terça-feira, 30 de junho de 2009

RESPOSTA DO METRÔ SÃO PAULO SOBRE AVISO ESCRITO INDICANDO PRÓXIMA ESTAÇÃO

QUERIDOS AMIGOS SULP

SE QUISERMOS MELHOR ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO DE NOSSAS REIVINDICAÇÕES TEMOS O DEVER DE MANIFESTÁ-LAS ESCREVENDO ÁS AUTORIDADES, EMPRESAS, ESCOLAS, ETC.
PUBLICO AS RESPOSTAS QUE RECEBO PARA QUE VEJAM QUE VALE A PENA TOMAR UM TEMPINHO E MANDAR UM E-MAIL.
PRECISAMOS DE AÇÃO E NÃO DE LAMENTAÇÃO!!!!!

De: Atendimento ao Cliente Assunto: Metrô-SP para SÔNIA M. R. ALMEIDA..SIC n° 6212/09
Data: Terça-feira, 30 de Junho de 2009, 11:47

Prezada Sonia:
Nos novos trens do metrô e nos trens da Linha 5- Lilás, acima das portas centrais há um 'mapa dinâmico' que indica, por meio de sinais luminosos, a localização do trem, auxiliando pessoas com deficiência auditiva.
Está previsto para o ano de 2010, na reforma de todos os trens do metrô, a instalação de painéis luminosos, semelhantes aos encontrados nos novos trens.
Atenciosamente,
CECÍLIA GUEDESCoordenadoria de Atendimento ao ClienteComunique-se com o Metrô - Atendimento ao ClienteCaixa de Sugestões em todas as estaçõesTelefone do Usuário nas estações: Tatuapé, Sé e Tucuruvi
Endereço Eletrônico (e-mail): mailto:servic@metrosp.%20com.br
Atendimento Pessoal: Estação Sé, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h, exceto feriados.Correio: Rua Vergueiro, 1200 - Paraíso - CEP 01504 000 - Fax: 3179-2053Central de Informações: 0800-7707722, de 2ªfeira a sábado, das 7h às 19h, exceto feriados.

NÃO TOME REMÉDIOS POR CONTA PRÓPRIA

Em tempos de proliferação de dengue, gripe suína, febre amarela, meningite etc...todo cuidado é pouco.

A mania de automedicação pode colocar em perigo a eficácia de antibióticos, criando resistência.

Não compre nem use antibióticos sem prescrição médica. Na verdade o certo seria evitar tomar quaisquer remédios sem prescrição e acompanhamento médico.
Até mesmos os chás e os medicamentos chamados "naturais" podem ser perigosos se tomados sem prescrição.
Os antibióticos e outro medicamentos também podem provocar ou agravar problemas auditivos, a chamada ototoxidade é um elemento importante a ser considerado.
Se tiver problemas auditivos avise sempre o médico e leia as bulas, para mulheres com otesclerose certos hormônios não são indicados.
Em caso de dúvida os laboratórios possuem atendimento ao consumidor para esclarecer eventuais contraindicações.



NOTÍCIAS
30-06-2009
Comprar antibióticos e anti-inflamatórios nas farmácias, só com receita
Estabelecimento serão obrigados a recolher dados da prescrição e notificar a compra
Comprar antibióticos e anti-inflamatórios nas
farmácias pode ficar mais difícil, informa o InvestNews. A Anvisa estuda a possibilidade de incluir os dois itens na lista de medicamentos sujeitos a controle especial. O objetivo é combater o uso indiscriminado e resistência às drogas. No Brasil, para alguns tipos de bactérias, em até 40% dos casos há resistência a antibióticos. Além de exigir a receita, que ficará retida, as farmácias serão obrigadas a recolher dados da prescrição e notificar a compra eletronicamente à Anvisa. A receita será carimbada para evitar nova utilização. As lojas que não cumprirem as disposições estarão sujeitas a punições já válidas para quem não obedece o controle exigido para outros medicamentos, como multas.
Fonte: InvestNews

segunda-feira, 29 de junho de 2009

NEM MESMO O GOVERNO PROMOVE A ACESSIBILIDADE? Outra vez?Capítulo II

NEM MESMO O GOVERNO PROMOVE A ACESSIBILIDADE?

HOJE HOUVE NOS CANAIS DE TV UM PRONUNCIAMENTO DO MINISTRO DA PESCA ALTEMIR GREGOLIN.


O MINISTRO APARENTEMENTE FALOU PARA OS OUVINTES E PARA OS DEFICIENTES AUDITIVOS QUE USAM A LÍNGUA DE SINAIS.OS SURDOS BRASILEIROS QUE NÃO USAM A LINGUA DE SINAIS, AS PESSOAS IDOSAS COM BAIXA AUDIÇÃO FICAMOS DESINFORMADOS: NÃO HAVIA LEGENDAS EM PORTUGUÊS.


QUAL A LÓGICA QUE DETERMINA QUE SE FAVOREÇA UM SEGMENTO DE DEFICIENTES AUDITIVOS E SE IGNORE OUTRO? QUE DIZEM OS ÓRGÃOS OFICIAIS RESPONSÁVEIS PELA ACESSIBILIDADE E CIDADANIA?


ENQUANTO ÓRGÃOS DO GOVERNO NOS IGNORAM PARTIDOS POLÍTICOS E EMPRESAS PRIVADAS TÊM AUMENTADO O NÚMERO DE PROPAGANDAS LEGENDADAS O QUE ALÉM DE SER LOUVÁVEL EM TERMOS DE RESPEITO AOS DEFICIENTES É TAMBÉM UMA ATITUDE INTELIGENTE UMA VEZ QUE AS PESSOAS DEFICIENTES SÃO ELEITORES E CONSUMIDORES.


PEDIMOS AOS RESPONSÁVEIS PELA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE OFICIAIS QUE NÃO SE REPITA ESSA LAMENTÁVEL FALHA. SERÁ QUE HOUVE MESMO ESSA FALHA? NA VERDADE FIQUEI EM DÚVIDA, SERÁ QUE O "CLOSED CAPTION" DA MINHA TV ESTAVA DESATIVADO? NÃO ME PARECEU, MAS...SE FOR ASSIM PEÇO DESCULPAS AO MINISTRO E AOS RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DO PROGRAMA.
AFINAL DE CONTAS OS SULP TAMBÉM QUEREMOS ESTAR INFORMADOS.
Se você também não conseguiu acompanhar o que dizia o ministro e quiser reclamar:

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO:
secom@planalto.gov.br



Venho manifestar minha surpresa e desagrado ao verificar que pronunciamentos de Ministros como o do Min. da Agricultura e da Pesca recentemente emitidos apresentam janela de libras para os surdos sinalizadores mas não apresentam legendas em língua portuguesa.

Sou parte da população usuária de aparelhos auditivos e implantes e pessoas de terceira idade com baixa audição.
Não sou contra a janela de libras mas lembro que os demais surdos, os que se comunicam usando a língua portuguesa lida e escrita necessitamos que toda programação de TV seja legendada para que possamos exercer nosso direito à cidadania.


Eu já mandei a minha mensagem, faça a sua parte em defesa dos direitos dos SULP.

domingo, 28 de junho de 2009

DESABAFO, PROTESTO, BRONCA DE UMA SURDA!

COLOQUEI UM TEXTO SOBRE ACESSIBILIDADE para surdos NO MEU BLOG PESSOAL.
http://www.cornetaacustica.blogspot.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ESPECIALISTAS CRITICAM PROJETO SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


COMISSÕES / Constituição e Justiça
25/06/2009

Especialistas criticam projeto sobre direitos das pessoas com deficiência

Representantes de vários segmentos organizados em defesa das pessoas com deficiência criticaram nesta quinta-feira (25) proposta em tramitação que altera a Lei 7.853/89, que dispõe sobre os direitos da pessoa com deficiência. De autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), o projeto (PLS 112/06) foi discutido em audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde está sendo relatado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO).
A representante da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência (Corde), Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, afirmou aos senadores que qualquer norma brasileira sobre deficiência precisa estar adequada à Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil no ano passado, após ser aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional.
Ela lembrou que o projeto de Sarney não pode ser considerado uma afronta à Convenção, pois foi apresentado em 2006, antes, portanto, da ratificação da convenção pelo Brasil. Afirmou, entretanto, que há vários ajustes a serem feitos na proposta, que trata, por exemplo, da questão da reserva de mercado para os deficientes como uma atitude assistencialista.
- Temos que tomar cuidado com a questão assistencialista, pois o empresário, hoje, considera que a capacitação dessas pessoas é fundamental - afirmou Izabel Maria.
Para a representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), Maria Aparecida Gugel, o projeto precisa ser melhor discutido com a sociedade brasileira. Caso contrário, opinou, deve ser arquivado.
- Que visão é essa que tem o Brasil de que a pessoa com deficiência precisa de assistencialismo? Esta casa precisa conhecer um pouco sobre os avanços sociais conquistados na área da deficiência - avisou Maria Aparecida, para quem a pessoa com deficiência precisa é ter oportunidades de educação e de preparação para o mercado de trabalho.
Qualificação profissional
Acesso a educação também foi apontado pela representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Loni Elisete Manica, como fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Para ela, a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho só se dará pela qualificação profissional, pois as empresas não querem contratar deficientes somente para cumprir uma cota exigida pela lei.
- O emprego ocorre com a inclusão no sistema escolar. A pessoa só vai ter dignidade na empresa se tiver escolaridade.
A mesma opinião tem a portadora de deficiência e representante do Centro de Vida Independente (CVI), Flávia Maria de Paiva Vital, para quem os deficientes estão cansados de serem tratados como "coitadinhos".
- Querem nos tratar assim porque muitas das nossas leis ainda têm ranço no assistencialismo. Precisamos é de ensino de qualidade para todos. Já se foi o tempo em que pedíamos permissão para entrar. Já entramos. Hoje lutamos para estarmos contemplados no plano de cargos e salários - afirmou Flávia Maria, que defendeu uma discussão ampla do projeto de Sarney, bem como de outros tantos sobre o assunto em tramitação nas duas casas do Congresso.
Na opinião do coordenador da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Marco Antônio Pellegrine, o grande problema do PLS 112/06 é não ter sido discutido com segmentos de organizações civis especializados em deficiência antes de ter sido apresentado ao Senado. Portador de deficiência, ele defendeu o sistema de cotas para os deficientes no mercado de trabalho.
- O grande motor da inclusão é essa pressão que a lei de cotas tem colocado - garantiu Marco Antônio.
A conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Laís Figueiredo Lopes afirmou que não é mais possível, na sociedade moderna e principalmente após a ratificação da convenção da ONU, não reconhecer a plenitude da capacidade das pessoas com deficiência.
- A grande conquista da convenção é justamente esse olhar diferente sobre os deficientes. Hoje, trabalhamos com a perspectiva de que eles não precisam mais de um apoio especial, pois já são direitos conquistados - observou a representante da OAB.
Valéria Castanho / Agência Senado
CCJ vai aprofundar debate sobre fixação de cota para deficientes em cargos públicos
CCJ debate ampliação de direitos da pessoa com deficiência

Lúcia Vânia pode centralizar análise de projetos sobre pessoas com deficiência
lucia.vania@senadora.gov.br
Já mandei e-mail para a senadora com cópia do nosso manifesto e explicação de nossas necessidades como SULP (SôRamires)

Entidade de defesa das pessoas com deficiência critica projeto
Empresários querem empregar pessoas com deficiência que estejam capacitadas
Representante da Secretaria de Direitos Humanos defende cota em universidade para pessoa com deficiência
CCJ debate mudanças na lei que garante direitos a essa parcela da população
Projeto de Sarney sobre pessoas com deficiência deve ser arquivado, pede representante da associação do Ministério Público
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
92714





quarta-feira, 24 de junho de 2009

LEI DA ACESSIBILIDADE

PARA AS PESSOAS INTERESSADAS NOS DIREITOS DOS DEFICIENTES À ACESSIBILIDADE INDICAMOS UMA PÁGINA COM O TEXTO INTEGRAL DA LEI

http://www.acessobrasil.org.br/index.php?itemid=329

SE NÃO CONHECERMOS NOSSOS DIREITOS FICA DIFÍCIL LUTAR POR SEU CUMPRIMENTO!!!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

NEM MESMO O GOVERNO PROMOVE A ACESSIBILIDADE?

HOJE HOUVE NOS CANAIS DE TV UM PRONUNCIAMENTO DO MINISTRO DA AGRICULTURA REINHOLD STEPHANES.

O MINISTRO APARENTEMENTE FALOU PARA OS OUVINTES E PARA OS DEFICIENTES AUDITIVOS QUE USAM A LÍNGUA DE SINAIS.

OS SURDOS BRASILEIROS QUE NÃO USAM A LINGUA DE SINAIS, AS PESSOAS IDOSAS COM BAIXA AUDIÇÃO FICAMOS DESINFORMADOS: NÃO HAVIA LEGENDAS EM PORTUGUÊS.

QUAL A LÓGICA QUE DETERMINA QUE SE FAVOREÇA UM SEGMENTO DE DEFICIENTES AUDITIVOS E SE IGNORE OUTRO?

QUE DIZEM OS ÓRGÃOS OFICIAIS RESPONSÁVEIS PELA ACESSIBILIDADE E CIDADANIA?

ENQUANTO ÓRGÃOS DO GOVERNO NOS IGNORAM PARTIDOS POLÍTICOS E EMPRESAS PRIVADAS TÊM AUMENTADO O NÚMERO DE PROPAGANDAS LEGENDADAS O QUE ALÉM DE SER LOUVÁVEL EM TERMOS DE RESPEITO AOS DEFICIENTES É TAMBÉM UMA ATITUDE INTELIGENTE UMA VEZ QUE AS PESSOAS DEFICIENTES SÃO ELEITORES E CONSUMIDORES.

PEDIMOS AOS RESPONSÁVEIS PELA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE OFICIAIS QUE NÃO SE REPITA ESSA LAMENTÁVEL FALHA. SERÁ QUE HOUVE MESMO ESSA FALHA?

NA VERDADE FIQUEI EM DÚVIDA, SERÁ QUE O "CLOSED CAPTION" DA MINHA TV ESTAVA DESATIVADO? NÃO ME PARECEU, MAS...
SE FOR ASSIM PEÇO DESCULPAS AO MINISTRO E AOS RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DO PROGRAMA.

AFINAL DE CONTAS OS SULP TAMBÉM QUEREMOS ESTAR INFORMADOS.

Se você também não conseguiu acompanhar o que dizia o ministro e quiser reclamar:

http://www.agricultura.gov.br/

Fale com a ouvidoria. Eu já falei, espero ser "ouvida" pela ouvidoria.
Resposta:
Prezado(a) Sr(a) Sônia M.R. Almeida,
Encaminhamos resposta referente a demanda de nº 31249 da Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Mensagem Original, Enviada em 23/06/200:A mensagem do Ministro no dia 23.06.2009 não foi apresentada com legendas em português mas apenas com língua de sinais.Os surdos usuários da língua portuguesa e as pessoas de terceira idade com perda auditiva não tiveram o acesso ao que dizia o ministro num total desrespeito às normas de acessibilidade na comunicação.

Resposta da ouvidoria:Prezada senhora Sônia Almeida,Em atenção a reclamação apresentada por Vossa Senhoria, informamos que submetemos o assunto ao conhecimento da Assessoria de Comunicação Social do Gabinete do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado desta Pasta, que prestou as seguintes orientações:"O Ministério da Agricultura, assim como os demais órgãos da administração federal, cumpre as determinações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), no tocante à utilização de rede nacional de rádio e televisão. Sua reclamação será repassada à Secretaria para as providências que se acharem necessárias."
Anexos:
Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos através dos canais de contato de nossa Ouvidoria, conforme a seguir:
Telefone: 0800 704 1995E-mail: ouvidoria@agricultu ra.gov.brFax: (061) 3218 2994Endereço: Ouvidoria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 08 CEP 70043-900 Brasília -DF


ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA DEFICIENTES AUDITIVOS E SURDOS NÃO USUÁRIOS DE LINGUAS DE SINAIS

Estamos pesquisando mais informação...

BRASIL - até agora só há indicações de intérpretes de língua de sinais em alguns eventos(que não tem utilidade para os SULP) e alguns filmes legendados, quanto ao equipamento de indução magnética não encontrei nenhuma menção.
Se alguém conhecer auditórios, salas de teatro, cinema, escolas, igrejas ou quaisquer locais públicos dotados de facilidades para surdos usuários de aparelhos auditivos ou implantes por favor nos comunique.


CHILE

El Centro de Extensión Artística y Cultural de la Universidad de Chile, CEAC, acaba de instalar el sistema de aro magnético en el Teatro Universidad de Chile, para facilitar con ello la audición en todos sus espectáculos de concierto y ballet a las personas que usan audífonos por sordera o hipoacusia.
Con esta iniciativa, se convierte en la primera sala de espectáculos en el país que contará con el sistema de aro magnético y sus beneficios ya los están comprobando las personas con discapacidad acústica, que asisten a las funciones de “París-Santiago”, obra que presenta el Ballet Nacional Chileno, BANCH, junto a Los Jaivas en vivo hasta el 17 de mayo próximo.

ESPANHA - Aragón
http://www.youtube.com/watch?v=yDo3TUvW6qo

ESPANHA
Fuente: europapress.es -
San Sebastián Turismo instala un sistema para atender "óptimamente" a personas con diversidad funcional auditiva

San Sebastián Turismo instaló la semana pasada en su oficina de atención del Boulevard, en la capital guipuzcoana, un sistema electrónico de transmisión que, a través de 'un bucle magnético', recoge la voz del informador turístico y la emite 'amplificada a los audífonos estandarizados de personas con diversidad funcional auditiva', según explicó hoy el concejal de Turismo en el Ayuntamiento donostiarra, Enrique Ramos.En una rueda de prensa, Ramos, acompañado del gerente de San Sebastián

ESPANHA

La Princesa Letizia presidirá hoy a las 11.00 horas en La Casa Encendida de Madrid, la inauguración de un ciclo sobre cine y discapacidad dentro del III Ciclo 'La Mirada que integra' Dado el éxito de la iniciativa sobre cine y discapacidad en sus dos primeras ediciones, donde se aplicó por primera vez toda la accesibilidad conocida --audiodescripción, subtitulado, bucle magnético, lengua de signos, estenotipia y braille, y fácil lectura en los programas--, Obra Social Caja Madrid decidió seguir demostrando que se puede hacer cine para todos, sin ningún tipo de exclusión.

ESPANHA

http://www.museoreinasofia.es/programas-publicos/educacion/accesibilidad/discapacidadauditiva.html
Accesibilidad

Discapacidad auditiva
A través de adaptaciones técnicas y de la Lengua de Signos Española (LSE), las personas sordas tienen la posibilidad de visitar y disfrutar del Museo en igualdad de condiciones.

Signoguía
Visita interactiva en soporte PDA que comprende las obras clave de la Colección (Planta 2). Las explicaciones de las obras se realizan mediante grabaciones en Lengua de Signos Española con subtítulos, permitiendo a las personas sordas realizar una visita completamente autónoma.
Préstamo gratuito del equipo.
Hay 6 equipos disponibles en los mostradores de audioguías (Planta 1 del Edificio Sabatini, en el claustro principal y Edificio Nouvel, Planta 0)
Patrocinio: Fundación Orange

Servicio de Intérpretes en Lengua de Signos Española (LSE)
El Museo pone a disposición de las personas sordas que deseen participar en cualquiera de nuestras actividades (talleres, cursos, visitas guiadas...) un servicio de intérpretes en Lengua de Signos.
Puede solicitar nuestro folleto con la oferta completa de programas educativos, o informarse en educacion.mncars@mcu.es
Servicio gratuito previa solicitud por teléfono o correo electrónico:Tlf.: 91 774100 ext.
2033mailto:2033accesibilidad.mncars@mcu.es

Bucle magnético

Las Taquillas y el mostrador de Información del acceso al Museo por el edificio Jean Nouvel (en el patio que hay junto a Ronda de Atocha), están dotadas de una instalación permanente de amplificación de sonido mediante Bucle magnético. Ponga su audífono en la posición “T” y diríjase directamente a aquellos señalizados con el icono correspondiente
Lazos personales de inducción magnética

El Museo pone a disposición de las personas hipoacúsicas o con pérdida auditiva que utilicen audífonos o implantes con la posición “T” un servicio gratuito de préstamo de lazos personales de inducción magnética que permite utilizar con normalidad todos los servicios que ofrece el Museo.

PASOS PARA SOLICITAR EL LAZO DE INDUCCIÓN MAGNÉTICA
Actos en los Auditorios 200 y 400.
1. Suba hasta la planta 2 del edificio de los Auditorios (acceso por Ronda de Atocha)
2. Solicite el receptor y el lazo de inducción al personal de atención al público, en el mostrador correspondientemente señalizado.
3. Le requerirán un documento identificativo como depósito hasta que entregue el equipo al salir del Auditorio.
Actos en el Auditorio Sabatini.
1. Diríjase al mostrador correspondientemente señalizado que hay en el vestíbulo que da acceso al Auditorio, (planta 1 del Edificio Sabatini).
2. Solicite el receptor y el lazo de inducción al personal de atención al público que atiende el mostrador.
3. Le requerirán un documento identificativo como depósito hasta que entregue el equipo al salir del Auditorio.
Audioguías.
Al hacer uso del servicio de audioguías podrá solicitar sin coste adicional un lazo de inducción compatible con el equipo.
Visitas por las salas de exposición.
Periódicamente el Museo convoca visitas en las que se ofrecen lazos personales de inducción.Si desea asistir a alguna visita, o si prevé otras necesidades para su propio grupo, póngase en contacto con nosotros.

ESPANHA - GUGGENHEIN - BILBAO
Un museo para todas las personas

Facilitar a todas las personas la accesibilidad a los
servicios y actividades que se ofrecen en el Museo
Guggenheim Bilbao es uno de los objetivos
prioritarios de esta institución. Por ello, ponemos a
su disposición la presente guía informativa, que
complementa nuestro catálogo de información
general. Agradeceremos cualquier observación o
sugerencia que desee hacernos llegar.



Audio-guías: Sistema portátil para escuchar información sobre la arquitectura del edificio
y las exposiciones que le permite visitar el Museo de forma autónoma. Se pueden solicitar
auriculares ajustables y contamos con bucle magnético para su funcionamiento.
El Museo dispone de vídeo-guías para personas con discapacidad auditiva en lengua de signos
española o con subtítulos. También se facilitan los textos en euskera, inglés, francés,
alemán e italiano.
·
Sillas de niños: Si desea llevar en silla a los más pequeños, solicítelas en el guardarropa.
·
Sillas de ruedas: Para mayor comodidad de los visitantes que lo requieran disponemos
de sillas de ruedas. Solicítelas en el guardarropa.
·
Sillas portátiles: Sillas ultraligeras para descansar en cualquier punto de su recorrido.
Solicítelas en el guardarropa.
·
Aseos: Todos los aseos cuentan con cabinas individuales preparadas para usuarios de sillas
de ruedas. Además, en la primera planta y en la planta 0 disponen de cambia pañales.
·
Ascensores: Su amplitud permite un cómodo desplazamiento entre plantas.
·
Tienda-Librería: Consulte nuestra amplia gama de productos. Nuestros asistentes de
tienda le atenderán de forma personalizada.
·
Cafetería y Restaurante: Con servicio de atención en todas las mesas, su carta le ofrece
una de las cocinas vascas más personales del momento. Si tiene incompatibilidad con
algún alimento, comuníquenoslo y le propondremos alternativas adecuadas. El
Restaurante cuenta con sillas para niños.
·
Biblioteca: Sus fondos bibliográficos están especializados en arte moderno y
contemporáneo. Nuestros bibliotecarios le atenderán de forma personalizada.
·
Auditorio: Dispone de espacios reservados para sillas de ruedas y bucle magnético para
personas sordas.
.
·
Mostradores: Están adaptados para usuarios de sillas de ruedas y disponen de bucle
magnético.

·
Atención integrada: Desde el puesto de información pueden facilitarle, si lo necesita, los
servicios de venta de entradas, guardarropa y audioguía.




EStados Unidos da América
Grand Haven/Muskegon Areas
These institutions are supporting people with hearing loss by broadcasting sound directly to hearing aids

CHURCHESBethel Baptist (Fruitport)Central United Methodist (Muskegon)Christ Community (Spring Lake)Covenant Community (Muskegon)Covenant Life (Grand Haven)Faith United Reformed (West Olive)First Congregational (Casnovia)First Congregational (Muskegon)First Evang. Lutheran (N. Muskegon)First Reformed (Grand Haven)Forest Park CovenantGateway Community (Zeeland)Lake Harbor Methodist (Norton Shores)Lakeside United Meth. (Muskegon) Prince of Peace (Muskegon)Second CRC (Grand Haven)St. Francis deSales Cath. (Muskegon)St. Mary's Catholic (Spring Lake)St. Michael's (Muskegon)St. Patrick's Catholic (Grand Haven)St. Paul's Episcopal (Muskegon)St. Thomas' (Muskegon)United Methodist Church of the Dunes (Grand Haven)Whitehall United Claybanks Meth. (Whitehall)

EDUCATIONAL FACILITIESGreater Muskegon Catholic Central High School Auditorium

PUBLIC FACILITIES City of Grand Haven Council ChambersGrand Haven Community CenterLaketon Township HallSpring Lake District LibrarySpring Lake Township Hall

BUSINESSES AND LOCAL VENUESDeaf Hard of Hearing Connection (Muskegon)Grand Haven Area Arts CouncilGrand Haven Ear & Hearing (Grand Haven)Hearing Wellness Center (Spring Lake)Masonic Temple (Muskegon)





Holland-Zeeland Area (Michigan)
These institutions are supporting people with hearing loss by broadcasting sound directly to hearing aids:
Estas instituições estão apoiando as pessoas com perdas auditivas transmitindo o som diretamente para os aparelhos auditivos:

PLACES OF WORSHIP Bentheim Reformed (Hamilton) Bethany CRCBethany Reformed (Hamilton)Bethel CRCCalvary BaptistCalvary Reformed ChurchCalvin CRCCentral Avenue CRCCentral Park ReformedCentral WesleyanChrist Community of DouglasChrist Memorial ReformedCommunity Church of Douglas Community Reformed Church Covenant PresbyterianCrossroads ChapelDrenthe CRCDunningville Reformed (Allegan)Ebenezer ReformedFaith CRCFaith ReformedFaith United Reformed (W. Olive)Fellowship ReformedFirst Allendale CRCFirst CRCFirst PresbyterianFirst Reformed of HollandFirst Reformed of ZeelandFirst United Methodist Fourteenth Street CRCFourth ReformedGanges United Methodist (Fennville) Graafschap CRCGrace EpiscopalGrace ReformedHamilton CRCHamilton ReformedHarderwyk MinistriesHarlem Reformed Haven CRCHaven Reformed (Hamilton)Holland Gospel ChapelHolland Heights CRCHope ChurchHope Reformed (South Haven) Lakeshore VineyardLighthouse Baptist Maplewood ReformedMaranatha CRCNiekerk CRCNoordeloos CRCNorth Holland ReformedNorth Point Assembly of GodNorth Street CRCOakland CRC (Hamilton)St. Margaret Parish (Otsego)Overisel CRCOverisel ReformedPark CRC
Pillar Christian ReformedPine Creek Christian ReformedProvidence Christian ReformedReformed BaptistRose Park Baptist Rose Park Reformed St. Francis De Sales CatholicSecond ReformedSouth Olive Christian ReformedSt. Peter's Lutheran (Dorr)Third Christian ReformedThird ReformedTrinity ReformedUnited Methodist Church of the DunesVriesland ReformedWestern Theological Seminary Chapel

EDUCATIONAL FACILITIES
Camp Geneva Hope College -DeWitt Theater -Dimnent Chapel -HASP classroom -Haworth Center -Knickerbocker Theatre -Maas Auditorium -Martha Miller Center -Schaap Sci. Ctr. Atrium & Aud.Holland H. S. Performing Arts Ctr.Hudsonville High School (classroom)W. Ottawa H. S. Performing Arts Ctr.Western Theol. Seminary (chapel)

PUBLIC FACILITIES
Evergreen Commons Senior CenterHerrick District Library AuditoriumHolland 7 (Theater room #5)Holland Charter TownshipHolland City Hall (Council chambers) Howard Miller Community Center BUSINESSES AND LOCAL VENUESFreedom Village (retirement center) Lakeshore Hearing Ctrs. (2 locations) Macatawa Bank (Lakewood Branch)Notier-Verlee-Langeland Funeral ChapelParagon Bank & Trust (drive-through)Premovation Audio Service CounterRoyal Park Place (retirement center)Yntema Funeral HomeZeeland Ear & Hearing
Fonte: http://www.hearingloop.org/


NA FRANÇA

Lista de locais com acessibilidade auditiva:
(colaboração de Inês)
http://sites.google.com/site/accessibiliteauditive/liste-salle-avec-bim


O Centre Pompidou tem uma página especial sobre acessibilidade para pessoas com deficiência física, sensorial e motora:
http://www.handicap.centrepompidou.fr/handicapcp/site/index.php?page=contenu&page_id=98
Destacamos os recursos oferecidos para surdos e deficientes auditivos. Para as demais deficiências consultar a página acima indicada.
O objetivo do Centro é oferecer às pessoas com deficiência o mesmo acesso à arte e à cultura dipsponível para o público em geral.
Destacamos a existência de suas salas de cinema: Cinema 1 e Cinema 2 equipadas com equipamento sonoro de indução magnética para surdos e deficientes auditivos. E equipamentos portáteis (audioguias) para fazer visitas guiadas narradas com captação para aparelhos auditivos e implantes.
Também conta com intérpretes de língua de sinais.

A Bibliothèque Nationale de France François Mitterrand possui dois auditórios equipados com amplificador de indução magnética e oferece também vídeos legendados.

Na página abaixo veja a acessibilidade para as demais deficiências:
http://www.bnf.fr/pages/zNavigat/frame/pratic.htm?ancre=handicap.htm

A Comédie Française, o Théâtre National de Chaillot e o Théâtre de l´Europe (Odéon) igualmente contam com o amplificador de indução magnética.

ARGENTINA

Aro Magnético/Bucle Magnético/Hearing loop...
http://www.mah.org.ar/
SALAS EQUIPADAS CON ARO MAGNÉTICO DONADO POR LA MAH
Aquí detallamos la cronología de las donaciones de Aro Magnético realizadas por la MAH:1998
Teatro Maipo (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Independencia (Mendoza)
Universidad del Aconcagua (Mendoza)
Consejo Argentino de Relaciones Internacionales (CARI) (Ciudad de Buenos Aires)
1999
Sala Pablo Neruda del Paseo La Plaza (Ciudad de Buenos Aires).
Teatro Coliseo Podestá (La Plata)
2001
Planetario "Galileo Galilei" (Ciudad de Buenos Aires)
Escuela de Educación Especial José A. Terry (San Juan)
2002
Teatro Colón (Ciudad de Buenos Aires)
2003
Teatro del Libertador General San Martín (Ciudad de Córdoba)
Teatro Municipal 1º de Mayo (Santa Fe)
Cine Gaumont, sala Nº 3 (Ciudad de Buenos Aires)
2004
Sala KM3, Palais de Glace (Ciudad de Buenos Aires).
Teatro La Galera Encantada (Ciudad de Buenos Aires)
Biblioteca Sarmiento (San Carlos de Bariloche)
Cine Santa Cecilia de Bell Ville (Córdoba)
Parroquia de la Santísima Trinidad (Ciudad de Buenos Aires)2005
Centro Cultural Fray Mocho (Ciudad de Buenos Aires)
Sala Martín Coronado del Teatro San Martín (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Municipal Bahía Blanca (Buenos Aires)
2006
Cine Teatro Pico (General Pico)
Salón Auditorium del Círculo de Oficiales de Mar (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Presidente Alvear (Ciudad de Buenos Aires)
Complejo Cultural Guido Miranda (Chaco)
Museo de Arte Eduardo Minicelli (Río Gallegos)
Temaikén (Buenos Aires)
2007
Escuela de Educación Especial Arturo Illia (Cruz del Eje, Córdoba)
Escuela de Educación Especial Nº 516 (Pto, Madryn, Chubut)Escuela de Educación Especial Nº 517 (Comodoro Rivadavia, Chubut)
Escuela de Educación Especial Nº 525 (Rawson, Chubut)
Sala Pablo Picasso del Paseo La Plaza (Ciudad de Buenos Aires).
Sala Carlos Carella (Ciudad de Buenos Aires)
Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la UBA (Ciudad de Buenos Aires)
2008
Teatro Provincial (Salta)
Teatro La Comedia (Rosario)
Centro Cultural Tanti (Tanti, Córdoba)
Centro Cultural Eugenio Virla (Ciudad de San Miguel de Tucumán)
Escuela de Educación Especial Nº 503 (Lanús, Buenos Aires)
Teatro 3 de Febrero (Paraná, Entre Ríos)
Actors Studio Teatro (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Auditorium (Mar del Plata, Buenos Aires)


Suiça:
http://ecoute.ch/Lieux%20BM%20mars%202009.pdf
(colaboração: Inês)

Suécia (Portugal)
Acessibilidade em Salas de reuniões e comferências

Texto traduzido para o Português (Origem Suécia)

http://www.medicalplus-pt.com/conteudo/uploaded/videos/pdfs/Acess_Conf_Reun_Deficientes.pdf

(colaboração Inês)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

SOMOS A FAVOR DOS SULP E NÃO CONTRA OS SINALIZADORES

TÊM CIRCULADO MENSAGENS QUE NOS CLASSIFICAM COMO CONTRÁRIOS A LIBRAS.

O FATO DE SERMOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA NÃO NOS COLOCA EM POSIÇÃO DE "INIMIGOS" DE SURDOS QUE USAM LÍNGUAS DE SINAIS OU GESTUAIS COMO SE DIZ EM PORTUGAL OU DE SUA FORMA DE EXPRESSÃO.

ALGUNS SULP TAMBÉM CONHECEM LIBRAS OU OUTRAS LÍNGUAS GESTUAIS MAS NOSSA LUTA E NOSSA NECESSIDADE ESTÁ VOLTADA PARA AS AJUDAS TÉCNICAS QUE NOS PERMITAM EXERCER A CIDADANIA DENTRO DE NOSSA ESPECIFICIDADE QUE É O USO DA LÍNGUA PORTUGUESA FALADA E/OU ESCRITA.

DESCRIÇÃO DE NOSSO GRUPO NO ORKUT:

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=78601181

SULP SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Movimento de pessoas deficientes auditivas/surdas que se utilizam da Língua Portuguesa falada e escrita (e também podem se comunicar em outros idiomas).
Nosso grupo abrange pessoas que nasceram surdas e são oralizadas, quem nasceu ouvinte e ficou surdo e ainda os surdos sinalizadores que usam a língua portuguesa.
Usamos leitura oro-facial, aparelhos auditivos e implantes cocleares.
CONSIDERAMOS A LÍNGUA PORTUGUESA UM INSTRUMENTO PARA O EXERCÍCIO DE NOSSA CIDADANIA.Só aceitamos a participação de pessoas que se identifiquem. Anônimos não serão aceitos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

RESPEITO A GENTE CONQUISTA

PRECISAMOS DE SUA PARTICIPAÇÃO

Ou melhor:

PRECISAMOS DE NOSSA PARTICIPAÇÃO!

Temos visto ultimamente um crescimento animado de blogs, grupos, encontros que mobilizam os diversos tipos de pessoas deficientes.
Os cadeirantes são um belo exemplo, estão em todas as atividades profissionais, culturais, se reunem, reivindicam, expõe suas dificuldades...e essa insistência vai gerando seus resultados...

E os SULP? Onde andam os surdos usuários da língua portuguesa?
São muitos os visitantes deste blog. E poucos os comentários.
Queremos saber sua opinião, que tipo de problemas enfrentamos na escola, no trabalho, na diversão, que tipo de equipamento ajudaria a nossa inclusão?
E por favor pedimos que divulgue e assine nosso manifesto...

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

terça-feira, 16 de junho de 2009

Boataria on-line

"Circula pela internet um e-mail dizendo que no Instituto CEMA, na Mooca, há sobra de aparelhos auditivos. Tudo mentira.
"Além de reencaminhar a mensagem, tem gente que a imprime e cola em murais de empresas e faculdades", diz o gerente da instituição, Edgar Escobar. "É um transtorno." O CEMA cede aparelhos a 54 pacientes por mês. Depois da propagação do boato, chegou a atender a 200 ligações telefônicas sobre o assunto em um só dia. "
FONTE:
Revista VEJA S. Paulo - 26 de julho de 2006 - Pág. 6


Por favor não repasse informações sem antes confirmar, principalmente se tratando de saúde.

PARA TER INFORMAÇÃO MAIS CORRETA CONSULTE:

Serviço de atenção à saúde auditiva SUS S U S Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação, Terapia Fonoaudiológica, Implante coclear Clicando no endereço abaixo você poderá selecionar o Estado, a Cidade em que existe prestação de serviços referentes à saúde auditiva


http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Especialidades.asp?VEstado=00&VMun=00&VTerc=00&VServico=107&VClassificacao=00&VAmbu=&VAmbuSUS=1&VHosp=&VHospSUS=1

segunda-feira, 15 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

ORGANIZANDO NOSSOS CONHECIMENTOS E DIVULGANDO NOSSAS NECESSIDADES

Subte de Buenos Aires: estação Palermo. Indicação da próxima estação do metrô por aviso escrito e

não somente sonoro como ocorre em São Paulo.


METRÔ JÁ CONTA COM TELEFONES PÚBLICOS ACESSÍVEIS EM TODAS AS ESTAÇÕES
O Metrô finalizou a instalação de telefones públicos acessíveis às pessoas com deficiência auditiva ou que utilizam cadeira de rodas em todas as estações. A novidade é que, agora, os usuários surdos ou com dificuldade de fala terão à disposição 49 equipamentos que lhes garantirão um modo de se comunicarem de forma independente, por meio de uma ligação telefônica: o equipamento é conhecido como TDA (telefone para deficiente auditivo). Também foram fixados 49 aparelhos em altura adequada para atender às pessoas em cadeira de rodas ou com baixa estatura. Assim, a Companhia completa a implantação de telefones acessíveis em suas estações.
Além disso, 56 equipamentos - padrão - foram distribuídos pelas quatro linhas metroviárias, atendendo a uma manifestação frequente dos usuários. No total, há 154 novos telefones instalados nas áreas pagas das estações.
A implantação de telefones públicos adaptados faz parte das ações de acessibilidade do Metrô incluídas no Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos - STM, que prevê que até 2010 todas as estações serão acessíveis aos usuários com deficiência ou com mobilidade reduzida.Telefone Especial
Os aparelhos telefônicos para surdos têm uma tecnologia particular de operação: para o seu funcionamento é necessário que um teclado esteja acoplado a um telefone padrão para completar as ligações. O telefone especial permite que as pessoas surdas transmitam e recebam informações por meio de mensagens de texto, que são digitadas em um teclado alfanumérico e visualizadas em uma tela. A transferência de dados acontece em tempo real, semelhante ao que ocorre com e-mails. A vantagem desse sistema é que todas as mensagens são enviadas por linha telefônica comum.
O usuário poderá comunicar-se por meio de uma ligação direta, seja com pessoas que também possuam o equipamento, seja com empresas que tenham implementado centrais de atendimento aos surdos como bancos, companhias aéreas, empresas de alimentação e outros.
Ele também pode comunicar-se, com outro telefone fixo ou celular: neste caso contará com auxílio de pessoa treinada para atendê-lo, através da Central de Intermediação Surdo Ouvinte - CISO – discando para o número 142. A telefonista recebe a chamada e, por meio de um equipamento especial para intermediar a ligação, entra em contato com o ouvinte para dar início à transmissão da mensagem. Primeiro, a atendente da Central visualiza as mensagens no visor e as lê para o ouvinte. A resposta do ouvinte é digitada pela atendente e enviada imediatamente para o visor do Telefone para Surdos.


















Babá eletrônica com alarme vibratório




Despertador vibratório














Guichê de atendimento: bancos e outros prestadores de serviços com aplificador de indução magnética.








Auditórios, teatros, escolas, igrejas, museus, bibliotecas, etc com amplificador de indução magnética: som sem interferência captado pelo aparelho auditivo (posição T) e também por implantes cocleares.















NA ARGENTINA SÃO ESSES OS LUGARES DOTADOS DE SONORIZAÇÃO ESPECIAL PARA SURDOS

E NO BRASIL, ALGUÉM PODERIA ME DIZER ONDE TEM ESSE EQUIPAMENTO INSTALADO?????
Aro Magnético/Bucle Magnético/Hearing loop...

SALAS EQUIPADAS CON ARO MAGNÉTICO DONADO POR LA MAH

Aquí detallamos la cronología de las donaciones de Aro Magnético realizadas por la MAH:
1998
Teatro Maipo (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Independencia (Mendoza)
Universidad del Aconcagua (Mendoza)
Consejo Argentino de Relaciones Internacionales (CARI) (Ciudad de Buenos Aires)
1999
Sala Pablo Neruda del Paseo La Plaza (Ciudad de Buenos Aires).
Teatro Coliseo Podestá (La Plata)
2001
Planetario "Galileo Galilei" (Ciudad de Buenos Aires)
Escuela de Educación Especial José A. Terry (San Juan)
2002
Teatro Colón (Ciudad de Buenos Aires)
2003
Teatro del Libertador General San Martín (Ciudad de Córdoba)
Teatro Municipal 1º de Mayo (Santa Fe)
Cine Gaumont, sala Nº 3 (Ciudad de Buenos Aires)
2004
Sala KM3, Palais de Glace (Ciudad de Buenos Aires).
Teatro La Galera Encantada (Ciudad de Buenos Aires)
Biblioteca Sarmiento (San Carlos de Bariloche)
Cine Santa Cecilia de Bell Ville (Córdoba)
Parroquia de la Santísima Trinidad (Ciudad de Buenos Aires)
2005
Centro Cultural Fray Mocho (Ciudad de Buenos Aires)
Sala Martín Coronado del Teatro San Martín (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Municipal Bahía Blanca (Buenos Aires)
2006
Cine Teatro Pico (General Pico)
Salón Auditorium del Círculo de Oficiales de Mar (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Presidente Alvear (Ciudad de Buenos Aires)
Complejo Cultural Guido Miranda (Chaco)
Museo de Arte Eduardo Minicelli (Río Gallegos)
Temaikén (Buenos Aires)
2007
Escuela de Educación Especial Arturo Illia (Cruz del Eje, Córdoba)
Escuela de Educación Especial Nº 516 (Pto, Madryn, Chubut)Escuela de Educación Especial Nº 517 (Comodoro Rivadavia, Chubut)
Escuela de Educación Especial Nº 525 (Rawson, Chubut)
Sala Pablo Picasso del Paseo La Plaza (Ciudad de Buenos Aires).
Sala Carlos Carella (Ciudad de Buenos Aires)
Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la UBA (Ciudad de Buenos Aires)
2008
Teatro Provincial (Salta)
Teatro La Comedia (Rosario)
Centro Cultural Tanti (Tanti, Córdoba)
Centro Cultural Eugenio Virla (Ciudad de San Miguel de Tucumán)
Escuela de Educación Especial Nº 503 (Lanús, Buenos Aires)
Teatro 3 de Febrero (Paraná, Entre Ríos)
Actors Studio Teatro (Ciudad de Buenos Aires)
Teatro Auditorium (Mar del Plata, Buenos Aires)

Amplificador de indução magnética.






Sistema de transcrição da fala (digitada) para salas de aulas, conferências, tribunais, etc...Estenotipia Ver entrevista sobre o assunto em:
Procure a matéria:21/03/2009 Entrevista CART Reporter
Como eu havia prometido eu fiz uma pequena entrevista com a minha captionista.










TEATRO TAMBÉM!!














Queridos amigos Sulp, tenho visto muito seminário, curso, palestra e como quer que se chamem esses encontros para discutir e aprender-ensinar sobre acessibilidade.

Simplesmente continuamos ignorados em nossa especificidade de surdos usuários da língua portuguesa (e outras mais...).

Empresários que alugam espaços para eventos,dirigentes religiosos, diretores e donos de escolas e faculdades desconhecem muitas das ajudas técnicas que podem facilitar a acessibilidade para surdos e deficientes auditivos.

No máximo falam em interprete de libras, ou oralista (ainda uma raridade) ou lingua gestual portuguesa ou ASL...e esses encontros sobre acessibilidade se concentram mais em dificuldades de locomoção para cadeirantes, muletantes, cegos, etc.

Não vejo arquitetos por exemplo cuidando da parte de acústica, tão importante para surdos aparelhados e implantados como para pessoas com audição normal.

Ou mesmo a preocupação de treinar e colocar pessoas treinadas em elaboração de legendas em tempo real e equipamentos para esse trabalho.

Vejo que em eventos na Europa ao citar as facilidades para deficientes auditivos dizem que haverá intérprete de língua gestual, o tal de bucle magnético, ou equipamento de FM ou em museus esses equipamentos com guias sonoros para cegos que incorporam também informação escrita ou informação sonora adaptada a implantes e aparelhos auditivos.

Tudo isso sem falar na luta já antiga pela legenda em português para teatro, cinema e TV.

VAMOS DEIXAR DE LADO A INDIFERENÇA OU A PASSIVIDADE!!!

Peço que neste espaço cada um de nós coloque o que sente falta nos espaços públicos de maneira bem objetiva e ao mesmo tempo sugira soluções.Quero reunir nossos conhecimentos, necessidades para elaborar um documento para arquitetos e outros profissionais que podem influir na construção/reforma/adaptação de ambientes públicos que nos sejam acessíveis.

Discussão proposta também em:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=78601181&tid=5345950844261546029&start=1

terça-feira, 9 de junho de 2009

Implante Coclear - Portugal

IMPLANTE COCLEAR: PORTUGAL


Implante Coclear em Portugal
O Forum Implante Coclear em Portugal é um ponto de encontro para Pais de Deficientes Auditivos, Implantados e pré-Candidatos ao IC que procuram informar acerca da tecnologia Biônica, o Implante Coclear.
Deverá existir nesta comunidade respeito e bom-senso.

http://coclear-livre.forumeiros.com/index.htm

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Encontro Forum Implante Coclear RIO

Comissão organizadora e visitantes argentinos










Fotos do Marcus (obrigada por permitir copiar)
Marcus
Foi muito bom!Foram mais de 100 pessoas, gente de várias regiões do Brasil, teve até argentinos!!!Recebemos os convidados, distribuímos camisas e crachás.O almoço tava ótimo! Foi comida à quilo.Depois que o almoço acabou, reunimos os que quiseram continuar e fomos à uma varandinha de frente para o mar e ficamos ali mesmo batendo papo e bebendo uns chopes (só algumas pessas!) Só falta organizarem o encontro de SP.
Mais fotos em:

εϊз Patty
Ooooooi galera ...
...o encontro foi mega lindo!!!Valeu mesmo criar cada detalhe, banner, slogan, camiseta, crachá-íman etc ... colocar a nossa energia maior que é a do amor pela realização de algo bom neste empreendimento ... eu fiquei muito feliz pq a vibração do evento foi de harmonia e troca de informação as pessoas estavam como nós, radiantes!!! Aproveitando pra dizer que sem união e ajuda nada seria possível então vou citar nomes importantes :ADAP - pelo apoio e por tuuuuuuuudoPOLITEC - idem !!!Gerente do Restaurante do CMPV a Vitória - pela paciência e por tanto nos ajudar, mesmo com o jeito durão ela foi uma "mãe" pra nós!!!Grupo Telex - pelos brindes mil do meu Brasil !!!!São Pedro - por ter criado um dia liiiindo para curtirmos aquele dia de sol tão colorido!!!A Deus - por ter criado tudo tão perfeito, aquele lugar e aquelas pessoas todas que fizeram um lindo encontro ...A todos que vieram de longe - com tanto carinho e tanta vontade de estar junto!!!Beijosssssssssssssssssssssssss Patika!


sexta-feira, 5 de junho de 2009

QUANDO A IDEOLOGIA DITA REGRAS EM SAÚDE PÚBLICA

Texto feito para o SULP
Sônia Maria Ramires de Almeida (Sô Ramires)


Ao ler a entrevista de Ferreira Gullar na Revista Época de 1º de junho de 2009 percebo semelhanças que aproximam as discussões sobre saúde pública em termos de deficiência, não somente mental.

"Ele afirmou no primeiro texto (Folha de S.Paulo - acessível somente a assinantes)que a campanha contra a internação de doentes mentais é uma forma de demagogia..."

..."diz Humberto Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia. "Algumas familias querem que a pessoa fique internada. É a ideia da instituição como depósito."
Gullar se ofende com comentários como esse, que ouve desde o final dos anos 80...
"Essas pessoas não sabem o que é conviver com esquizofrênicos, que muitas vezes ameaçam se matar ou matar alguém. Elas têm a audácia de fingir que amam mais a meus filhos do que eu".

Veja a íntegra da entrevista em:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI75200-15257,00-NINGUEM+AGUENTA+UMA+PESSOA+BR+DELIRANTE+DENTRO+DE+CASA.html
Outro texto muito esclarecedor:

CONTARDO CALLIGARIS

O custo de nossa fé na redenção
Se não fosse tão difícil internarmos indivíduos perigosos, Glauco e Raoni estariam conosco
GLAUCO MAL me conhecia, mas eu o conhecia bem: ele era presença familiar no meu café da manhã, a cada dia, há muitos anos. Dos personagens que ele inventou, em suas tiras na Folha, quais são meus preferidos? Gosto muito do silencioso Nojinsk, de Zé do Apocalipse e do Casal Neuras, mas Geraldão e Geraldinho são os que mais me tocam, talvez por serem retratos milagrosamente exatos da voracidade que é, hoje, um traço dominante, em todos nós, adultos e crianças. Por sorte, vou poder matar a saudade, pois os dois personagens ganharam coletâneas em livros (LPM e Companhia das Letras, respectivamente).O assassino confesso de Glauco e de seu filho Raoni é um jovem de 24 anos, que frequentava a Céu de Maria, igreja do Santo Daime fundada pelo próprio Glauco. O jovem é ou era dependente químico e sofre ou sofria de transtornos mentais graves; pelo que entendi, havia a esperança de que ele encontrasse, no ritual do daime, uma saída -da droga e da desordem de seus afetos e pensamentos. Isso não impediu que, na noite do assassinato, ele se confundisse com um profeta ou com o próprio Jesus Cristo.Às vezes, o convívio social proporcionado por uma igreja ajuda um drogado a abandonar sua dependência ou um louco a conter-se e a reencontrar algum equilíbrio mental. Essas "recuperações" são, de fato, precárias e incertas.Cuidado, não estou minimizando apenas o poder terapêutico do convívio religioso. Critico o otimismo que nos leva a acreditar na possibilidade de transformações definitivas -pelo encontro com um deus, pela prática de uma religião, pelo uso de psicofármacos ou pela psicoterapia.Esse otimismo é, provavelmente, um efeito da ideia cristã de que não existe um pecado que não possa ser esquecido e perdoado se o penitente for sincero. Na lista dos santos, muitos foram grandes pecadores, transfigurados irreversivelmente por uma iluminação ou pelo arrependimento. E o exemplo dos santos serve para afirmar que somos todos livres: suscetíveis de transformações radicais. A fé na possibilidade de cada um se regenerar é um traço central de nossa cultura porque parece ser uma condição da liberdade: nada do que somos hoje é definitivo, podemos mudar.Agora, se a redenção é sempre possível, a decisão de excluir e prender se torna, para nós, envergonhada e culpada. É quase inadmissível internar um indivíduo perigoso na intenção de proteger a sociedade dos atos que ele poderia cometer, pois, internando, negaríamos o mantra segundo o qual a conversão e a redenção do indivíduo são sempre possíveis ou, por que não, prováveis. Em outras palavras, é impossível sancionar a periculosidade de um indivíduo, pois precisamos acreditar que ele possa mudar (para melhor, é claro).Logo antes do Natal de 2009, em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Henrique de Carvalho Pereira, 21, foi golpeado brutalmente com um taco de beisebol por alguém que desconhecia. Seu agressor, em abril de 2009, tinha quebrado uma vitrina da mesma livraria, também a tacadas. Confuso, delirante e ameaçador, tinha sido preso e logo liberado, como se diz, após a assinatura de termo circunstanciado. Ninguém soube, pôde ou quis transformar aquela prisão em internação. Reconhecer que o homem era obviamente perigoso seria privá-lo da liberdade de mudar, não é? Pois é, se alguém tivesse reconhecido, sem culpa e sem vergonha, que é preciso internar um delirante de taco na mão, Henrique de Carvalho Pereira, em vez de permanecer em coma, ainda estaria circulando entre as estantes da Livraria Cultura.Da mesma forma, o assassino de Glauco e Raoni deve ter dado mil sinais ameaçadores, que foram ouvidos por próximos, parentes, colegas e amigos. Segundo a polícia, há testemunhos que permitem afirmar que o assassinato foi premeditado, o que significa que, para alguém, a loucura do assassino não foi uma surpresa. Então, por que ninguém levou as ameaças a sério? Por que ninguém parou o assassino antes que matasse?Pois é, se alguém tivesse dito ou até gritado que aquele jovem confuso era perigoso, dificilmente ele teria sido escutado. Ao contrário, os alertas seriam malvistos: você está querendo o quê? Prender o cara só porque está estranho, sem lhe dar uma chance de ficar melhor? Por esse caminho, continuaremos contando e chorando as vítimas.ccalligari@uol.com.br



Tenho visto no campo da surdez e deficiência auditiva muitas discussões de leigos e especialistas em que se enfatizam soluções que podem beneficiar a alguns grupos como se fossem soluções universais para todos os surdos.

Um exemplo: quem nasceu surdo e se escolarizou usando libras tem necessidades diferentes de quem ficou surdo depois de oralizado e alfabetizado e usa implantes ou aparelhos auditivos e se comunica usando a língua portuguesa (leitura e escrita, leitura oro-facial).

E em textos de leis vemos o surdo ser tratado como um tipo único e padronizado de cidadão que necessita intérprete de libras quando não é assim. Ou no sentido contrário se coloca um aluno que usa libras numa classe de ouvintes, sem nenhuma preparação para isso tanto do aluno como do professor. Ouvimos relatos de pais e professores nesse sentido.

Temos insistido na diversidade da surdez, na variedade de soluções para integração e exercício da cidadania da pessoa deficiente auditiva.
Temos poucos dados estatísticos que nos indiquem quem usa exclusivamente libras, quem usa libras e português e quem usa a língua portuguesa com fluência, como a maioria dos surdos oralizados e os póslinguais.
Mas vemos estatísticas sendo exibidas para dar força a argumentos ideológicos e políticos para justificar determinadas reivindicações dos deficientes auditivos e surdos e ações do poder público.

População do alguma deficiência - Dados do censo IBGE 2000
Fonte:
http://www.bengalalegal.com/censos.php



Deficiência Auditiva:

- Incapaz de ouvir: 176.067
- Grande dificuldade permanente de ouvir: 860.889
- Alguma dificuldade permanente de ouvir: 4.713.854

TOTAL: 5.750.810

Quantas dessa pessoas nunca tiveram atendimento? Por descaso, pobreza, ignorância ou falta de intervenções públicas na área de saúde auditiva.


Agora diz o bom senso que o atendimento, tratamento, reabilitação, escolarização e outras medidas necessárias variam segundo o grau de surdez.

É necessário ensinar a língua brasileira de sinais (Libras) a toda a população brasileira como querem alguns?

É caso de fornecer prótese e implantes além de tratamento fonoaudiológico aos demais que podem se beneficiar com esses recursos?

Sem esquecer é claro que próteses e implantes requerem manutenção e treinamento para usá-los e que possuem equipamentos complementares de sonorização ambiente a serem instalados em ambientes públicos como escolas, bibliotecas, cinemas, teatros, igrejas...equipamentos já usados na Argentina e Chile e mais difundidos nos EUA, Austrália e Comunidade Européia.

E aqui no Brasil não ouvi falar de um ambiente sequer dotado desses recursos. E quando me dirigi às autoridades perguntando a respeito nunca obtive resposta.

Não sou contra o ensino e uso de libras, e não tenho conhecimento teórico ou prático para falar do assunto, o ensino de surdos tem uma tradição que não deve ser ignorada ou desprezada.

Minha única crítica é que muitos ao falar de surdos usam a expressão para falar dos surdos usuários de libras e outras línguas de sinais como se estes representassem a totalidade dos surdos, deixando de lado a nossa diversidade.

E voltando à reportagem que deu origem às minhas reflexões peço que todos os profissionais envolvidos na área de saúde e educação, aos legisladores e seus assessores técnicos e científicos que tentem trabalhar com o espectro mais amplo de informações possível. Sem repetir chavões teóricos ou ideológicos, não peço que renunciem a suas crenças pessoais mas que os critérios devem ser sempre amplamente discutidos.

Dizem que Nelson Rodrigues dizia: Toda unanimidade é burra.
Quando em saúde pública e educação certos clichês são encarados como postulados intocáveis e verdades eternas a frase soa como um alerta!

E sabem os cientistas que as "verdades" são provisórias, que o conhecimento é cumulativo e que portanto ninguém é dono da verdade.
Por isso a aplicação de "verdades indiscutíveis" pelos que praticam políticas públicas em saúde e educação pode vir a ser prejudicial e comprometer a vida de muitas pessoas.


Assim como questiono a existência de verdades indiscutíveis espero que tomem este texto como uma reflexão pessoal, passível de ideias contraditórias e discutíveis. E que se alguém quiser comentar ou argumentar contra o que foi dito tem o espaço dos comentários para fazê-lo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

RESPEITO A GENTE CONQUISTA

PRECISAMOS DE SUA PARTICIPAÇÃO

Ou melhor:

PRECISAMOS DE NOSSA PARTICIPAÇÃO

Temos visto ultimamente um crescimento animado de blogs, grupos, encontros que mobilizam os diversos tipos de pessoas deficientes.
Os cadeirantes são um belo exemplo, estão em todas as atividades profissionais, culturais, se reunem, reivindicam, expõe suas dificuldades...e essa insistência vai gerando seus resultados...
E os SULP? Onde andam os surdos usuários da língua portuguesa?


São muitos os visitantes deste blog. E poucos os comentários.

Queremos saber sua opinião, que tipo de problemas enfrentamos na escola, no trabalho, na diversão, que tipo de equipamento ajudaria a nossa inclusão?
E por favor pedimos que divulgue e assine nosso manifesto...

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

Sulp-Surdos Usuários da Língua Portuguesa do Vale do Paraíba

Procuramos surdos e deficientes auditivos usuários da língua portuguesa para contato e ter maiores informações a respeito dos SULP dessa região de São Paulo.
Por favor mandar mensagens para

sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa@yahoogrupos.com.br

aos cuidados do Professor Drauzio.
Agradecemos.

Enquanto isso lá longe...os surdos têm mais recursos

Na França:
Repassando informação do grupo SURDOS BR

Chères Toutes et Chers Tous,
A todas e todos
La BPI organise comme chaque année 1 séance gratuite pour les spectateurs sourds et les
A BPI organiza como emtodos os anos uma sessão gratuita para os espectadores surdos e os

groupes scolaires et d’adultes, du FESTIVAL D’ANNECY à PARIS, (Festival international du
grupos de estudantes e de adultos do Festival de Annecy em Paris (Festival internacional do

film d’animation d’Annecy).
filme de animação de Annecy)

Le film d’animation réalisé par Tomm MOORE, Nora TWOMEY : BRENDAN et le SECRET DE
O filme de animação realizado por Tomm Moore, Nora Twomey: BRENDAN E O SEGREDO DE
KELLS, sera traduit simultanément en Langue des signes par 2 interprètes LSF en relais et KELLS tera tradução simultânea em Lingua de Sinais por 2 intérpretes de LSF que se revezarão
projeté Salle Cinéma 1 du Centre Pompidou, niveau +1.
projetado na Sala Cinema 1 do Centro Pompidou nivel +1
Date : mercredi 24 juin 2008.
Heure : 18h.
Durée du film : 1 h 18
A la fin du film, possibilité de poser des questions.
No final serão permitidas as perguntas.
Tarif : ENTREE GRATUITE sur invitation à demander avant le 22 juin 2009 par :
- télécopie : 01 44 78 16 62
- SMS : 06 17 48 45 50
- Mél et MNS : http://br.mc564.mail.yahoo.com/mc/compose?to=nicole.fournier@centrepompidou.fr

et à retirer le jour même à l’entrée de la salle.

Informations pratiques :

La salle de Cinéma 1 est équipée d’une amplification par boucle d’induction magnétique utilisable avec un appareil auditif réglable sur la position «T» pour les spectateurs malentendants.
E AGORA O MAIS IMPORTANTE PARA OS USUÁRIOS DE APARELHOS AUDITIVOS:
A SALA DE CINEMA 1 ESTÁ EQUIPADA COM AMPLIFICADOR DE INDUÇÃO MAGNÉTICA QUE SE USA COM UM APARELHO AUDITIVO COLOCADO NA POSIÇÃO "T" PARA OS ESPECTADORES DEFICIENTES AUDITIVOS.


Em Portugal: Sistema FM em salas de aula

http://escoladereferencia.blogs.sapo.pt/3700.html

Sistema FM nas Escolas de Referência
Nas Escolas de Referência não temos apenas turmas de surdos. Temos também alunos surdos integrados em turmas de ouvintes, se considerarmos que tal é o mais adequado para os alunos tendo em conta o seu tipo e grau de surdez, os ganhos obtidos através do uso de próteses auditivas e do implante coclear e se for essa a opção dos pais.
Na escola EB1 Augusto Lessa, Agrupamento Eugénio de Andrade, temos uma turma assim, em que alunos surdos estão integrados em turma de ouvintes. Para que os alunos tenham uma melhor qualidade de ensino, foi adoptado o sistema FM. Vejamos em que consiste:

O uso de um sistema FM faz com que a fala seja recebida por um microfone colocado muito perto da boca do falante, a uma intensidade sonora muito maior do que se estivesse a uma distância de alguns metros como acontece quando a recepção é feita pelo microfone dos aparelhos auditivos, sejam eles próteses auditivas convencionais ou implantes cocleares. Este sistema diminui também o efeito de reverberação sonora, uma vez que o som é recebido directamente pelo microfone, sem ser influenciado pelas superfícies (paredes, tectos, chão) e materiais do local.

É pois um sistema inovador, extremamente útil para os alunos surdos.

Lançamento de livro

Lançamento do livro
“Vai encarar? – A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência”
Autora: Claudia Matarazzo, com consultoria de Mara Gabrilli
Dia: 02/06/2009 Hora: 19h
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073
Outras informações: Haverá intérprete de LIBRAS na ocasião do lançamento.
216 páginas; Preço: R$ 29,00; Editora Melhoramentos, 2009. Nova ortografia conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Mais informações:Assessoria de Imprensa da Vereadora Mara GabrilliJorn. Resp.: Aline Morais (11) 3396-4897
amorais@maragabrill i.com.br
www.maragabrilli. com.br