quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MANIFESTO SULP - NOVAS ADESÕES E COMENTÁRIOS

AGRADECEMOS A TODOS QUE ASSINARAM E CONVIDAMOS AS PESSOAS A DIVULGAR E ASSINAR:
   http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

JOSÉ LUIS - DEIXOU SUA ASSINATURA - NÃO FEZ COMENTÁRIOS



ADRIANA: 
É preciso ampliar mais a divulgação desta luta ... adorei poder participar, sou deficiente auditiva de nível moderado... descobri por acaso o blog e essa petição. Sou professora e estudante de Pós no Mackenzie sobre Ed. para Surdos. Adriana D. Anghievisck 

MARIA ISABEL:
TENHO UM FILHO DE VINTE E QUATRO ANOS PORTADOR DE DEFIFIÊNCIA AUDITIVA DE NASCENÇA. FICO MUITO TRISTE EM VER A DISCRIMINAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS QUANDO ESTOU TENTANDO ARRUMAR UM TRABALHO PARA ELE. É MUITA DISCRIMINAÇÃO. ELE JÁ É CASADO E NECESSITA DE UM EMPREGO, MAS NINGUÉM SE DISPÕE EM ARRUMAR, EM TODOS OS LUGARES QUE VAMOS ALEGAM NÃO TER VAGAS. ELE FICA MUITO ANCIOSO PARA TRABALHAR POIS QUER GANHAR O SEU DINHEIRO. É MUITO INTELIGENTE, TIROU CARTEIRA DE MOTORISTA DE PRIMEIRA, ESTUDOU ATÉ O SEGUNDO GRAU COMPLETO, FEZ TÉCNICO EM MECATRÔNICA E AGORA VAI FAZER FACULDADE EM ANÁLISE DE SISTEMAS. SEI QUE TEREI QUE IR COM ELE PARA A FACULDADE. MAS IREI COM MAIOR PRAZER, PARA VER MEU FILHO FELIZ, FAREI QUALQUER COISA. TEMOS ORADO MUITO E PEDIDO A DEUS QUE TOQUE NOS CORAÇÕES DOS DIRIGENTES DA NOSSA CIDADE, PARA CONSEGUIR UM EMPREGO PARA ELE.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

LEGENDAS NO TEATRO

http://www.escenaaccesible.es/blog/2011/12/20/%C2%BFcomo-funciona-el-subtitulado-para-personas-sordas-en-el-teatro-i/

¿Cómo funciona el subtitulado para personas sordas en el teatro? I

El subtitulado o “texto traducido que aparece debajo de la imagen, como en una pantalla (TELA) de cine o de televisión”, ha existido en el cine desde principios del siglo XX y en la televisión desde la década de 1970. También conocido como “sobretitulado”,  suele estar proyectado sobre el escenario  o en las pantallas de los respaldos (TELAS NO ENCOSTO DAS POLTRONAS). Esta técnica se inventó en Canadá alrededor de 1983, aunque los primeros subtítulos proyectados en directo durante un representación se utilizaron en Hong Kong en la década de 1980.

Ejemplo de obra con sobretítulos: Tosca, ROH, julio 2009 (autoría: Judi Palmer)

La llegada de los subtítulos y los sobretítulos a la ópera y el teatro, aunque inspirada por las demandas de la audiencia que necesitaba entender el idioma en el que se cantaba o actuaba, fue posible gracias al progreso tecnológico. Por esa razón, esta nueva técnica hace necesaria la adquisición de unas competencias técnicas para manejar distintos programas informáticos y sistemas de proyección digital, así como la compra de equipos especializados.

Cabina de subtitulado (autoría: Judi Palmer)

En este sentido, el subtitulado para personas sordas se presenta como una evolución natural de esta técnica para adaptarla a nuevos tipos de audiencias. Los subtítulos pueden presentarse a ciertos miembros individuales de la audiencia a través de las pantallas situadas en el respaldo del asiento, pantallas de mano e incluso gafas especiales.(TELAS COLOCADAS NO ENCOSTO DAS POLTRONAS, TELAS DE MÃO E ATÉ ÓCULOS ESPECIAIS) También es posible mostrar los subtítulos en una pantalla colocada sobre, debajo o al lado del escenario(PALCO). A diferencia de los subtítulos convencionales, subtítulos para personas sordas siempre proporcionan información adicional sobre los elementos de audio, las características acústicas, los nombres de los personajes, letras, etc.
Esta entrada fue publicada en Novedades y etiquetada , , , , , , , , , . Guarda el enlace permanente.

PROJETO PREVÊ ADOÇÃO DE LEGENDA EM TODOS OS PRODUTOS CULTURAIS

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/207179-PROJETO-PREVE-ADOCAO-DE-LEGENDA-EM-TODOS-OS-PRODUTOS-CULTURAIS.html



19/12/2011 12:50

Projeto prevê adoção de legenda em todos os produtos culturais

Intenção é incluir deficientes auditivos
Arquivo/ Beto Oliveira
André Dias
André Dias: a medida incluirá os deficientes auditivos.
O Projeto de Lei 2115/11, do ex-deputado André Dias (PSDB-PA), obriga produtores culturais a adotar legenda em todos os filmes, programas de televisão, séries e peças teatrais financiados ou patrocinados com dinheiro público. No teatro, poderão ser adotadas outras formas de linguagem compreensível pelas pessoas portadoras de deficiência auditiva.
De acordo com André Dias, o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que existiam cinco milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva no País naquele período. “Essa realidade demanda do Poder Público a adoção de medidas com o objetivo de promover a inclusão social dessa parcela da população”, argumenta.
Inclusão
No caso de filme exibido em mais de uma sala do mesmo cinema, o projeto de Dias permite que apenas uma das cópias seja legendada. O deputado sustenta que, embora a legislação brasileira tenha avançado na promoção de direitos de pessoas com deficiência, “no campo da informação e da cultura ainda há muito por conquistar”.
Segundo afirma, a inexistência de dispositivos legais que obriguem a adoção de legendas nos conteúdos audiovisuais dificulta o acesso dos deficientes auditivos a essas formas de entretenimento. “Nas peças teatrais a plena compreensão dos diálogos revela-se quase inalcançável para esse público”, diz.
O descumprimento da lei sujeitará o infrator à devolução do valor integral dos recursos públicos recebidos, com a devida correção monetária.
Tramitação
A proposta foi encaminhada para análise conclusiva das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'



    Novos artigos sobre surdez




    Os homens ouvem melhor num ambiente ruidoso de festa que e as mulheres

    Segundo uma pesquisa alemã, os homens têm uma capacidade maior de ouvir sons relevantes em ambientes ruidosos, como por exemplo em festas. O motivo disso, dá-se ao fato de que no início da humanidade o homem era responsável de alimentar sua família e, portanto, era ele quem saia para caçar.

    Muitos de nós conhecemos essa situação em que numa festa queremos conversar com alguém, no entanto , isso se torna estressante por conta de ruídos de fundo. As palavras da pessoa com quem estabelecemos um diálogo ficam abafadas por conta da conversa de outras pessoas e da música do ambiente.  Precisamos nos concentrar muito no que a pessoa com quem falamos diz, como também separar os sons relevantes de fundo.  Nosso sistema de audição fica muito estressado, fenômeno esse conhecido como “the cocktail party phenomenon”, ou seja, dificuldade de selecionar sons relevantes. Os pesquisadores alemães descobriram que os homens ouvem melhor em festa que as mulheres e que eles têm  uma capacidade maior de separar sons relevantes de ambientes ruidosos.

    Seleção Natural e Evolução

    Os pesquisadores da Neurological Clinic of the University Hospital and the Hertie Institute for Clinical Brain Research (HIH) in Tübingen, Germany descobriram que a capacidade auditiva -espacial dos homens é bem mais desenvolvida que a das mulheres. A pesquisa mostrou também que a habilidade dos homens de ouvirem melhor em festas se dar devido a diferença da evolução ocorrida entre os dois sexos.
    “ O homem era quem saía para caçar e, nesse contexto, a atenção era algo extremamente importante. Desse modo, a presa poderia ser localizada através de ruídos antes de ser vista.” Declara  Ida Zündorf and Prof. Hans Otto Karnath from the University Hospital in Tübingen.

    Sobre a pesquisa

    Durante a pesquisa foi pedido aos participantes para ouvirem e identificarem a procedência do  ruído. No primeiro teste os sons foram apresentados um de cada vez e tanto os homens quanto as mulheres cumpriram satisfatoriamente a tarefa. No teste seguinte sons diversos foram apresentados ao mesmo tempo e os participantes tinham que identificar de onde procedia um único som, essa última tarefa foi mais difícil para as mulheres, e em alguns casos mesmo o som vindo em direção contrária. 
    Fonte: Hörakustik, 9/2011, www.sciencedaily.com

    sábado, 3 de dezembro de 2011

    Surdez: notícias e novidades

    Nuevos artículos en
    www.spanish.hear-it.org

    Los discapacitados auditivos australianos sufren en silencio 

    Más de la mitad de los australianos con discapacidad auditiva no hace nada al respecto, según indica un estudio.

    Se estima que cerca de uno de cada cinco australianos tiene pérdida de audición. Una encuesta entre más de 1.200 adultos australianos indica que …
    Lea el texto entero aquí.

    La pérdida de audición sin tratar puede reducir el volumen cerebral 

    Un grupo de investigadores ha descubierto que la densidad de la materia gris de las áreas auditivas del cerebro es menor en personas con una capacidad auditiva mermada. Los audífonos pueden servir para preservar el cerebro en buen estado. …


    Los bastoncillos de algodón son perjudiciales para los oídos 

    Utilizar bastoncillos de algodón para limpiarse los oídos está directamente relacionado con la rotura de tímpano, según un estudio.

    Al limpiar los oídos con un bastoncillo de algodón, nos arriesgamos a dañar el tímpano si el bastoncillo se adentra demasiado en …
    Lea el texto entero aquí.

    Datos inquietantes en España 

    Uno de cada cinco españoles reconoce que no oye bien y más de la mitad de la población admite que nunca se ha realizado pruebas de audición. Estos inquietantes datos son la razón de ser de una campaña de prevención en España.

    Una encuesta a nivel …
    Lea el texto entero aquí.

    Exóstosis (oído de surfista) 

    Estar en contacto continuo con agua y viento fríos puede producir un crecimiento anormal de hueso en el conducto auditivo externo.

    El término médico de este crecimiento óseo se denomina exóstosis, también conocido comúnmente como oído de surfista. Este término se debe al hecho de que …
    Lea el texto entero aquí.

    La pérdida de audición: una grave carga de enfermedad que demanda más investigación 

    La pérdida de audición afecta cada vez a más personas. En 2031, cerca de 14,5 millones de británicos se verán afectados. La OMS revela que la pérdida de audición será una de las 10 cargas de enfermedad …

    Lea el texto entero aquí.