quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Implante Coclear - Seminário comemora mil cirurgias realizadas pelo Centrinho!!!!

SAÚDE

14/09/2011 16:45

Seminário comemora 1 mil cirurgias de implante coclear realizadas pelo Centrinho

Instituição é a primeira a atingir essa marca no país

Agência BOM DIA
No dia 23 de setembro, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) vai comemorar a marca de 1 mil cirurgias de implante coclear realizadas.
O marco será comemorado durante o Seminário Científico “Implante Coclear: Aspectos Atuais”, que será realizado no Teatro Universitário do campus de Bauru USP. Pioneira a oferecer a prótese multicanal em adultos no Brasil – em 1990 –, a equipe do Hospital também e primeira a atingir este número no país, com o balanço de que os avanços em equipamentos e técnicas foram e são importantíssimos, mas a atenção com o comportamento e a inserção do paciente na sociedade também é imprescindível para o sucesso da reabilitação.
“Com a experiência e a evolução tecnológica obtidas no decorrer dessas duas décadas, hoje, passamos de uma fase com foco biomédico para uma etapa de atenção especial em aspectos psicossociais da vida do paciente”, afirma Maria Cecília Bevilacqua, coordenadora da Seção de Implante Coclear – também conhecida como Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) – do Centrinho-USP. De acordo com a especialista, a equipe tem se dedicado bastante ao preparo das famílias na etapa pré-cirúrgica, para que o impacto do diagnóstico da surdez e da data da cirurgia não seja superestimado. Outro foco de atenção é a introdução de novos procedimentos no protocolo de atendimento, como a avaliação de qualidade de vida aplicada por toda a equipe interdisciplinar. O objetivo é que a pessoa reabilitada seja, de fato, atuante na sociedade e tenha todas as oportunidades que o ser humano possa ter.
Popularmente conhecido como “ouvido biônico”, o implante coclear é um dispositivo eletrônico que estimula diretamente o nervo auditivo por meio de pequenos eletrodos colocados dentro da cóclea. Inserida cirurgicamente no ouvido interno do paciente, a prótese é indicada a pessoas com surdez total ou quase total não beneficiadas pelo uso de aparelhos auditivos convencionais, que apenas amplificam o som. No Centrinho-USP, somente de janeiro a agosto de 2011, já foram realizadas 66 cirurgias. A média atingida pelo Hospital nos últimos três anos é de dez cirurgias por mês. Todos os procedimentos na instituição são realizados via SUS.
Como primeiro serviço de implante coclear do país, a equipe do Centrinho-USP teve tarefas complexas e pioneiras, como adaptar os protocolos pré e pós-cirúrgicos, estabelecer rotinas, formas de atendimento e fluxo de pacientes, entre outras. Bevilacqua recorda que a estruturação do serviço exigiu um esforço muito grande da equipe. O conhecimento disponível na época era em língua estrangeira. “Nós disponibilizamos esse conhecimento como publicação, como pesquisa e também com a formação de novos profissionais. O que ouvimos agora de estudantes e profissionais é que hoje, no Brasil, se aprende implante coclear em português”, relata. Nessas duas décadas de atuação foram registradas mais de 600 publicações de pesquisadores da equipe do Centrinho-USP, entre artigos científicos, projetos de pesquisa, livros, traduções, dissertações de mestrado e teses de doutorado, entre outras.
De 1990, quando teve início o programa de implante coclear do Centrinho-USP, para cá, as tecnologias dos aparelhos e as próprias cirurgias passaram por transformações significativas. De acordo com Bevilacqua, o desenho do componente interno da prótese hoje é bem mais anatômico. O pré-processamento de sinal dos aparelhos, com vários microfones e algoritmos de redução de ruído, e as estratégias de codificação de fala também são muito melhores, segundo a especialista. Além disso, a miniaturização do componente interno da prótese e o aprimoramento das técnicas cirúrgicas possibilitaram, por exemplo, que o procedimento fosse menos agressivo ao paciente. O médico otologista Orozimbo Alves Costa Filho, um dos responsáveis pela implantação do programa do Centrinho-USP, explica que, antes, a incisão feita no paciente chegava a 15 centímetros, devido à espessura do componente interno. Hoje, essa incisão é de três centímetros apenas. “O efeito disso no pós-cirúrgico, na recuperação do paciente é muito grande”, afirma. “As complicações decorrentes de cirurgias diminuíram significativamente”, completa Bevilacqua.
O “ouvido biônico” no Brasil
A cirurgia de implante coclear passou a ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2000. Durante a primeira década, a equipe do Centrinho-USP ofereceu o serviço gratuitamente mesmo sem ele ser contemplado pela rede pública. Até maio de 2011, havia 22 unidades de saúde credenciadas para realizar o procedimento pelo SUS, três delas vinculadas à USP: Hospital Centrinho de Bauru, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, da capital. Além do Estado de São Paulo, a prótese também é oferecida em centros da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Hoje, o Ministério da Saúde repassa R$ 45,5 mil pelo atendimento de cada paciente. Além do custeio da cirurgia e da prótese, o valor inclui o preparo do paciente com testes e avaliações fonoaudiológicas e a reabilitação. De acordo com o médico otologista Orozimbo Alves Costa Filho, no ano de 2010, em todo o mundo, estimava-se um número superior a 120 mil usuários de implante coclear. Só no Brasil, a estimativa era de cerca de dois mil implantados.
Seminário
As palestras programadas discutirão a situação dos centros de implante coclear no Brasil, os aspectos atuais e importância do implante e a experiência internacional com as neuropatias auditivas em usuários da prótese. O evento também vai marcar a comemoração das mil cirurgias de implante coclear realizadas pela equipe do Centrinho-USP. O seminário é gratuito e ocorre no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária). Aberto a estudantes, profissionais e demais interessados, o seminário recebe inscrições até o dia 20 de setembro, pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info. Outras informações pelo telefone (14) 3235-8437 ou e-mail eventos@centrinho.usp.br.
Serviço
Seminário Científico “Implante Coclear: Aspectos Atuais” e comemoração de 1000 cirurgias de implante coclear realizadas pela equipe do Centrinho-USP
Quando: 23 de setembro de 2011, das 9h30 às 16h
Local: Teatro Universitário da FOB-USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru-SP)
Inscrições: gratuitas, até o dia 20 de setembro
Informações: telefone (14) 3235-8437, site www.centrinho.usp.br/eventos/info, ou e-mail eventos@centrinho.usp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO