quarta-feira, 9 de março de 2011

POR ONDE ANDAM OS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA?

POR ONDE ANDAM OS QUE COMO EU NÃO VIVEM - NÃO OUVEM NADICA DE NADA -SEM APARELHOS AUDITIVOS, OS IMPLANTADOS, OS ORALIZADOS, E TODO ESSE BANDO DE GENTE QUE NASCEU SURDO OU PERDEU A AUDIÇÃO E TENTA OUVIR USANDO TUDO QUE A CIÊNCIA, A MEDICINA E A TECNOLOGIA PODEM NOS OFERECER?

SERÁ QUE AO RECEBER UMA AJUDA TÉCNICA QUE FUNCIONA BEM A GENTE ACABA ESQUECENDO QUE É SURDO?
ACHO QUE NÃO PORQUE QUANDO ACABA UMA PILHA A REALIDADE DA SURDEZ TOMA CONTA DE MIM, TENHO QUE AVISAR AS PESSOAS QUE ESTÃO AO  LADO QUE VOU FICAR "FORA DO AR" POR ALGUNS MINUTOS PARA TROCA DE PILHA...
OU QUANDO TEMOS QUE MANDAR CONSERTAR O EQUIPAMENTO OU COMPRAR UM NOVO NOS DEFRONTAMOS COM PREÇOS ASSUSTADORES QUE NÃO AJUDAM EM NADA A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO.

ESTE BLOG RECEBE MUITAS E MUITAS VISITAS MAS POUCOS COMENTÁRIOS, CRÍTICAS, SUGESTÕES...ENTÃO FICA UMA SENSAÇÃO DE VAZIO, DE IMPOTÊNCIA, DE SOLIDÃO...
DE INUTILIDADE PARA SER MAIS EXATA.
ALÉM DA SURDEZ QUE TENTAMOS SUPERAR A CADA DIA A FALTA DE DIÁLOGO TENDE A APROFUNDAR O ISOLAMENTO.

EU ENTENDO QUE DENTRO DA SURDEZ EXISTE UMA ENORME DIVERSIDADE E QUE AS PESSOAS COM PROBLEMAS SEMELHANTES TENDAM A SE APROXIMAR PARA TROCAR INFORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA.
ASSIM FAZEM OS IMPLANTADOS, OS QUE USAM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, OS QUE FAZEM CIRURGIA PARA OTOSCLEROSE, OS ORALIZADOS ETC ...SÃO GRUPOS QUE TENDO CARACTERÍSTICAS COMUNS TENDEM A SE JUNTAR PARA DISCUTIR ESSA ESPECIFICIDADE.
NADA MAIS JUSTO.

NESTE BLOG A NOSSA ÚNICA ESPECIFICIDADE É O USO DA LÍNGUA PORTUGUESA (E OUTRAS), FALADA, ESCRITA, EM LEITURA OROFACIAL OU LABIAL, USANDO AJUDAS TÉCNICAS QUE NOS PERMITEM SUPERAR A BARREIRA DO SILÊNCIO.
NÃO IMPORTA A ORIGEM DE NOSSA SURDEZ, SOMOS ORALISTAS E/OU ORALIZADOS, ISSO NOS UNE.

NECESSITAMOS LEGENDAS EM TV, CINEMA, TEATRO...INFORMAÇÃO ESCRITA NOS LOCAIS PÚBLICOS, SONORIZAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS, TEATROS, CINEMAS, MUSEUS...E PRINCIPALMENTE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FACILITEM TRATAMENTOS, CIRURGIAS, COMPRA DE EQUIPAMENTOS SEM IMPOSTOS E ACESSIBILIDADE CULTURAL, ESCOLAR E CIDADÃ.

COMO NÃO USAMOS LIBRAS E SIM A LÍNGUA PORTUGUESA MUITAS DAS AÇÕES INCLUSIVAS NÃO NOS AUXILIAM.
NÃO SOMOS CONTRA O USO DE LIBRAS MAS QUEREMOS MOSTRAR ÀS AUTORIDADES QUE UMA IMENSA POPULAÇÃO DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS USA A LÍNGUA PORTUGUESA COMO MEIO DE EXPRESSÃO E QUE NOSSA ACESSIBILIDADE NÃO PASSA PELO USO DE INTÉRPRETES DE LIBRAS.

NÃO QUERO ME SENTIR PARTICIPANDO DO "BLOCO DO CONTRA" SEI QUE SOMOS MUITOS MAS SE NÃO MANIFESTAMOS NOSSAS NECESSIDADES E ASPIRAÇÕES SEREMOS ETERNAMENTE IGNORADOS.

6 comentários:

Unknown disse...

Gostei da proposta do site. Dou uma sugestão: não escreve um texto inteiro com letras em caixa alta (maiúsculas). Isso cansa o olho do leitor, ainda mais o leitor surdo que tem dificuldades em compreensão da língua portuguesa.

soramires disse...

Elton, muchas gracias pelo comentário.
Nunca faço texto todo em caixa alta mas este saiu gritado meesmo, pela bronca de estar há anos batendo na mesma tecla e nada acontecer.

Elton Schneider disse...

Estou pesquisando sobre a realidade dos alunos surdos tanto no Brasil quanto em outros paises. Recortei um trecho de uma pesquisadora alemã que diz: Stretz (2004) coloca dois pontos como cruciais para o entendimento destas dificuldades, uma estimativa inadequada das capacidades de desempenho dos surdos, e, por outro, os problemas de comunicação entre colegas surdos e ouvintes.
Acredito que um dos grandes problemas que temos em relação a trabalhar, conviver e nos relacionarmos com o aluno surdo, sou professor universitário, vem do fato que não sabemos nos comunicar com estas pessoas, seja em libras seja em lingua portuguesa

soramires disse...

Nosso foco é o surdo que usa a língua portuguesa, tendo nascido surdo ou não.
Nessas necessidades são básicamente: poder ver o rosto do professor para ajudar na leitura labial (geralmente complementamos o auxilio dos equipamentos com leitura labial), informação escrita, locais com sonorização especial (hearing loop), equipamentos individuais de FM, filmes e audiovisuais legendados, etc nos EUA existem serviços que fazem a transcrição das aulas que acabam sendo usados até por alunos ouvintes.
Nosso blog tem várias matérias sobre o assunto.

Anônimo disse...

Prezados amigos
Queremos parabeniza-los pelo trabalho e propor a voces que visitem o site do CENTRO DE VIDA INDEPENDENTE DE BELO HORIZONTE http://vidaindependentebh.blogspot.com e nos inclua no seu link dos BLOGS E PORTAIS FAVORITOS. Faremos o mesmo hoje visto que compartilhamos da idéia do surdo utilizar da Lingua Portuguesa preferencialmente, e sem excluir aqueles que utilizam das libras.
Forte abraço

Kátia Ferraz
Presidente do CVI-BH

soramires disse...

Kátia, é com enorme prazer que colocamos o blog
entre nossos preferidos.
Sinta-se à vontade para sugerir, criticar e trocar ideias. Abração

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO