terça-feira, 28 de agosto de 2012

TCC Trabalho de estudantes de jornalismo em São Paulo



Amigos  leitores do blog SULP, surdos usuários da língua portuguesa de São Paulo capital, se vocês quiserem colaborar com a pesquisa dos estudantes conforme o texto abaixo, comuniquem-se com Maria Alice Vaz pelo e-mail alice.comunica@hotmail.com até o dia 08.setembro.2012. 

RESULTADO da pesquisa dos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=IsSiJ7DY9Oo



De: Maria Alice Vaz
Para: sramiresdealmeida@yahoo.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 27 de Agosto de 2012 20:26
Assunto: RE: TCC programas surdos


Oi Sônia boa noite,

Obrigada por nos responder, nós somos de SP e a entrevista será aqui, nosso campi é a FMU do bairro da Liberdade. Precisamos da entrevista até no máximo 10/09/2012, a faculdade encurtou todos os prazos esse ano, somos premiados, rsrsrs. Segue, no corpo do e-mail a apresentação do trabalho:

Faculdade: FMU- Fiam Faam
Campi Liberdade
8º Semestre do curso de Jornalismo

Grupo:
Daniele Florêncio
Maria Alice Vaz
Thiago Ferrari Magri

Orientadora do TCC: Profª Eliza Casadei



Nosso objetivo é produzir um vídeo documentário que visa identificar, analisar, descrever e criticar a produção jornalística televisiva da cidade de São Paulo para deficientes auditivos. Escolhemos três telejornais de São Paulo segundo critérios de audiência e qualidade jornalística de emissoras privadas e públicas. Objetivamos analisar o que pode ser mudado ou melhorado para que esses deficientes façam parte do processo de comunicação e para que a cidadania deles possa ser respeitada.
Pensamos em abordar o tema pelos seguintes eixos temáticos:
 democracia (legislação brasileira, direitos humanos, cidadania, minorias sociais, estigma); deficientes auditivos (conceituação e história de sua organização no Brasil); telejornalismo (teóricos da comunicação, telejornais de São Paulo, jornalistas); internet (práticas que podem ser incorporadas na TV, organização dos deficientes auditivos na Internet, importância das redes sociais).
Queremos verificar se os meios de comunicação estão cumprindo o papel de informar todos os setores da sociedade, incluindo as minorias sociais, considerando que a qualidade da informação é direito dos cidadãos. Tentamos diagnosticar as medidas necessárias para a melhoria da oferta desses produtos jornalísticos e avaliar os avanços que a internet proporcionou para esses deficientes e se podem ou não ser aplicados na programação jornalística das emissoras de televisão.
Através deste projeto de pesquisa pretendemos confirmar as seguintes hipóteses: os produtos jornalísticos televisivos não informam de maneira eficiente os deficientes auditivos; atecnologia utilizada pelas emissoras de TV de São Paulo precisa ser modernizada para atender esse público específico; a internet traz novas possibilidades em termos de produção e consumo que podem ser úteis para as emissoras de TV de São Paulo e o conteúdo jornalístico para deficientes auditivos é maior em emissoras públicas do que em privadas.


Obrigada,
Maria Alice Vaz

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SURDEZ E OS FATORES QUE COMPÕEM O MÉTODO ÁUDIO + LINGUAGEM ORAL TERCEIRA EDIÇÃO

Agradeço a amiga CARMINDA MARÇAL por nos enviar esta notícia.

Eu Jordelina, gostaria de compartilhar com você o Lançamento da 3ª Edição do meu Livro:

Surdez e os Fatores que compõem o Método Áudio + Linguagem Oral.
Essa terceira edição está toda revisada mostrando o novo momento que vive o Tratamento Oral da surdez. 
A Metodologia diante desse novo paradigma do advento do Implante Coclear e das subsequentes
melhoras das respostas auditivas da criança com perda auditiva em grau severo e profundo
vem à necessidade de novas adaptações. Tirar o recurso "Visual" das terapias fonoaudiológicas uma
vez que o implante permite satisfatoriamente a percepção dos sons da fala de maneira mais
eficaz, passando a chamar: " Áudio + Linguagem Oral".
Vale a pena fazer uma nova leitura dessa Edição. Trás entre outros assuntos, um capítulo específico 
com 103 perguntas e resposta sobre AASI, ICM, FM. pois como falei acima, vivemos um novo momento Clínico.



Obs:Maiores informações entre em nosso SITE

O site da fonoaudióloga tem informações muito importantes e recomendo a todos que tenham interesse em surdez e seu tratamento.

www.jordelina.fono.nom.br
Observação o site acima está correto (parece errado por causa do nom em vez do com)

Disacusia?  Hipoacusia?  Criança surda?  Deficiente auditiva?  Com perda auditiva?  Qual é o termo mais adequado?  Esses termos são amplos, pois trata-se de alguém que não ouve.  Mas não ouve o quê?  Trovões, buzinas de carros, batidas de porta, batidas na porta, vozes de pessoas, sons de animais, sons ambientais, músicas, etc?
As variações individuais em relação à perda auditiva são infinitas. Há crianças que ouvem trovões, batidas de portas, outras ainda conseguem ouvir a voz humana, mas apresentam dificuldade para entendê-la e discriminá-la. O que varia, portanto, é a capacidade auditiva de cada uma...
Leia mais no site acima indicado.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Las mágicas virtudes del aro magnético Un dispositivo accesible para quienes padecen de una audición reducida


Las mágicas virtudes del aro magnético

Un dispositivo accesible para quienes padecen de una audición reducida

El aro magnético es un dispositivo que permite a los hipoacúsicos disfrutar sin interferencias de un espectáculo cultural. Aunque una ley de 2005 estableció su obligatoria instalación en los teatros y cines de la ciudad, la mayoría de las salas sigue sin incorporarlo. Aquí, algunos mitos y verdades de una tecnología accesible que podría cambiar la vida de muchos por muy poco.
"Por primera vez escuché un piano, una guitarra, una voz nítida. Fue como descubrir un mundo nuevo, el verdadero significado de la palabra espectadora." Lorena Chipiluk tiene 33 años, es hipoacúsica de nacimiento y así rememora el recital de su ídolo Diego Torres en el Gran Rex con el que pudo sentirse, al fin, parte de una propuesta cultural. Fue recién el año pasado, y luego de que su silenciosa militancia -escribió cartas a la producción del músico y a muchos medios de comunicación- rindiera sus frutos: el Gran Rex se sumó a la escueta nómina de establecimientos que cuentan con el aro magnético para hipoacúsicos. ¿Pero qué es exactamente este aparato del que muchos ni escucharon hablar? ¿Su instalación sólo depende de cruzadas como la de Lorena?
Vayamos por partes. Compuesto por un amplificador y un "aro magnético" (cable que rodea el perímetro deseado), este sencillo dispositivo convierte el sonido de una fuente determinada (micrófonos, digamos) en ondas magnéticas que son recogidas por los audífonos para hipoacúsicos (en posición T), convirtiéndolas en sonido perfectamente audible y sin interferencias externas como ruido ambiente, murmullo del público, reverberancia, etcétera.
Es una tecnología muy simple y accesible, que se instala por única vez y cambia de raíz y para siempre la experiencia de las personas con audición reducida. Desde 2005, en la ciudad de Buenos Aires está en vigor la ley 1870 que obliga a los cines y teatros a proceder con su instalación, cosa que hoy, en pleno 2012, está lejos de haberse convertido en realidad.
"Inmediatamente después de haber salido la ley, este tema tuvo un impulso muy grande y recibimos muchas llamadas con pedidos y consultas de todo tipo, pero luego ese ánimo fue decayendo notablemente", dice hoy Horacio Cristiani, ingeniero electrónico y director general de la Mutual Argentina de Hipoacúsicos (MAH), la ONG que en el mismo texto de la norma figura como referente para su implementación.
 Y si muchos creían que en la falta de una reglamentación básica residía la inercia generalizada, desde la Defensoría del Pueblo de la Ciudad -autores del proyecto original- apuntan que esto no es así. "Sólo se reglamentan las leyes que por distintas razones no pueden ser cumplidas, pero en este caso [como en el de la ley de talles, por citar otro ejemplo] se trata de una norma muy sencilla, perfectamente acatable por los teatros y cines de la ciudad", explica la defensora del pueblo, la doctora Alicia Pierini.
¿Existen, no obstante, dificultades técnicas para la instalación, como muchos empresarios sostienen? Cristiani despeja el panorama: "En los casos que hay fuentes de emisión de energía electromagnética cerca -como grandes motores o el propio subte [NdR: recordar que la mayor parte de las salas comerciales están sobre la avenida Corrientes o sus adyacentes]-, pueden presentarse dificultades, pero eso no es una imposibilidad per se. ¿Por qué? Porque la ley estipula que la cobertura debe ser de por lo menos un diez por ciento de la sala, con lo cual estamos hablando de superficies pequeñas, y ahí sólo queda ver en qué lugar o zona la interferencia es menor. Esto es algo típico en los cines, ya que la cercanía de una sala con otra, rasgo más que particular de los complejos multisalas, suele presentar este escollo. De todas formas, con un riguroso relevo técnico -como fue en el caso del Teatro Colón, que hoy cuenta con esa tecnología-, todos estos temas pueden ser saldados".
Si bien la MAH emprendió en 1998 el programa Sin Barreras, con el que realiza donaciones de este dispositivo, es un hecho que la ONG no podría cubrir todas las necesidades del sector. "Primero porque nuestros recursos son acotados -hacemos también donaciones a otro tipo de establecimientos como escuelas, museos, o incluso el Planetario- y segundo porque la ley es muy clara: les corresponde a los empresarios realizar esa inversión", dice Cristiani y entreabre otra de las puertas del asunto: el dinero.
Y acá sí se borran los matices, ya que todos los involucrados coinciden en señalar que se trata de sumas más que accesibles para el presupuesto de un exhibidor. Para un teatro muy grande, por caso, el costo es de unos 6000 pesos, mientras que los llamados "dispositivos domiciliarios" (aplicables a la mayoría de salas) rondan los 1000 pesos. "Para cualquier empresario, la cuenta debería ser muy simple: no es algo caro, mejora la imagen de su empresa y además incorpora un importante grupo de clientes", sentencian desde la MAH.
En su último relevamiento publicado (en 2008), la Defensoría notificó que eran muchas las salas -el Premier, el Metropolitan, el Astral, El Nacional, el Multiteatro, el Liceo, el Lola Membrives, el Luna Park y la Ciudad Cultural Konex, entre otras- que no contaban con el aro magnético. Consultado por LA NACION, el propio Carlos Rottemberg, Presidente de la Asociación Argentina de Empresarios Teatrales y Musicales (Aadet) afirmó "saber muy poco del tema", aunque sí confirmó que sus salas en la ciudad (Multiteatro, Liceo y Tabarís) no poseen ese sistema.
Según pudo constatar este diario, las salas que sí cuentan con esta tecnología son las salas del Paseo La Plaza y los teatros La Comedia, Del Globo, Gran Rex, Colón, Maipo (entre las grandes) y La Galera Encantada, el Actors Studio Teatro, la sala Carlos Carella y el Fray Mocho, entre las más chicas. Asimismo, gracias a un reciente convenio entre el gobierno porteño y la mutual, las salas oficiales de la ciudad (el Teatro San Martín, De la Ribera, Presidente Alvear, Regio y Sarmiento) también lo han instalado.
"El porcentaje de cumplimiento de la ley aún es muy bajo, estamos hablando de un 20 o 30 por ciento", admite Pierini, y completa: "Más que concentrarnos en sanciones -el texto de la ley sólo estipula que se cumpla el Régimen de Faltas [Código Contravencional] de la Ciudad de Buenos Aires- lo que más me interesa es que los inspectores de la Ciudad incorporen efectivamente este tema en su nómina de aspectos a relevar. A la luz de los hechos, es algo que todavía no ha sucedido y eso es algo crucial. Bien valga esta consulta para que motoricemos esa cuenta pendiente".
Esperar y concientizar. Por ahora ése parece ser el panorama de una cuestión que hace rato necesita de cambios más sustanciales, ya que como la misma Lorena sostiene: "Somos muchos los que queremos escuchar"..



Paul Gilbert: Como evitar perda auditiva



O guitarrista veterano, Paul Gilbert, vítima de problemas auditivos aconselha músicos e amantes da música a evitarem certos tipos de danos causados na audição.


Como guitarrista ele é um bom exemplo para muitos de como deve proceder para conservar uma boa audição. Paulo Gilbert vive hoje em dia com perda auditiva e tinnitus.

A carreira o levou a perda auditiva

Através de seu trabalho na banda Racer X e Mr. Big,como solista, ele treinava horas e horas todos os dias e chegou a tocar em centenas de concertos e gravou mais de 30 álbuns, no entanto no decorrer de todo esse tempo ele nunca tomou as precauções necessárias para proteger sua audição, ao contrário, o músico sempre gostou de ouvir música alta com uso de amplificadores durante muitas horas.O resultado de tudo isso foi que ele passou a ter dificuldades em ouvir altas frequências e contraiu tinnnitus e hoje tem dificuldade de ouvir e entender o que as pessoas falam.

Algumas dicas importantes

Paul Gilbert desejaria ter feito algumas coisas diferentes em sua vida, como por exemplo de ter seguido alguns sábios conselhos voltados para a saúde auditiva quando era mais jovem e gostaria muito, hoje em dia, de acompanhar uma conversa sem dificuldades. Baseado em sua própria experiência e com objetivo de ajudar outras pessoas a evitarem problemas de perda auditiva, Paul Gilbert fez uma lista com dicas importantes que gostaria de compartilhar, dentre elas:
  • Não fique perto de alto-falantes enquanto o som estiver tocando.
  • Não aumente o volume de seu headphone, mesmo que esteja ouvindo sua música favorita.
  • Não aumente o som do carro quando estiver dirigindo
  • Se você é músico não é aconselhável gravar em stúdio durante 14 horas ao dia com um metrônomo em volume alto no seu headphone.
  • Não tente gravar em espaços inapropriados, pois isso pode causar frustração e confusão relacionadas a acústica e pode levar você a querer aumentar ainda mais o volume do som.
  • Não permaneça em ambientes com som alto, a não ser com o uso de protetor auditivo, ou caso contrário, retire-se do local
Fonte: www.premierguitar.com, www.paulgilbert.com, www.wikipedia.org
http://www.port.hear-it.org/Paul-Gilbert-Como-evitar-perda-auditiva

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SURDEZ E TRABALHO

Tenho conversado bastante com meus amigos surdos sobre como a surdez é encarada no ambiente de trabalho e como interfere no momento de procurar emprego, se inscrever em concursos, se enquadrar ou não nas cotas para deficientes.
Sou funcionária aposentada do Banco do Brasil e como minha surdez apareceu depois de ter passado no concurso, nos exames médicos, etc...não tive problemas na admissão ao trabalho, e poucos problemas no trabalho propriamente dito. Podia falar ao telefone com auxílio dos aparelhos auditivos, nas reuniões sentava na primeira fila e no trabalho e também na universidade consegui seguir minha vida tranquilamente, sem nunca esconder os aparelhos auditivos.
Faz-se necessário explicar ao leitor leigo que a perda auditiva se apresenta com enorme variação e isso determina uma variação nas dificuldades e e possibilidades das pessoas surdas.
Existem as pessoas surdas, que nasceram surdas e que pouco ganho têm com o uso de aparelhos auditivos. Geralmente aprendem a língua de sinais, no Brasil é chamada libras, vão a escolas que oferecem o ensino nessa língua e onde o português escrito é aprendido depois. Como não convivo com os surdos usuários de libras não vou me atrever a escrever sobre o assunto. 
Neste blog tratamos dos surdos usuários da língua portuguesa, sejam eles surdos de nascença que foram oralizados, que não usam língua de sinais e se expressam bem em português escrito tendo feito seu aprendizado em escolas comuns, junto a alunos ouvintes ou sejam os surdos pós-linguais,  que perderam a audição depois de terem aprendido a falar, muitos usam aparelhos auditivos de diferentes potências, outros usam implante coclear e outras tecnologias que ajudam a ouvir. O que nos une é o uso correto do português escrito (e outras línguas também).
Infelizmente os meios de comunicação desconhecem a diversidade dentro da surdez e ainda se podem ler matérias que falam de "surdos-mudos" definição antiga e incorreta uma vez que surdez e mudez são deficiências diferentes, que atingem órgãos diferentes e não são concomitantes. Muitos surdos considerados mudos são os que usam língua de sinais, mas estes mesmo não usando a voz, não têm lesões no aparelho fonador. E geralmente alguns surdos  que têm a libras como primeira língua têm dificuldades no uso da língua portuguesa por conta da estrutura da libras, diferente do português. Por isso muitas vezes divulgam nos meios de comunicação que os surdos (erradamente, todos os surdos) têm dificuldades em entender e se expressar na língua portuguesa escrita, que necessitam correção diferenciada nas redações, etc. 
Confesso que eu mesma tenho dificuldade para entender mensagens escritas de alguns surdos usuários de língua de sinais.

A grande dúvida de muitos surdos usuários da língua portuguesa, ao procurar emprego é o preenchimento de informações pessoais, indicar ou não a surdez?

A dúvida surge por causa da desinformação da sociedade a respeito dos vários tipos e graus de surdez. Os surdos usuários da língua portuguesa e oralizados podem ter formação profissional, técnica, cultural idêntica à das pessoas ouvintes. Tenho amigos surdos oralizados mestres, professores universitários, engenheiros, publicitários, jornalistas, bancários etc. Todos se expressam em português fluente e em outras línguas também. Nossas maravilhosas próteses auditivas nos permitem comunicação na vida cotidiana, no âmbito escolar e no trabalho.

Mas muitos temem que ao preencher formulários na busca de empregos e indicar a surdez sejam rejeitados sem que tenham oportunidade de mostrar suas capacidades e conhecimentos. Tudo por conta do mito divulgado pela imprensa de que os surdos não sabem escrever ou interpretar textos em língua portuguesa.
Então para muitos escaparem desse preconceito infundado a solução parece ser concursos públicos e a lei de cotas para pessoas com deficiência. 
Mas...sempre existe um mas, surdos unilaterias não têm o direito legal de participar das cotas porque a lei define surdez bilateral... alguns precisam entrar com recursos legais. E o irônico e triste da história é que se um surdo unilateral participa de concursos fora da lei de cotas pode ser aprovado no concurso e rejeitado no exame médico que detecta a surdez.

Pensamos que a solução seria a  a ampla divulgação de que existem graus de surdez, existem surdos que só se comunicam em língua de sinais e que existem surdos usuários da língua portuguesa (e outras) que usam próteses de vários tipos e não têm problemas no uso do português escrito, na interpretação de textos e que possuem formação cultural e profissional semelhante a qualquer outra pessoa.
A evolução tecnológica está facilitando cada vez mais nossa integração na sociedade mais ampla, amplificadores, telefones, mensagens de texto. 
Somos profissionais competentes, cidadãos participantes e é preciso que a sociedade saiba disso. Queremos estudar, trabalhar, usufruir da cultura como qualquer cidadão.

Algumas pessoas, profissionais surdos e competentes também comentam uma prática desonesta por parte de algumas empresas...contratam alguns deficientes só para preencher a cota, na verdade esse profissional é "encostado" não exigem dele trabalho, produção,  impedindo assim um verdadeiro progresso profissional. São distorções que precisamos denunciar e ajudar a corrigir.

Leia a nota abaixo sobre fiscalização de empresas que contratam pessoas com deficiência:
http://www.apabb.org.br/visualizar/Fiscalizaco-de-empresas-que-contratam-pessoas-com-deficiencia-esta-mais-rigida/3370

A seguir frases de profissionais deficientes auditivos mostrando suas dificuldades, os autores dos comentários autorizaram sua reprodução mas omitimos os nomes porque o que nos interessa são as idéias.

"E hoje que me recomendaram pra não dizer que tenho deficiencia auditiva leve nas inscrições de trainees... Por que tem recrutador que olha isso e já descarta o curriculum...
Fiquei puto!"


"hoje em dia, empresas usam e-mail para comunicação interna. Na multinacional que estagiei, em 6 meses usei telefone uma vez para pedir assistencia técnica no pc da empresa..."


"você usa aparelhos auditivos? pode conversar normalmente? Porque se você omite a deficiência e depois percebem ai a coisa fica pior e depois muitas empresas antes de contratar fazem uma bateria de exames médicos, até audiometria. Muitos surdos unilaterais que não disseram ter deficiência passaram em concurso e foram barrados pela audiometria"


"Eu ouço bem, celular, telefone e tudo. Mas sim, uso aparelho auditivo para isso. E você tocou no ponto importante que eh justamente eles me barrarem por isso."


"Então acho que omitir pode te prejudicar sim, mas na inscrição há formulários onde se deve indicar deficiências? Se não perguntam não precisa dizer, aí você terá a possibilidade de explicar que não havia essa pergunta nos formulários, etc...que não omitiu nada."


"Sinceramente, acho uma tremenda falta de respeito. O cara faz milhares de testes em candidatos (um dos programas tem candidatos de 50 países), eu investirei na passagem aérea para ir à entrevista pessoal se me seleccionarem, e se aprovado na hora de assinar o contrato eles vão jogar tudo fora por que minha deficiencia é eliminatória? Que eu saiba a inteligencia e capacidade comunico/social é o maisimportante hoje em dia. (Salvo trabalhos onde ouvir é requisito mínimo, tais como piloto de aviao, mineradora, etc...)."


 "Mas em certos trabalhos a gente deve participar de reuniões, discutir projetos, expor projetos, etc, e se a comunicação em grupo é dificultada pela surdez a coisa fica feia. Eu fiquei surda depois de ter passado em concurso do BB, naquele tempo não tinha cotas. Sofri muito para participar de reuniões que eram frequentes e obrigatórias, e o pior tínhamos que redigir atas. Como redigir uma ata de reunião sendo surdo?"


"Estou nesta mesma situação,não dava muito valor a minha perda auditiva sempre escutei com e sem AASI,por escutar sem AASI as pessoas não pensam que sou deficente auditivo, pois a minha perda é neurosseorial de leve a severa, por ter uma perda leve nas frequências baixas permitir a escutar sem aparelho,porém em lugar ruído ou com muito barulho não permitir escutar as falas."


"Tem muita gente nessa situação sim, e muito empregador ainda acha que surdez significa não falar, ser mudo ou só usar a língua de sinais o que pode prejudicar o trabalho na visão deles. Por isso mesmo temos que fazer campanha permanente, nos blogs e nas redes sociais mostrando que com próteses, ajudas técnicas podemos falar bem, escrever bem, ouvir, estudar, ter boa formação profissional e cultural. Muitas vezes ao ver meus AASI as pessoas comentam mas você fala tão bem, não parece surda."


"No tempo em que estava cursando ... teve uma seleção para estagiário, quando fui fazer a entrevista perguntaram que tinha alguma deficiencia,pois poderia entrar na cota,prontamente falei que era deficente adutivo,pergutaram que usava aparelho, mostrei o meu AASI intracanal ela pediu para agilizar um enxame audiometrico e uma declaração,fiz tudo e quando chegou no dia da prova mostrei as documentação,pessoal da empresa me falaram que não poderia entra na vaga por não ter a perda compativel."


"Então o dilema é preencher formulários, como primeira abordagem. Se a gente se declara surdo podem nos descartar de cara movidos pelo preconceito, sem dar oportunidade de mostrar nossa capacidade. Por outro lado se te pegam omitindo essa condição podem te botar um carimbo de desonesto, deficiente e desonesto, ai a coisa fica feia!"


"...estou neste dilema sou ou não sou deficiente auditivo?depois dessa tentativa que fui reprovado,comecei a pesquisa sobre a minha perda auditiva,porque não tinha sido aprovado na cota,comecei a entender a classificação e graus, conheci os blogs da Sô, da Paula e da Lak vem me ajudando bastante"


domingo, 19 de agosto de 2012

ARO MAGNÉTICO - AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA Tecnologia argentina chega ao Brasil para ajudar deficientes auditivos



Qui, 16/08/12 - 13h28


Equipamento vai auxiliar alunos com deficiência auditiva nas Etecs

Professores e alunos de diversas unidades participam de capacitação para utilizar uma tecnologia assistiva chamada Aro Magnético
A Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, e o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (INTI) capacitam até esta quinta-feira, 16, 36 professores e 36 alunos de diversas unidades do Centro Paula Souza para a utilização de uma tecnologia assistiva chamada Aro Magnético. Desenvolvidos pela instituição argentina, os aros auxiliam pessoas com deficiência auditiva e serão instalados prioritariamente em Etecs que tenham alunos com esse tipo de deficiência.

O Aro Magnético é um dispositivo de baixo custo, que pode ser montado por alunos do curso de Eletrônica das Etecs, por exemplo. O equipamento funciona com base em um receptor instalado na sala de aula. O professor passa a dar aulas falando em um microfone, cujo som é captado pelo receptor e distribuído aos aparelhos auditivos usados por alunos com esse tipo de deficiência, bastando para isso posicioná-los em uma determinada frequência. Dessa forma, eliminam-se interferências e ruídos externos da sala de aula, que muitas vezes prejudicam a  compreensão e as condições de aprendizado desse tipo de aluno.

A deficiência auditiva é a terceira mais presente entre os alunos das Etecs - 
a primeira é motora e a segunda, visual. Participam da capacitação professores dos cursos  técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica, e alunos do curso de Eletrônica, incentivados a conhecer a área de trabalho da tecnologia inclusiva.

Do Centro Paula Souza

Descrição da foto: bancada de trabalho  com equipamentos sendo montados, caixas, fios e conexões, em primeiro plano um técnico manipula esses elementos.

Saiba mais sobre o aro magnético montado pelo 
INTI - INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL 
DA ARGENTINA em postagens deste blog.

Engenheiros argentinos visitam o Senai de Itu

Objetivo do encontro foi promover um intercâmbio tecnológico, em benefício dos deficientes auditivos

Comitiva argentina visitou o Senai. Foto: Daniel Nápoli
Na manhã de ontem, dia 24, o Senai-Itu (Serviço Nacional de 
Aprendizagem Industrial)
recebeu em suas instalações,
uma comitiva formada por engenheiros
 químicos do Instituto Nacional de 
Tecnologia Industrial (INTI), de 
Buenos Aires.
A vinda do grupo argentino para Itu, teve como objetivo promover um intercâmbio tecnológico, que irá auxiliar principalmente os deficientes auditivos.“Trata-se do projeto Aro Magnético, que visa melhorar a compreensão do aluno com deficiência auditiva em sala de aula. O Aro funciona como um amplificador da voz do professor, que permitirá ao aluno total compreensão sobre o que está sendo passado a ele”, explica o presidente do INTI, o engenheiro químico Rafael Kohanoff, 86,que completa: “Esse projeto só vem reafirmando o principal objetivo de nosso Instituto, que é lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadores de quaisquer deficiência e levar à todos essa oportunidade.Não poderíamos guardar nosso aprendizado somente com a Argentina, estamos trazendo para o Brasil e esperamos que os mesmos nos ajudem a transmiti-los para outros lugares do mundo”.Na oportunidade o diretor da unidade de formação profissional Helvécio Siqueira de Oliveira demonstrou entusiasmo com a novidade. “Já recebemos em outras oportunidades comitivas do Japão e da Colômbia e agora estamos em parceria também com a Argentina, o que só nos enche de orgulho e aumentam nossas expectativas quanto à melhoria educacional e tecnológica”, finalizou.

Comentário nosso:Somente agora tivemos acesso a esta nota, gostaríamos de acompanhar os resultados práticos desse intercâmbio no que se refere ao aro magnético.



  • Hoje(11/09/2012)  fui conversar com professores e o coordenador de Projetos - Elétrica Jun Suzuki do Cetec que deu entrevista para as estudantes de jornalismo que estão fazendo a reportagem sobre o Aro Magnético. 
    Ele mostrou e explicou como funciona o aro magnético ou amplificador de indução magnética. Não vou falar muito, deixo para publicar depois que o trabalho das meninas estiver pronto e aprovado pelos professores. Foi bom demais conversar com o pessoal do Cetec, que realmente estão interessados na acessibilidade para todos os alunos.
    A exemplo do que é feito na Argentina, de onde veio a ideia, os professores que participam do curso vão funcionar como multiplicadores. O objetivo é ter uma sala com aro magnético em cada escola técnica de São Paulo. O custo é de R$ 70,00 a R$ 100,00, com ênfase na tecnologia social. O projeto é interdisciplinar, os professores argentinos não cobraram, vieram dentro do espírito de cooperação internacional. Temos que dar todo apoio a essa iniciativa. Eu conheço o projeto na Argentina e tem sido muito eficiente e elogiado. Estou feliz demais.
    Na foto: O Coordenador de Projetos Jun Suzuki fala dos componentes do aro magnético, mostrando as peças enquanto é fotografado pelas alunas de jornalismo.

    Alunas do curso de jornalismo que estão fazendo a matéria sobre o aro magnético: Gabriela e Andressa





VÍDEO FEITO PELOS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO
http://www.youtube.com/watch?v=0MooH_Q_6IM&feature=youtu.be


Saiba mais sobre o Aro Magnético montado por alunos de escolas técnicas:

A diversidade da surdez entre os leitores do blog


Pesquisa respondida pelos leitores do blog:

Resultados até agora; a pesquisa no blog continua aberta, recebendo respostas. 

Uso aparelho auditivo retro auricular
  88 (37%)
Uso aparelho auditivo intracanal
  29 (12%)
Uso implante coclear
  24 (10%)
Fiz BAHA
  4 (1%)
Fiz cirurgia do Estribo (otosclerose)
  23 (9%)
Só uso leitura labial
  27 (11%)
Sou surdo unilateral
  28 (11%)
Sou surdo bilateral
  85 (35%)
Só uso libras
  24 (10%)
Sou oralizado
  71 (29%)
Nasci surdo
  57 (24%)
Fiquei surdo quando criança
  41 (17%)
Fiquei surdo depois de aprender a falar
  47 (19%)

Claro que este quadro de perguntas não cobre todas as situações mas serve para mostrar que existe uma grande diversidade na condição de surdez e perda auditiva, que não existe o "surdo genérico" e que as soluções de acessibilidade devem necessariamente levar em conta essa diversidade.

Aparelho auditivo e adaptação, uma breve consideração.



Algumas pessoas supõe erroneamente que basta colocar um par de aparelhos auditivos e os problemas da pessoa com surdez acabaram. É claro que não é assim. Com a perda auditiva a capacidade de discriminar os sons foi perdida e o aparelho será o auxiliar nessa aprendizagem de reaprender a discriminar e depois, selecionar o som que deseja ouvir e ignorar o que não deseja. Mas o desafio não para por aí.  E no trabalho, como fica esta questão? Você já ouviu falar em readaptação? Pois bem, no serviço público temos a possibilidade de nos readaptarmos a essa nova condição de ouvinte. E posso dizer, por experiência própria, que nem sempre é uma boa idéia tentar voltar às suas funções. Nesse meu período de adaptação no trabalho, tenho preferido ambientes mais calmos, sem muito ruído, o que é quase impossível, já que trabalho numa escola. O som das crianças gritando, brigando, conversando e brincando tornou-se um grande pesadelo para mim. Felizmente encontrei tarefas junto à coordenação da escola e a ansiedade sobre “o que será de mim” diminuiu bastante. Tenho colegas professoras afastadas de sala de aula com problema de voz vivendo uma “via crucis” na tentativa de executarem outras tarefas e ocupando outros espaços que muitas vezes a escola não está preparada para fornecer. Portanto, tenho sempre em mente que reinventar-se, ressignificar as incumbências diárias e aceitar os desafios, são ingredientes fundamentais para prosseguirmos confiantes e esperançosos.  Um abraço!

Cristina Ferber

Prevenindo a Meningite



Estamos em época de vacinação contra a meningite e outras doenças. Falo especialmente da meningite porque de acordo com os médicos, ela pode ser a causa de vários de casos de surdez e, como sabem, irreversível. Mais de 112 mil crianças do RS já foram vacinadas no primeiro dia da campanha que se iniciou neste sábado, 18 de agosto. A previsão é de que sejam imunizadas 640 mil crianças com menos de 5 anos no estado. A campanha prossegue até o dia 24 de Agosto em todo o país. Em São Paulo, serão 4 mil postos, entre fixos e volantes. Caso o documento que comprove a aplicação das vacinas esteja perdido, a recomendação é que as crianças sejam levadas ao posto de saúde onde elas foram vacinadas anteriormente para que seja feita a consulta à ficha de registro.

Fonte:

Aparelho auditivo do SUS (GN ReSound/Danavox)


Algumas pessoas têm me perguntado que tipo de aparelho estou usando e de que marca, então deixo aqui as informações.

Estou utilizando um par de aparelhos auditivos GN ReSound/Danavox modelo BTE com gancho fixo para adaptação com molde convencional. É um excelente aparelho auditivo que me foi fornecido pelo SUS há um ano aproximadamente.  Bem, ele contém um botão de programação, compartimento de pilha, função liga, desliga e controle de volume. Os modelos BTE trazem a possibilidade de conexão direta com aparelhos como televisão, rádio e microfone remoto através do adaptador Direct Audio Imput (DAI). O adaptador é conectado ao seu aparelho auditivo através de um clique e automaticamente acionado.  Não recebi o adaptador mas já entrei em contato com a ReSound para adquiri-lo. Assim que testá-lo colocarei aqui minhas impressões. Segue abaixo o link da ReSound   

http://www.resound.com.br/products/typesandstyles/Aparelhosauditivosretrouriculares(BTE).aspx

Abraço a todos!

Importante:
Para adquirir aparelhos auditivos pelo SUS você deve, em primeiro lugar fazer o cartão nacional do SUS no posto de saúde mais próximo de sua casa. Marque então uma consulta com o otorrino e ele mandará vc fazer audiometria. Caso já possua a audiometria, então peça ao seu otorrino que lhe faça um laudo médico dizendo que indica o uso de aparelhos auditivos .. Após esse procedimento procure a ouvidoria do SUS mais próxima e leve a cópia do laudo e da audiometria e faça o pedido dos aparelhos auditivos. Não aceite fazer o pedido pelo telefone. Faça pessoalmente. Pergunte qdo vc será chamada para fazer o molde do aparelho e qual a sua posição na fila de espera. Acompanhe tudo de perto!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Socorro sou surda e adoro ouvir música erudita mas a ignorância ou a teimosia dos donos da cultura me impedem...

Até agora no blog Sulp eu só tinha repassado notícias de nosso interesse e nunca me atrevi a colocar um texto mais pessoal, mas hoje a dor de ser ignorada, discriminada bateu muito forte. A sensação de estar mendigando o direito de acessibilidade me faz chorar de impotência.

Estou chorando, com dor no coração, triste mesmo e explico, será que sou a única surda neste Brasil que ama música e não encontra um só teatro, sala de concerto, auditório que tenha o amplificador de indução magnética? Dá uma frustração enorme porque há anos tenho tentado divulgar esse equipamento barato, fácil de instalar e que dá um conforto para a gente ouvir através das próteses auditivas sem interferência. Sinto que muitas pessoas encasteladas em órgãos do governo federal, estadual e municipal resolveram decretar que todo surdo só precisa de língua de sinais e deliberadamente ignoraram que há surdos que não usam língua de sinais, falam/escrevem o português e que muitos podem ouvir sim usando próteses de vários tipos. E o que me dói mais é que me sinto solitária nessa busca (Claro que Lak* e Paula** nunca deixam de divulgar). Queria que soubessem que a falta de ouvir um concerto ao vivo é terrível, é doloroso e que as autoridades que me negam isso estão sendo altamente preconceituosas.


*Lak
http://desculpenaoouvi.laklobato.com/

**Paula
http://cronicasdasurdez.com/

PARA SABER MAIS SOBRE O AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA SOM DIRETO PARA PRÓTESES AUDITIVAS:
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com.br/2011/04/amplificador-de-inducao-magnetica-aro.html

terça-feira, 14 de agosto de 2012

TEATRO CARLOS GOMES RJ ESPETÁCULOS COM ACESSIBILIDADE (audiodescrição, libras e legendas) SEMPRE NO 1º E 3º DOMINGO DE CADA MÊS


Ministério da Cultura e Petrobras apresentam:
ACESSIBILIDADE NO TEATRO CARLOS GOMES
Audiodescrição, interpretação em LIBRAS e legendas em todas as peças em cartaz em 2012 no Teatro Carlos Gomes, sempre no 1º e 3º domingo de cada mês.
Próximos espetáculos com acessibilidade: 18 e 19 de agosto:
Escravas do Amor, da Companhia F. Privilegiados
Excepcionalmente, nos próximos espetáculos, faremos duas sessões com acessibilidade, sempre sábado e domingo, no primeiro e terceiro final de semana do mês. Repetiremos a sessão com acessibilidade no sábado e domingo com as peças Escravas do Amor, 18 e 19 de agosto e O Casamento, 1º e 02 de setembro.
Desde o início de março, todas as peças em cartaz no Teatro Municipal Carlos Gomes, na temporada de 2012, têm contado com recursos para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. A cada primeiro e terceiro domingos do mês, o público tem acesso ao serviço, sem acréscimo ao valor do ingresso.
Próxima peça com acessibilidade: Escravas do Amor

Escravas do Amor é uma comédia delirante, repleta de surpresas e reviravoltas. Ambientada na década de 40, narra a misteriosa morte de Ricardo no momento em que ele pede a mão de Malu em noivado. Outra delícia do espetáculo é seu sabor tipicamente anos 40 - os trajes de banho são maiôs de borracha e sarongues; as mulheres usam cinta, combinação e meias; e um beijo na boca significa um compromisso eterno. Os grandes personagens são as mulheres: Malu, Lígia e Glorinha, todas tentadoras, cruéis, traiçoeiras - e quando se começa a torcer por uma em detrimento das outras, surge uma revelação que vira a trama pelo avesso.

O elenco de Escravas do Amor conta com Alexandre Contini, Celso Andre, Cristina Mayrink, Dudu Sandroni, Fabrício Belsoff, Filomena Mancuzo, Humberto Câmara, Isley Clare, Juliana Baroni, Paula Sandroni, Roberto Lobo, Rose Abdallah, Sergio Marone.
Uma das companhias mais atuantes do teatro carioca desde o seu surgimento em 1991, os F. Privilegiados foi fundada por um grupo de 40 atores encabeçados pelo diretor e ator Antonio Abujamra, que tinha o desejo de reavivar a cena teatral de então. Neste primeiro ano, entre outros, foi encenada A Serpente, última peça de Nelson Rodrigues. Os anos de 1991 e 1992 marcaram a 1ª ocupação do grupo no Teatro Dulcina, e retornamos para ocupá-lo por 5 anos entre 1996 e 2001, período este que se tornou um dos mais marcantes para a Companhia.

Nos 5 anos de ocupação do Teatro Dulcina, além de produzir 15 espetáculos, o grupo desenvolveu uma série de oficinas e apresentaram um ciclo de leituras dramáticas de peças de Nelson, e descobriram os folhetins: Núpcias de Fogo e A Mentira, escritos sob o pseudônimo de Suzana Flag e também o correio sentimental: Cartas de Mirna. Foi também a época do lançamento do livro Flor de Obsessão, organizado por Ruy Castro, e da estreia da adaptação do romance O Casamento, em 1997, realizada por João Fonseca e Antonio Abujamra, que teve e continua tendo, 15 anos depois, grande repercussão por onde passa.
                                                         
Alguns anos depois deste período, em 2006, a companhia produziu o espetáculo Escravas do Amor, adaptação heróica de João Fonseca para o folhetim homônimo de Nelson Rodrigues (como Suzana Flag) otimamente recebido por crítica e público.
O projeto de acessibilidade é idealizado pela Lavoro Produções e patrocinado pela Petrobras, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio.
As sessões com acessibilidade não geram custo extra para os usuários dos recursos. O preço do ingresso varia de acordo com o espetáculo, e geralmente segue a política de preços populares da Prefeitura do Rio. O público deverá avisar na bilheteria se fará uso de algum dos recursos, para definir sua posição no teatro. Os usuários das legendas devem se posicionar nas poltronas do balcão do teatro. Os usuários da Interpretação em LIBRAS devem buscar os lugares no lado direito da platéia. E os usuários de audiodescrição não têm lugar definido. A equipe do teatro e a nossa equipe estão à disposição para facilitar a entrada de todos. Para as pessoas com deficiência visual, fazemos sempre uma visita guiada ao palco, impreterivelmente 30 minutos antes do início do espetáculo. Por isso, é importante que cheguem com mais antecedência.
A Lavoro Produções é uma empresa pioneira na criação de projetos culturais com acessibilidade, que se tornou uma referência entre as instituições, grupos e pessoas com deficiência no Brasil e no mundo desde 2003, quando começou a realizar o Festival Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes dobre Deficiência. O projeto introduziu a acessibilidade em projetos culturais no Brasil.
 SERVIÇO: Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes
Próxima peça: Escravas do Amor
Datas: 18 e 19 de agosto, sábado e domingo
Horários: sábado e domingo às 19h30
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Classificação Indicativa: 12 anos
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes. Praça Tiradentes, 19, Centro,
Capacidade: 685 lugares
Bilheteria: a partir das 14h (de quinta a domingo).
Telefone: 2224-3602 ou 2215-0556.
Contato com a Lavoro Produções: (21) 2235 5255