilizado
O mesmo questionário que será colocado à disposição de toda a população moradora da cidade nas subprefeituras e será ainda enviado pelos Correios estará também disponível de forma acessível, segundo a Secretaria da pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Contendo informações sobre o programa, recursos de acessibilidade permitirão que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida preencham o formulário de maneira segura e autônoma.
“O site entrará no ar com todos os recursos de acessibilidade, como aumentar a letra, o contraste para quem necessita, será compatível com os principais leitores de tela”, disse Daniela Tolzer Delgado.
Vídeos contendo a tradução de todos os textos exibidos por meio da Língua Brasileira de Sinais também serão incluídos no site. Entre 1° de maio e 31 de agosto os dados serão cruzados. O resultado do Censo-Inclusão, segundo Daniela, será divulgado pela Pasta por meio do site em 31 de dezembro deste ano.
 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Oferta do ensino de libras e braille Coerência: recursos oferecidos como opção

Leio com alívio o texto que diz que as escolas são obrigadas a oferecer o ensino de Libras e Braile e não torná-lo obrigatório.

Desse modo os surdos oralizados e usuários da língua portuguesa não serão obrigados a utilizar a língua brasileira de sinais. Além disso cita a oferta das várias tecnologias assistivas que facilitam a comunicação de pessoas com deficiências sensoriais.


Câmara aprova obrigatoriedade do ensino de Libras e Braile

Gustavo Lima
Efraim Filho
Efraim Filho foi favorável à proposta.
A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira proposta que obriga as escolas públicas e privadas a oferecer a seus alunos com necessidades especiais as linguagens específicas que lhes permitam uma perfeita comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema Braile.

A proposta, que foi aprovada em caráter conclusivo e segue para o Senado, estabelece que “os sistemas de ensino deverão assegurar aos alunos com necessidades especiais métodos pedagógicos de comunicação, entre eles: Língua Brasileira de Sinais (Libras), tradução e interpretação de Libras, ensino de Língua Portuguesa para surdos, sistema Braille; recursos áudios e digitais, orientação e mobilidade; tecnologias assistivas e ajudas técnicas; interpretação da Libras digital, tadoma e outras alternativas de comunicação”.

O texto aprovado, que altera o capítulo sobre educação especial da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), também amplia o conceito de educação especial. Conforme a definição atual, trata-se da “modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”.

Conforme a proposta, a educação especial é a “modalidade de educação escolar que realiza o atendimento educacional especializado, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns oferecidos, preferencialmente, na rede regular de ensino”.

As demais características da educação especial, descritas no artigo 59 da lei, são mantidas pela proposta aprovada hoje.

O texto aprovado é uma emenda do relator da proposta na CCJ, Efraim Filho (DEM-PB), que se baseou no substitutivo aprovado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família ao Projeto de Lei 6706/06, da ex-senadora Ideli Salvati (PT-SC), hoje ministra das Relações Institucionais.

A proposta original previa apenas a inclusão da Libras no currículo, mas foi ampliado, atendendo às demais pessoas com deficiência. O texto volta para o Senado por ter sido alterado.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

  • Compartilhar no Orkut

AGORA VEJA NO LINK ABAIXO UMA PROPOSTA EQUIVOCADA QUE TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE LIBRAS QUANDO O IDEAL É OFERECÊ-LA COMO OPÇÃO UMA VEZ QUE NEM TODO SURDO USA LIBRAS.
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2012/01/proposta-obriga-escolas-utilizar-libras.html

    quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

    Impostos que mais oneram preço de produtos para a saúde.

    Caros amigos do SULP - há muito tempo queremos saber o que torna o preço de produtos para a saúde, no nosso caso próteses auditivas, acessórios, peças de reposição, etc tão alto. Finalmente teremos os dados oficiais? Espero que sim. Depois da leitura do material divulgado pela Anvisa faremos comentários e esperamos que nossos leitores também leiam e comentem.
    " É sabido que no setor de Produtos para Saúde também há incidência de tributos,
    com destaque ao IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre
    Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de
    Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação), Pis/Cofins (Programa de
    Integração social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor
    Público/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), Pis/Cofins -
    importação e II (Imposto de Importação).
    A incidência de tributos onera os preços de Produtos para Saúde, compromete
    uma parcela maior da renda das famílias com esses tipos de gastos e dificulta o acesso a
    estes produtos."
    trecho do estudo cujo link está no final desta postagem.
    Estudo aponta impostos que mais oneram preço de produtos da saúde
    12 de janeiro de 2012
    O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o PIS/Cofins e o PIS/Cofins - Importação são os impostos que têm maior impacto no preço final dos produtos para a saúde comercializados no Brasil. É o que indica o estudo “Tributos Incidentes sobre o Setor de Produtos para a Saúde”, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta-feira (11/1).
    No estudo, a Anvisa  avaliou o impacto dos impostos na composição do preço de 5.634 produtos para a saúde, relacionados à cardiologia, ortopedia, análises clínicas, hemodiálise, oftalmologia, otorrinolaringologia e hemoterapia.  Os impostos analisados foram: ICMS, Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/COFINS, PIS/COFINS – Importação e II.
    “Com o nosso levantamento foi possível quantificar os impostos que oneram o preço final dos produtos para a saúde e conseqüentemente sua influência na política de financiamento e  na garantia do acesso universal à saúde”, afirma o diretor da Anvisa, Agenor Álvares.   Os dados analisados foram retirados do Banco de Informações Econômicas de Produtos para a Saúde da Agência.
    ICMS
    De acordo com o estudo, as alíquotas internas de ICMS sobre produtos para a saúde são de 19% no Rio de Janeiro, 18% em São Paulo e Minas Gerais, e 12% ou 18% no Paraná.  Nos demais estados, a alíquota interna de ICMS é de 17%. 
    No caso de operações interestaduais, a alíquota de ICMS é de 7%, quando as operações são realizadas nas regiões Sul e Sudeste (exceto Espírito Santo) e destinadas às regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo. Nos demais casos, a alíquota interestadual de ICMS para produtos de saúde é de 12%.
    PIS/Cofins
    O estudo da Anvisa demonstrou, ainda, que o imposto PIS/COFINS incide em mais de 70% do mercado de produtos para a saúde analisado. Já o PIS/COFINS - Importação incide sobre cerca de 40% dos produtos.
    Para os dois impostos a alíquota modal incidente é de 9,25%. “Isso significa que há espaço para um tratamento tributário diferenciado de ICMS, PIS/COFINS e PIS/COFINS - Importação para o setor de produtos para saúde, o que possibilitaria a redução de preços e ampliação de acesso a produtos essenciais à saúde da população”, defende Álvares.
    Demais impostos
    Já o IPI não incide em cerca de 70% dos produtos para a saúde analisados. Em 60% das importações do setor também não há incidência de II. “Neste caso, é preciso observar que o tratamento tributário varia de acordo com o grupo em que os produtos para a saúde estão classificados. Por exemplo, aplica-se alíquota de 15% de IPI em 95% dos produtos utilizados em hemoterapia, enquanto para os demais grupos a incidência desse imposto é praticamente zero”, pondera o diretor da Agência.
    A maioria dos produtos para hemodiálise, oftalmologia e otorrinolaringologia é isenta do imposto de importação.  Por outro lado, o mesmo imposto incide na maioria dos produtos para hemoterapia com alíquotas de 18% e com alíquota de 14% em grande parte dos produtos de ortopedia.
    Confira aqui  a integra do estudo Tributos Incidentes sobre o Setor de Produtos para Saúde.
    Danilo Molina - Imprensa/Anvisa




    Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) - Trecho 5, Área Especial 57, Brasília (DF) - CEP: 71205-050 © 2005-2009 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Todos os direitos reservados.
    Íntegra do estudo TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE O SETOR DE PRODUTOS PARA SAÚDE.

    http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/f0e88a8049c454a8a070a66dcbd9c63c/Microsoft+Word+-+Tributos+-+Produtos+para+Sa%C3%BAde+vs+final.pdf?MOD=AJPERES

    quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

    Surdez: notícias e novidades do site hear-it.org

     http://port.hear-it.org/index.dsp?page=18664
    1 de janeiro de 2012

    O teste auditivo nem sempre detecta perda auditiva 

    Share

    Alguns tipos de perda auditiva podem ser difíceis de serem identificados através de um método tradicional. Um teste de audição, mais detalhado, pode no entanto, identificar alguns problemas, segundo um projeto de pesquisa tem mostrado.



    Foto bem aproximada mostra médico olhando o interior do  ouvido de paciente utilizando um instrumento.

    Algumas pessoas têm tido dificuldade para  identificar seus problemas de audição através de um teste tradicional de perda auditiva. Uma pesquisa dinamarquesa tem usado um método que pode identificar, precisamente, qual o tipo de problema que o paciente tem.

    Problemas auditivos que não podem ser identificados através de um método tradicional são chamados de “disfunção auditiva obscura” . Um teste tradicional de audição examina como ouvimos os sons, os quais vão de 250, 500, 1000, 2000 a  4000Hz (Hz é a unidade de vibração do som). Um teste tradicional auditivo não examina qual é a nossa experiência auditiva quando os sons não são ouvidos precisamente.
    O pesquisador Christian Brandt da University of Denmark (Universidade da Dinamarca) tem  estudado 14 pacientes com problemas especiais de perda auditiva. Ele realizou esse exame com ajuda de um tom muito agudo, o qual é comparado com o tom do  som de  um piano.
    “Com esse estudo feito constatei que eles os pessoas que foram pesquisadas tinham problemas de perda auditiva”, afirmou Christian Brandt, M.Sc and Ph.D para a Revista Hørelsen (Revista Audição), a qual é voltada para os membros da união dinamarquesa que têm problemas auditivos.

    Dois tipos de células ciliadas

    Algumas perdas auditivas são provocadas pelo desgaste  da cóclea, no ouvido interno. Na cóclea há muitas células ciliadas, as quais são responsáveis de capturar os sons e enviá-los para o cérebro. Christian Brandt afirma que há dois tipos de células ciliadas na cóclea: A célula externa que  amplifica os sinais e a célula interna que produz sinais elétricos, os quais são enviados para a mente.
    Se as células externas ciliadas forem danificadas a vítima  pode ainda ouvir, mas o som irá ser fraco, por causa da falta de amplificação. No entanto, quando o dano ocorre na célula ciliada interna a pessoa não pode ouvir mais nada, uma vez que os sinais elétricos não serão mais enviados para o cérebro, afirma Christian Brandt.
    Fonte: Hørelsen, January 2010.



    terça-feira, 10 de janeiro de 2012

    Diálogo sobre surdez, implante coclear, etc...



    Para mim, o ponto alto foi meu debate com Michael Chorost
    Trata-se de um escritor americano autor de dois livros extremamente interessantes, ainda sem tradução para o português: Rebuilt (reconstruído) e World wide mind (Mente aberta para o mundo). Michael nasceu só com 10% da audição (sua mãe teve rubéola durante a gravidez) e aos 10 anos ele havia perdido totalmente a capacidade de ouvir. Mas graças a um implante coclear ele ouve e fala com um timbre de voz absolutamente normal. E ainda tem uma vantagem que eu certamente gostaria de ter. Poder desligar o implante quando a conversa está muito chata, do mesmo modo que desligamos a TV. Michael aborda no seu livro a integração homem máquina, uma ficção que cada vez se torna mais real. E reclama que apesar de existirem 500.000 pessoas surdas nos Estados Unidos, somente 100.000 tiveram a sorte, como ele, de ter um implante coclear.

    Leia o texto integral:
    http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/meu-dialogo-com-michael-chorost/#.Twtp27tuHng.facebook

    segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

    Dublagem X legendas - despir um santo para vestir outro?

    CIRCULA NA NET UMA MENSAGEM PEDINDO DUBLAGEM NA TV, CINEMA, ETC 
    Falo do ponto de vista de cinéfilos, que preferem o som original e também de pessoas surdas que precisam de legendas.
    Sempre vi filmes estrangeiros com legendas e como surda preciso legendas também em filmes brasileiros e TV
    Quando era ouvinte sempre gostei de legendas porque pude assim aperfeiçoar meu espanhol, inglês, francês e até aprendi alguma coisa de italiano. Filme dublado sem legenda atrapalha ou melhor impede nossa leitura labial.
    Alguns alegam que filme dublado facilita a vida de pessoas analfabetas, eu prefiro nesse caso investir em campanhas de alfabetização.
    Penso que esse movimento para dublagem seja um movimento de interesse de empresas que oferecem tal serviço e uma reserva de mercado para atores desempregados. Não podemos aceitar que prevaleçam os interesse de uma categoria profissional sobre os interesses gerais.
    Não tiro o mérito dos dubladores mas nossa tradição de ver filmes legendados sempre ajudou a crianças melhorar sua fluidez na leitura e aumentar o vocabulário.
    Muita gente que conheço está abandonando a TV a cabo pela proliferação de filmes e séries dublados
    Muitos espectadores entre os quais pessoas cegas e de baixa visão estão defendendo a dublagem. É claro que entendemos que cegos precisam som e surdos precisam legendas, então o correto seria defender todas as opções com tecla SAP para som original, dublagem e legendas não podemos nem devemos pensar em nossas dificuldades em detrimento dos demais.
    Não me manifesto a respeito de janela de libras por não conhecer o assunto.

    Abordo este assunto porque temos visto que legisladores apressadinhos e com compromisso com grupos de ativistas redigem projetos de lei sem conhecimento global da causa de acessiblidade para pessoas com deficiência. E acabam fazendo propostas globais  com foco num só grupo ou necessidade. Infelizmente é a prática política que temos visto: alguns políticos adotam grupos, recebem votos e defendem interesses restritos. Esses interesses de grupos aliados à falta de informação de alguns legisladores produz leis retrógradas, repetitivas, redação confusa. Alguém já tentou seguir um projeto de lei? 

    sábado, 7 de janeiro de 2012

    Cientistas descobrem gene que pode ser a chave para tratamento da perda auditiva.

    Notícia transmitida por Inês Labourinho e Alice Inácio - diretamente de Portugal - Obrigada!

    Cientistas descobrem um gene que pode ser crucial para os esforços de crescimento de novas células em seres humanos que são perdidos na terceira idade.
      Em testes com ratos, pesquisadores da Universidade de Medicina de Washington revelaram que 2/3 das células ciliadas externas, as células delicadas do ouvido interno que amplificam os sons, haviam desaparecido. Os danos a essas células estão associados com a maioria dos casos de perdas auditivas relacionadas à idade avançada, exposição a ruído e algumas doenças genéticas.
    O estudo sugere que este gene - que também é encontrado em seres humanos - pode ser a chave para as tentativas de crescer novas células ciliadas, considerado o Santo Graal dos tratamentos pesquisados para a surdez.
      Segundo os cientistas, os nossos corpos não têm nenhuma maneira de substituir essas células, não há atualmente nenhuma cura, embora os aparelhos auditivos possam proporcionar algum alívio. A descoberta traz a perspectiva de um tratamento para prevenir a perda auditiva.

    Leia a matéria completa:
    http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1289%3Adescoberto-o-gene-da-surdez-que-possibilita-o-tratamento-para-perda-auditiva-&catid=127%3Abiotecnologia&Itemid=508#.TwgkJoicQxg.facebook

    terça-feira, 3 de janeiro de 2012

    Proposta (EQUIVOCADA) obriga escolas a utilizar Libras com estudantes surdos

    POR QUE DIZEMOS QUE A PROPOSTA É EQUIVOCADA?

    PORQUE NEM TODO SURDO USA LIBRAS!!!!!!!!!

    Art. 1º A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da
    Educação Nacional), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 26-B:
    “Art. 26-B. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) será obrigatória
    para todos os estudantes surdos como língua de comunicação, em todos
    os níveis e modalidades da educação básica, nas instituições públicas e
    privadas de ensino.
    Parágrafo único. As condições de oferta do ensino da Libras serão
    definidas em regulamento dos sistemas de ensino, os quais disporão
    sobre:
    I – a necessidade de professores bilíngues, de tradutores e intérpretes,
    e de tecnologias de comunicação em Libras;
    II – o acesso da comunidade estudantil ouvinte e dos pais de alunos
    com deficiência auditiva ao aprendizado da Libras.”
    Art. 2º O prazo para que os sistemas de ensino cumpram as exigências
    estabelecidas no art. 1º é de 3 (três) anos.
    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/207595-PROPOSTA-OBRIGA-ESCOLAS-A-UTILIZAR-LIBRAS-COM-ESTUDANTES-SURDOS.html 

    NO LINK ACIMA VOCÊ PODE DEIXAR COMENTÁRIO E DIZER SE ESTÁ A FAVOR OU CONTRA A PROPOSTA. NÃO DEIXE DE OPINAR PORQUE QUEM CALA CONSENTE!!!!!!

     

    Comentários (COPIADOS DA PÁGINA OFICIAL)

    SÔNIA MARIA RAMIRES DE ALMEIDA | 03/01/2012 07:22
    Por favor senhores legisladores, antes de comprar a ideia de que libras é a língua dos surdos pesquisem mais e vão descobrir que muitos usamos português, falado, escrito, aparelhos auditivos implantes. O lobby dos que trabalham com libras é muito ativo mas divulga ideias falsas de que todo surdo precisa de libras.
    Paulo Costa | 02/01/2012 22:44
    Tenho um filho surdo que não utiliza lingua de sinais. É oralista e se comunica perfeitamente com quaisquer pessoas na linguagem falada. Obrigar que pessoas surdas usem lingua de sinais é a mesma coisa que me obrigar a gostar de roxo ao invés do branco. Jamais uma lei vai invadir minha escolha e a de meu filho. Na minha casa e na minha família político idiota algum vai meter o bedelho. Este País é uma vergonha!

    Proposta obriga escolas a utilizar Libras com estudantes surdos

    A Câmara analisa proposta que obriga as instituições de ensino públicas e privadas a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com todos os estudantes surdos em qualquer nível ou modalidade da educação básica. A medida está prevista no Projeto de Lei 2040/11, do Senado.
    Pela proposta, as escolas deverão contar com professores bilíngues, tradutores, intérpretes e profissionais de tecnologia de comunicação em Libras. Além dos alunos, também deverão ter aula de Libras seus pais e toda a comunidade escolar que conviver com esses estudantes.
    As regras sobre a oferta do ensino de Libras deverão ser definidas em regulamento específico, após a aprovação da lei. Segundo o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o objetivo é facilitar a integração dos deficientes auditivos nas escolas e na sociedade.
    Tramitação
    O projeto, que tramita em regime de prioridade, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.