quarta-feira, 18 de julho de 2012

Programa para alertar sobre a importância da audição:Hear the World -



A Iniciativa

Hear the World no mundo
A audição é o sentido que permite ao Homem o acesso ao mundo dos sons, o contato entre as pessoas e com aquilo que acontece à nossa volta. É o sentido crucial para o desenvolvimento da comunicação. É a audição que possibilita o desenvolvimento das habilidades linguísticas, a interatividade, é algo tão integrado em nossas vidas que quase sempre não lhe damos a devida importância. Ouvir é um presente.
Can you Hear the World? Você pode ouvir o mundo?
O Programa Hear the World é uma iniciativa mundial apoiada pela Phonak desde o ano de 2006. O objetivo é oferecer informações que possam conscientizar o público em geral sobre a importância do sentido da audição, bem como as implicações sociais e emocionais ocasionadas pela diminuição da capacidade auditiva, estratégias que possam prevenir esta alteração, além da divulgação das soluções para os problemas auditivos. Sabe-se que a perda auditiva é uma deficiência que pode ser prevenida. Coincidentemente, é uma das alterações com maior ocorrência entre a população. Estima-se que, no mundo, a perda auditiva é um problema que atinge cerca de 500 milhões de pessoas – mais de 10% da população mundial possui alguma alteração na audição e espera-se que este número chegue a 700 milhões até o ano de 2015.

Desperte seus sentidos

“Ouvir significa qualidade de vida, e as pessoas devem estar cientes disso. Se nós conseguirmos aumentar a consciência das pessoas a esse respeito, nosso objetivo com o programa Hear the World foi atingido.”

Dr. Valentin Chapero, CEO of Phonak and President of the Foundation Board of Hear the World.

Neste contexto, a Phonak está determinada a assumir a sua responsabilidade social com os principais especialistas neste assunto. A iniciativa Hear the World tem o objetivo de educar o público sobre a audição e assim diminuir os prejuízos causados pela perda auditiva. O programa conta com o apoio de vários músicos e artistas de grande reconhecimento, que apóiam esta causa. No mundo, já foram desenvolvidas várias ações de conscientização e atenção para a audição.

No Brasil, o Hear the World apóia a causa da triagem auditiva neonatal.
Apresentação Hear the World 

http://www.hear-the-world.com/br/brazil/embaixadores/entrevista-com-ronnie-von.html

Entrevista com Ronnie Von

Entrevista do Ronnie Von cedida a equipe Hear the World em Junho de 2010.
Hear the World: Como soube da Iniciativa Hear the World?
Ronnie Von: Quando lancei a minha revista, a Von, vi a foto do Plácido Domingo e fiquei curioso em saber do que se tratava.

Hear the World: O que o motivou a participar dessa iniciativa?
Ronnie: O convite tão gentil da Hear The World para fazer parte de uma campanha tão nobre, em prol de uma causa tão importante.

Hear the World: O que você entende por audição?
Ronnie: Em tempos que pessoas ouvem de fones de ouvido aos berros, som dolby surround nos cinemas, poluição sonora nas cidades grandes, casas noturnas com sistemas de som em volumes altíssimos, eu percebo a audição como talvez o sentido mais agredido e mais negligenciado atualmente.

Hear the World: Qual a importância, para você, do ouvir bem?
Ronnie: Ouvir o mundo, se inserir nele, entender a vida e as pessoas, só é possível de maneira plena se a audição estiver em boas condições.

Hear the World: “O mundo fala! Vamos ouvir?”. Isso demonstra uma atenção sua para a comunicação. Fale mais sobre a sua frase.
Ronnie: Com a audição comprometida, ficamos cada vez menos atentos e cientes das mensagens que o mundo nos passa. Sejam palavras, músicas...

Hear the World: Esta á uma iniciativa mundial, outras personalidades importantes do cenário artístico internacional aderiram a esta causa. Qual a sua expectativa sendo o primeiro embaixador brasileiro do programa Hear the World?
Ronnie: Antes de mais nada é uma honra ser o primeiro brasileiro a entrar nesse time, que só tem craques! O que eu posso dizer? Eu espero que a campanha seja tão bem sucedida aqui como tem sido no resto do mundo, que a minha humilde colaboração traga bons resultados à campanha e que cada vez mais personalidades importantes no cenário artístico brasileiro façam parte.

Hear the World: Você tem algum cuidado com a sua audição?
Ronnie: Para ser sincero, não. Apesar de saber que até mesmo por obrigação profissional eu deveria. Mas a partir de agora vou prestar mais atenção!

Hear the World:  “A música não é nada sem ninguém para ouvi-la”. Esta é a mensagem de Plácido Domingo, tenor, maestro e também embaixador desta causa. Você, como apresentador e músico, acredita que é possível despertar a atenção da população para a importância da audição?
Ronnie: É esse o objetivo! Que os problemas de audição deixem de ser tão negligenciados e as pessoas passem a ter mais cuidado e atenção com um dos sentidos mais importantes e fundamentais para o ser humano.

Hear the World: No Brasil, o Hear the World apóia os programas de Triagem Auditiva Neonatal, popularmente conhecido como teste da orelhinha, que, assim como o teste do pezinho, é atualmente uma obrigatoriedade em todas as maternidades do Brasil. Dados estatísticos apontam que 1 a cada 1.000 crianças pode ter uma alteração auditiva. Você conhece alguma criança que já realizou esse teste? Sabe se os seus netos já passaram por este teste?Ronnie: Não conheço quem tenha sido e meus netos também não foram submetidos a esse exame. Acho que falta vontade política para que esse teste, assim como o teste do pezinho, seja efetivamente realizado em toda criança recém-nascida.

Hear the World: A perda de audição é um problema muitas vezes invisível, que causa uma série de consequências não só para a pessoa que tem a dificuldade de ouvir, mas também para quem convive com ela. Você já se deparou com alguma situação como essa?
Ronnie: Certa vez tive uma arrumadeira que era alemã e que havia ficado surda durante a II guerra, quando sua cidade foi bombardeada. Ela teve dificuldades terríveis para aprender o português e tentava falar imitando o movimento labial das pessoas. Certa vez a vi passando o aspirador de pó na casa com o aparelho desligado, coitada.

Hear the World: Você já esteve em alguma situação curiosa/engraçada sobre os efeitos do ouvir, entender e comunicar?
Ronnie: A resposta acima responde essa pergunta.

Hear the World: Quando falamos sobre ouvir e escutar, qual a sua melhor lembrança auditiva?
Ronnie: As primeiras palavras faladas pelos meus filhos.

Hear the World: O que você gostaria de ouvir agora?
Ronnie: Talvez uma notícia utópica: acabaram as guerras, o mundo está em paz!

Hear the World: Se você pudesse escolher algum som para chamar de seu, qual som seria?
Ronnie: O barulho do vento e da chuva nas montanhas.

Hear the World: Gostaria de deixar alguma mensagem registrada para as pessoas que terão acesso a esta matéria?
Ronnie: Que as pessoas fiquem atentas à audição e procurem ajuda quando sentirem que estão com alguma alteração ou problema. O mundo fala! Vamos ouvir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO