terça-feira, 26 de abril de 2011

Amplificador de indução magnética - Aro magnético - Hearing loop - Boucle Magnétique

Como descobri o aro magnético e me encantei com esse recurso de ajuda técnica para deficientes auditivos e surdos que usam aparelhos auditivos e implantes cocleares?
Sou surda desde os 20 anos e tenho usado aparelhos auditivos nos útimos 40 anos, surdez severa causada por otosclerose bilateral.
Sempre gostei de música e nunca deixei de ouvir gravações e concertos ao vivo, principalmente de jazz, música instrumental e música erudita.
Nunca tinha ouvido falar do amplificador de indução magnética no Brasil e ao morar na Argentina fiquei sócia da Mutualidad Argentina de Hipoacúsicos - http://www.mah.org.ar/ - onde conheci ajudas técncas para surdos e deficientes auditivos de uso individual como FM, relógios vibratórios, protetores para aparelhos auditivos, etc.
Mas a grande descoberta, que mudou minha vida para melhor foi o chamado aro magnético ou amplificador de indução magnética. Na sede da MAH, na sala de espera o aparelho de TV está conectado ao sistema e podemos ouvir a TV diretamente no aparelho auditivo, sem interferências, também usei o sistema na sala de conferências da MAH e pude ir ao cinema e ouvir e entender o som original dos filmes argentinos exibidos no cine Gaumont de Buenos Aires. Nem lembro mais o ano da descoberta.
A partir de então passei a divulgar, ou melhor tentar divulgar o equipamento em grupos de surdos do Yahoo, do Orkut, escrever para as autoridades do Conade, do Corde e pouco retorno houve.
Mas nuca abandonei a batalha para que esse equipamento fosse conhecido e usado no Brasil.
O amplificador de indução magnética é um equipamento relativamente barato e é utilizado coletivamente, ao contrário do FM que proporciona amplificação individual acoplada ao aparelho auditivo.
São inúmeras as postagens em que falo do equipamento em outros países e mostro links e vídeos explicativos:
Aqui vai a lista:
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/httpwww.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/04/amplificador-de-inducao-magnetica.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/amplificador-de-inducao-magnetica-feito.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/acessibilidade-para-surdos-exemplo-de.html
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/aro-magnetico-na-argentina.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/video-de-apresentacao-do-amplificador.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/uma-surda-vai-ao-teatro-e-conta-sua.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/03/surdos-acesso-informacao-arte-cultura.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2011/01/amplificador-de-inducao-magnetica.html

http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2009/01/ajudas-tecnicas-amplificador-de-inducao.html

http://cronicasdasurdez.com/hearing-loop-na-europa/


SITES SOBRE O EQUIPAMENTO:
http://www.hearingloop.org/

EM PORTUGAL
Cultura / Teatro da Trindade / O Teatro / Anel Magnético AAASistema de anel magnético

http://www.must.xl.pt/gadgets-e-jogos/239-o-sistema-de-anel-magnetico-estreia-no-teatro-da-trindade.html

Sala principal O QUE É O SISTEMA DE ANEL MAGNÉTICO?

Hoje em dia muitos edifícios em todo o mundo já dispõem do sistema de Anel Magnético que consiste na instalação de um anel de indução magnética para facilitar as condições de escuta a pessoas com dificuldades auditivas, utilizadoras de aparelhos auditivos.
Em Portugal, o Teatro da Trindade é a primeira sala de espectáculos equipada com este sistema.
O símbolo internacional da surdez é normalmente exibido para indicar a presença de um sistema de anel magnético. Antes de comprar um bilhete, lembre-se de pedir um lugar que esteja abrangido pelo sistema de Anel Magnético
O sistema de Anel Magnético instalado no Teatro da Trindade é uma doação da Widex Centros Auditivos cujo espírito de missão consiste na melhoria da qualidade de vida das pessoas com dificuldades auditivas.
O sistema de amplificação patrocinado pela Lismúsica - Instrumentos Musicais Lda permite ainda que o sistema funcione, em formato experimental, em espectáculos acústicos.

PORQUÊ A INSTALAÇÃO DE UM ANEL MAGNÉTICO?
O sistema de Anel Magnético instalado na plateia da sala principal do Teatro da Trindade representa mais um passo no aumento da inclusão social, oferecendo às pessoas com dificuldades auditivas as mesmas oportunidades das pessoas com uma audição normal.
Os desafios que os utilizadores de aparelhos auditivos enfrentam em espaços públicos são muitos. Compreender palestras em centros de convenções, ouvir uma performance ou peça de teatro numa sala de espectáculos ou ouvir um altifalante num local público são apenas alguns exemplos onde utilizadores de aparelhos auditivos ainda experimentam dificuldades.

A presença de ruído de fundo, a reverberação do local e a distância entre o ouvinte e a fonte sonora são os principais factores que contribuem para a redução da capacidade de ouvir música e voz com clareza.
Através da bobine magnética do aparelho auditivo (Posição T), o sistema de Anel Magnético capta o som na fonte através da régie e transmite-o directamente para os aparelhos auditivos dos espectadores, oferecendo um som nítido e sem distorções.
O sistema de Anel Magnético funciona com aparelhos auditivos retroauriculares, equipados com bobine magnética e colocados na posição T (ver instruções mais em baixo). Quando o interruptor está na Posição T, os microfones do aparelho auditivo ficam desligados e o utilizador só ouve o som transmitido pelo sistema de Anel Magnético (ou outra fonte emissora).

Experimente ouvir a diferença que a instalação de um sistema de Anel Magnético faz num local amplo e com reverberação, clicando com o botão do rato nos rectângulos laranja:

M – Posição normal de um aparelho auditivo

T – Posição T ou Telecoil
© hearingloop.org - com o apoio de www.contacta.co.uk (design) e de www.loopwisconsin.com (gravação de som)

QUEM PODE UTILIZAR? COMO ACTIVAR?
O sistema de Anel Magnético pode ser utilizado por utilizadores de aparelhos auditivos retroauriculares com bobine magnética (Posição T ou Telecoil), sem necessidade de recurso a nenhum acessório adicional.
A bobina magnética é um componente disponível na maioria dos aparelhos auditivos do mercado, devendo ser solicitada a inclusão e activação pelo seu audiologista.
Se o seu aparelho auditivo dispõe de bobine magnética (posição T) deverá seguir as instruções da imagem, premindo o botão de mudança de programa para a posição T.
Se o seu aparelho não dispõe de bobine magnética, ou se tem problemas de audição mas ainda não utiliza aparelho auditivo retroauricular, poderá solicitar um dos dispositivos de apoio à Escuta sem fios, disponíveis na bilheteira.

Links Relacionados
Sistema de Anel Magnético doado por WIDEX Centros Auditivos

Amplificação para espectáculos acústicos patrocinada por LISMÚSICA

http://www.inatel.pt/content.aspx?menuid=267

3 comentários:

Noele Moraes Leme disse...

Ola Sô... estou fazendo um trabalho sobre este equipamento e achei muito interessante, pena não ser tão cnhecido aqui no Brasil. Gostaria de saber o nome da empresa que o produz, histórico dela. Seria possível me enviar o site? Obrigada, Noele.

soramires disse...

Noele infelizmente não conheço nenhuma empresa que o fabrique no Brasil, nem importador consegui achar. Em que área você está fazendo o trabalho? \Gostaria de saber mais.

Anônimo disse...

Até amanhã, 25.01.2013, no site quesaopaulovocequer podem ser feitas sugestões de melhoria para a cidade de São Paulo. Estava pensando se não é o caso de solicitar a instalação desse equipamento em cinemas, teatros, etc. Eu não gostaria de sugerir pq não sei como funciona e acho que ficaria difícil explicar. Então, se vc estiver a fim e de acordo...

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO