terça-feira, 20 de setembro de 2011

Campanha pela acessibilidade dos surdos oralizados e usuários da língua portuguesa no Twitter 20/09/2011

CAMPANHA PELA ACESSIBILIDADE ESTARÁ NO TWITTER: 20/09/2011 A PARTIR DAS 15:30

VEJAM NO BLOG DA LAK:

http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2011/09/01/acessibilidade-para-surdos-oralizados-em-bancos-e-empresas-cade/comment-page-1/#comment-11837

Cris acrescento um comentário, não podemos dizer que a nota da Febraban responda a nosso movimento de mensagens pelo Twitter, porque muitos surdos estão fazendo suas reclamações há algum tempo, mas uma cutucadinha sempre é válida né, e ontem alguns surdos estiveram cutucando e divulgando o assunto.SôRamires
Vejam só o que é publicado no dia seguinte ao panelaço do Twitter:
http://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=1367&id_pagina=59&palavra 

Mandamos mensagens diretamente para Febraban e Banco Central

para nos bancos JÁ! Muitos de nós não falamos ao telefone mas lemos e escrevemos!
  significa usar SMS e chat como opção ao telefone, ñ ouvimos mas lemos escrevemos

21/09/2011
Acessibilidade: Melhorias a vista
A FEBRABAN e os bancos associados veem desenvolvendo ações no sentido de assegurar às pessoas com deficiência condições de acessibilidade aos seus produtos e serviços. Há algumas alternativas e esperamos que as possibilidades se ampliem sempre, acompanhando as inovações asseguradas pelos investimentos em tecnologias feitos pelos bancos.

A tecnologia de atendimento por chat já existe e está disponível em algumas instituições financeiras, mas com acesso restrito dentro dos procedimentos de segurança de cada uma. Atualmente, os bancos trabalham para disponibilizar o chat durante 24 horas nos sete dias da semana. A partir de outubro, alguns bancos já terão essa opção para os cartões de crédito.

Outra possibilidade que está sendo estudada é a introdução de um serviço de atendimento via SMS, que deverá ser implementado no médio prazo.

Para o atendimento do 0800 exclusivo para deficientes auditivos, há no mercado um telefone especial (modelo Ultratec Minicom 4), que requer que o surdo oralizado possua um telefone equivalente especial do seu lado.

Para o setor bancário, a federação recomenda que todos os bancos ofereçam atendimento em canais adequados para os clientes portadores de deficiência (PCD) ou com alguma mobilidade física. Para reforçar esse compromisso, em 2008, a entidade assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em conjunto com os ministérios públicos Federal, Estadual de São Paulo, Estadual de Minas Gerais, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. O TAC conta com o apoio de 20 dos principais bancos brasileiros, que, juntos, representam mais de 50% do sistema bancário brasileiro. Os bancos que não cumprirem as exigências das Leis 7.347/1985; 8.078/1990; 7.853/1989; 10.048/2000; 5.296/2004;10.098/2000; 5.296/2004, estarão em desconformidade e poderão ser multados.

O compromisso com a acessibilidade é contínuo e será reforçado em diversas instâncias da entidade. O tema deverá ainda ser abordado no próximo Ciab FEBRABAN, congresso e exposição de tecnologia bancária promovido pela entidade, que na edição deste ano teve mais de 18 mil participantes. Com isso, a federação espera estimular mais iniciativas no setor.

Fomentar a acessibilidade é uma das frentes de atuação da FEBRABAN.

2 comentários:

Cristina Ferber Vieira Lessa disse...

Fim do dia, nosso Panelaço foi bem movimentado! Agradecemos a todos que contribuíram para o evento, e a luta continua! Um abraço!

soramires disse...

gastei os dedos no teclado mas valeu a pena! temos que mostrar nossas necessidades afinal somos cidadãos e pagamos impostos!

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