terça-feira, 17 de julho de 2012

Centros para deficientes auditivos atendem de graça em Goiás


Centros para deficientes auditivos atendem de graça em Goiás

Em Anápolis, Crasa faz 400 atendimentos todos os meses. Cidades de Goiânia e Trindade contam com reabilitação para surdos.
Publicada em 17 de julho de 2012 - 14:30
Mão segura aparelho de surdez dentro da orelha
As pessoas que sofrem de algumproblema auditivo podem procurar tratamento gratuito em quatro centros de referência no estado de GoiásSite externo.: dois emGoiâniaSite externo., um em TrindadeSite externo. e outro em AnápolisSite externo.. OCentro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva (Crasa) de Anápolis presta cerca de 400 atendimentos mensais. Esses atendimentos são de média complexidade, quando a pessoa tem de 40% a 60% de perda auditiva.
O local conta com uma equipe especializada no tratamento de pessoas com deficiência nas áreasintelectualfísica e auditiva. Qualquer pessoa pode ser atendida no Crasa, desde que seja encaminhada pelo Serviço Único de Saúde (SUS).
A coordenadora do Programa de Saúde Auditiva, Karla Cristina Andrade, explica o funcionamento do Crasa. “O foco de atendimento do Crasa são pessoas com deficiência auditiva em todos os níveis. Desde a parte da triagem, até o diagnóstico, reabilitação e indicação de prótese e adaptação de próteses auditivas”, afirma.
Há dois meses o aposentado José Ribeiro Gomes conseguiu um aparelho auditivo, fornecido pelo Crasa. “Sem esse aparelho, basicamente eu quase não sou ninguém porque a audição faz parte da vida da gente”, entatiza.
A professora Eude Ribeiro leva o filho Pedro para acompanhamento fonoaudiológico. Além do atendimento, o aparelho que o menino usa nos dois ouvidos é de graça. “Quando ele ainda era bebê foi detectada a perda auditiva. Caso não ele não tivesse feito o teste da orelhinha, provavelmente nós só descobriríamos que ele tinha uma perda auditiva quando ele chegasse à fase escolar”, observa a mãe.
“Ele [Pedro] tem ido muito bem, conversado. A cada dia aumenta mais o vocabulário. Ele é meu orgulho”, anima-se a fonoaudióloga Larissa Chaves.
Endereços dos centros de reabilitação em Goiás

Anápolis
Centro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva (Crasa)
Endereço: Rua Cel. Aquiles de Pina, nº 116, Centro.
Telefone: (62) 3943-6969

Goiânia
Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer)
Endereço: Avenida Vereador José Monteiro, nº 1655, Setor Negrão de Lima.
SAC: (62) 3232-3232
Telefone/Fax: (62) 3232-3000

Centro de Referência em Saúde Auditiva (Cresa)
Endereço: RUA 232, 128, Setor Universitário. PUC ÁREA 5. Telefone: (62) 3946-1419/1388

Trindade
Vila São Cotolengo
Endereço: Av. Manoel Monteiro, 163, Vila SãoCotolengo.
Telefone: (62) 3506-9000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO