Mais uma vez LAK LOBATO TRATA DE UM ASSUNTO MUITO INTERESSANTE:
"Música na Voz de uma deficiente auditiva
POR LAK LOBATO · 24 DE SETEMBRO DE 2014 Deficiencia auditiva impede gostar de música? A via de regra é essa. Afinal, música depende de boa audição. Mas, por outro lado, são as dificuldades que medem a importância de alguma coisa. E para quem tem risco de perder a capacidade de ouvir música, a relação que se tem com elas muda muito. Hoje, minha amiga de facebook Rosana Schoeps conta como é ser cantora tendo perda auditiva: “Comecei a perder a audição aos 20 e poucos anos e não percebi. Fui diagnostica com perda auditiva devido a um teste profissional e procurei 2 especialistas que me recomendaram aparelho. O terceiro me propos a cirurgia de estapedectomia (naõ sei se esse é o nome correto). Em dois dias eu fiz a cirurgia no ouvido direito e ele me disse q no meu caso as chances de recuperação não seriam 100% só ajudaria a recuperar o convivio social. O resultado foi surpreendente e recuperação rápida. Ainda tenho perda acentuada no ouvido esquerdo e a recomendação de cirurgia futura ou uso do aparelho."
� por Lak Lobato
Leia o texto original em:
http://desculpenaoouvi.laklobato.com/2014/09/24/musica-na-voz-de-uma-deficiente-auditiva/comment-page-1/#comment-17143
Sempre atribua a autoria - Vedado uso comercial - Proibido obras derivadas.
http://desculpenaoouvi.laklobato.com/2014/09/24/musica-na-voz-de-uma-deficiente-auditiva/comment-page-1/#comment-17143
OS TEXTOS NÃO SÃO FECHADOS:SE HOUVER ATUALIZAÇÃO COLOCAREMOS JUNTO À POSTAGEM ORIGINAL. PROCURAMOS PESQUISAR E DIVULGAR RECURSOS QUE POSSAM MELHORAR A ACESSIBILIDADE DOS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. ESTÃO À DISPOSIÇÃO LINKS DE TEXTOS E ASSOCIAÇÕES DE OUTROS PAÍSES REFERENTES AO NOSSO FOCO PRINCIPAL: SOMOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS ORALISTAS E ORALIZADOS, PÓS LINGUAIS, QUE USAM PRÓTESES, IMPLANTES E OUTRAS AJUDAS TÉCNICAS. Logotipo:jvicttor E-MAIL soramires@gmail.com
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
terça-feira, 23 de setembro de 2014
LEITURA LABIAL
A técnica da Leitura Labial
Por Ana Raquel Périco Mangili.
Uma prática muito comum entre quem possui deficiência auditiva é “ouvir com os olhos”. Não nos referimos aqui ao uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras, mas sim à técnica da Leitura Labial (também chamada de Leitura Orofacial), muito usada entre os adeptos do Oralismo, isto é, deficientes auditivos cuja língua materna é o Português e que usam sua fala e resíduos auditivos para se comunicar oralmente. A Leitura Labial consiste na observação do posicionamento dos lábios do falante para que, junto com os sons ouvidos (ou não), a pessoa com deficiência auditiva consiga ter uma maior facilidade para compreender a mensagem falada pelo outro.
http://adap.org.br/site/index.php/artigos/150-a-tecnica-da-leitura-labial
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Implantes diretos no nervo auditivo deverão substituir implantes cocleares
matéria compartilhada pela amigas
Geraldine Brandeburski de Oliveira via Mariana Candal
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110070612#.VBo77PldUQ6
Geraldine Brandeburski de Oliveira via Mariana Candal
Implantes diretos no nervo auditivo deverão substituir implantes cocleares
Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/06/2007
A idéia de implantar minúsculos aparelhos auditivos eletrônicos no ouvido interno de pessoas com surdez profunda tem cerca de 30 anos - uma idéia radical para a época, quando a miniaturização da eletrônica dava seus primeiros passos.
Agora, cientistas da Universidade de Michigan, Estados Unidos, estão sugerindo um passo ainda mais radical para o tratamento de casos de surdez muito graves: implantar um dispositivo diretamente no nervo auditivo.
ler maishttp://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010110070612#.VBo77PldUQ6
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
IMPLANTE COCLEAR PELO SUS
08/09/2014 12h37 - Atualizado em 09/09/2014 16h36
Veja onde encontrar tratamento com implante coclear pelo SUS
O implante coclear é indicado a pessoas que praticamente não escutam nada e que não se beneficiem com o aparelho de audição convencional.
O implante coclear, ou mais popularmente conhecido como ouvido biônico, é um aparelho eletrônico de alta complexidade tecnológica, que tem sido utilizado nos últimos anos para restaurar a função da audição nos pacientes portadores de surdez profunda que não se beneficiam do uso de próteses auditivas convencionais.
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/09/veja-onde-encontrar-tratamento-com-implante-coclear-pelo-sus.html