sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SEMANA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE DO SENAC CONSOLAÇÃO SP TEM AUDIODESCRIÇÃO, LEGENDAS E LIBRAS - DE 01 A 05 DE OUTUBRO DE 2013

informação enviada por Iguale
Posted: 26 Sep 2013 09:57 AM PDT
 Com os recursos de acessibilidade de audiodescrição, legenda open caption e tradução em LIBRAS o evento possibilita uma participação ainda mais completa do público com deficiência visual e auditiva
 São Paulo, 26 de setembro de 2013 – De 1 a 5 de outubro, o Senac Consolação realiza a Semana Senac de Inclusão e Diversidade. Ao longo da programação, que promoverá o diálogo e o compartilhamento de experiências sobre inclusão social e educacional, tendo como tema principal o mercado de trabalho, diversidade profissional e valorização da competência, recursos de acessibilidade como a audiodescrição, legenda open caption e tradução em LIBRAS serão desenvolvidos, paralelamente, para que o público com deficiência visual e auditiva participe efetivamente.
 Na Semana Senac de Inclusão e Diversidade, explica a coordenadora do Setor de Responsabilidade Social do Senac Consolação, Maria Aparecida Capellari, a Iguale Comunicação de Acessibilidade fará a audiodescrição ao vivo do Workshop de Inclusão que abrirá o evento, no dia 1º. Esta atividade, que objetiva sensibilizar para promover a inclusão da pessoa com deficiência, terá informações, vivências e reflexões sobre o assunto, proporcionando o convívio em condições de igualdade entre pessoas com e sem deficiências. Por isso, a audiodescrição se faz essencial neste momento, para que mais pessoas conheçam o que, como funciona e quais são seus benefícios.
 A audiodescrição ao vivo, feita pelos audiodescritores da Iguale, estará também disponível em outras palestras ao longo do evento. Já dos dois filmes em cartaz na sessão pipoca, o Intocáveis terá a audiodescrição e open caption da Iguale e o Colegas, da empresa Tagarellas Produções. Em sua 8ª edição, a Semana Senac de Inclusão e Diversidade do Senac Consolação oferece pelo segundo ano consecutivo a audiodescrição e pela primeira vez a legenda open caption na atividade chamada de sessão pipoca”. Já a tradução em LIBRAS é algo que acompanha o evento desde 2005. Segundo Maria Aparecida, ao incluir a audiodescrição nas palestras busca-se mostrar, principalmente para quem ainda desconhece, como funciona e quais são os seus diferenciais no quesito acessibilidade para quem tem a deficiência visual.
Confira a programação da Semana de Inclusão e Diversidade, do Senac Consolação e prestigie
Clique na imagem para ampliar a viasualização
Para Maria Aparecida, em uma semana dedicada à inclusão e diversidade é fundamental que os recursos criados para promover a acessibilidade estejam presentes ao longo da programação, tornando a participação da pessoa com deficiência visual e auditiva ainda mais efetiva, e com melhor entendimento, pois a informação e o conhecimento são direitos de todos os cidadãos. Ainda de acordo com a coordenadora, em 2012 quando a audiodescrição foi incluída no evento, a recepção foi muito positiva e contribuiu para um aumento significativo na participação do público com deficiência visual. Por isso, espera-se um número de participantes ainda maior no evento deste ano. O evento é gratuito.
 Programação*
Evento: Semana Senac de Inclusão e Diversidade
Dia 1/10 (terça-feira)
Workshop de Inclusão
Horário: das 14h às 17h
Dia 2/10 (quarta-feira)
Oficina de Libras – Noções Básicas de Cultura Surda e como se comunicar com surdos
Horário: 15h às 16h
Dia 2/10 (quarta-feira)
Oficina Sem Sentido, tem Sentido: Como a aprendizagem ocorre quando se é privado do sentido da visão?
Horário: das 16h30 às 17h30
Dia 2/10 (quarta-feira)
Horário: das 19 às 21h
Sessão Pipoca – Filme Colegas em português com legenda e audiodescrição da Tagarellas Produções
Duração: 1h 39min
Dia 3/10 (quinta-feira)
Sessão Pipoca: Filme Intocáveis – dublado com legenda e audiodescrição da Iguale Comunicação de Acessibilidade
Duração: 1 h52min
Horário: das 15 às 17h
Dia 3/10 (quinta-feira)
World Café – As diferentes posturas empresariais frente ao processo de inclusão
Horário: das 19h às 21h30
Dia 4/10 (sexta-feira)
Palestra: Mercado de Trabalho, Diversidade Profissional e Valorização da Competência e Roda de Conversa com profissionais convidados
18h30: Credenciamento / 19h: abertura
Dia 5/10 (sábado)
Palestra Intolerância: Preconceito ou incompreensão?
Horário: 9h – Credenciamento / Palestra: das 9h30 às 11h
Palestra: A inclusão no trabalho começa na empresa ou na família?
Horário: 11h às 12h30
Intervalo para almoço: 12h30 às 13h30
Palestra: Ver o outro: dialogar e compreender para incluir
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra: Eu posso você pode
Horário: 14h30 às 15h30
Palestra: Segurança no trabalho e o compromisso de incluir
Horário: das 15h30 às 16h30
Encerramento
Apresentação artística com Roseli Behacker Garcia
Horário: 16h45
Realização: Senac Consolação
Audiodescrição e legenda open caption: Iguale Comunicação de Acessibilidade
Público-alvo: educadores, gestores de recursos humanos e do terceiro setor, estudantes, empresários, profissionais da área da saúde e público interessado no tema.
*Confira a programação completa: clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO