sexta-feira, 13 de julho de 2012

NORMAS DE ACESSIBILIDADE DA ABNT ENTRARÃO EM CONSULTA PÚBLICA


Prezados, é muito importante a informação a seguir, peço que leiam com atenção porque se refere entre outros itens à acessibilidade nos meios de comunicação. A consulta pública deve ser respondida pelos cidadãos, na página correspondente. É um momento propício para nossa manifestação a respeito de normas que vão reger a nossa acessibilidade. Não podemos ficar alheios ou deixar para que outros resolvam por nós. Obrigada e fiquem atentos.
INFORMAÇÃO RECEBIDA DE MARTA ALMEIDA GIL ATRAVÉS DO GRUPO Acessibilidade. Obrigada Marta sempre atenta.

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas colocará em discussão pública o texto proposto de revisão da NBR 9050:2004 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e Norma Técnica de Acessibilidade em Estádios. Esses trabalhos são resultantes de 5 anos de pesquisa sobre legislações e normas de diversas partes do mundo, além de avaliação das necessidades específicas do Brasil.
Diversos arquitetos, engenheiros e interessados estiveram pesquisando e contribuindo nas discussões.

Quem tiver interesse, acompanhe pelo site da ABNT ( www.abnt.org.br/consultanacional ) o conteúdo dessas normas. O prazo para sugestões será de 60 dias.
Leia mais informações também em: http://migre.me/9OWku
Abraços a todos.
Renata Mello



http://www.crea-pr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1442:normas-de-acessibilidade-da-abnt-entrarao-em-consulta-publica&catid=3:newsflash


Página Inicial

Normas de acessibilidade da ABNT entrarão em consulta pública

E-mailImprimirPDF
A revisão da NBR 9050/2005 (“Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos”) teve seu texto final aprovado na última sexta-feira (29), em reunião plenária realizada no Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (CEPAM), da Fundação Prefeito Faria Lima, em São Paulo. Contando com a participação do assessor da presidência do Confea, eng. civil Gilberto Campos, além de representantes dos Creas do Ceará, Mato Grosso e Goiás, a plenária também deliberou sobre o texto final do projeto de norma “Acessibilidade em estádios”. Dentro de poucos dias, segundo a ABNT, os textos entrarão em consulta pública pelo prazo de 60 dias.
O âmbito de atuação previsto pelo Comitê Brasileiro nº40 (CB-40 “Acessibilidade”) da ABNT, responsável pela revisão da NBR 9050, estipula que a acessibilidade - em edifícios, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, e ainda, meios de transporte, meios de comunicação de qualquer natureza e seus acessórios - atenda às pessoas portadoras de deficiência. No entanto, para o assessor da presidência do Confea, as atuais e futuras necessidades do país sugerem a ampliação deste alcance. “Com o crescente envelhecimento da população e a conscientização da sociedade como um todo, a acessibilidade se apresenta como uma demanda cada vez mais urgente e ampla”, considera Gilberto Campos.
Estádios - Os estádios de futebol do país ganharão, a partir da aprovação final do projeto da norma de “Acessibilidade nos Estádios”, uma normatização específica, separada da NBR 9050. Segundo Gilberto Campos, a medida se deve às características peculiares deste tipo de construção, que atende a grandes públicos com características singulares, demandando estudos específicos para a definição de parâmetros como o número e o tipo de banheiros, assentos e ainda diferentes tipos de acesso, como rampas e elevadores. “A acessibilidade se mostra hoje como uma prestação de serviço. Portanto, deve também respeitar as legislações em vigor, como a Lei de Acessibilidade e os estatutos do Idoso e do Torcedor”, acrescenta, enfatizando sua aplicação para todos os estádios de futebol, não apenas para os que estão em construção para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “O Brasil está construindo muitos estádios em função destes eventos, inclusive em suas sub-sedes, mas todos os outros também necessitam de estudos técnicos adequados. Temos que aproveitar este momento para construir também um legado para os pequenos e médios estádios do Brasil, que são mais de 600 cadastrados pela CBF”.
O CB-40 tem como gestor o pesquisador da Universidade de São Paulo, Gildo Magalhães dos Santos Filho, e foi elaborado pela Comissão de Estudo Acessibilidade à Edificação e ao Meio, coordenada pela arquiteta Adriana de Almeida Prado. As consultas poderão ser feitas pelo site www.abnt.org.br/consultanacional
Henrique Nunes
Assessoria de Comunicação e Marketing do Confea
AddThis Social Bookmark Button

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO