NEM MESMO O GOVERNO PROMOVE A ACESSIBILIDADE?
HOJE HOUVE NOS CANAIS DE TV UM PRONUNCIAMENTO DO MINISTRO DA PESCA ALTEMIR GREGOLIN.
O MINISTRO APARENTEMENTE FALOU PARA OS OUVINTES E PARA OS DEFICIENTES AUDITIVOS QUE USAM A LÍNGUA DE SINAIS.OS SURDOS BRASILEIROS QUE NÃO USAM A LINGUA DE SINAIS, AS PESSOAS IDOSAS COM BAIXA AUDIÇÃO FICAMOS DESINFORMADOS: NÃO HAVIA LEGENDAS EM PORTUGUÊS.
QUAL A LÓGICA QUE DETERMINA QUE SE FAVOREÇA UM SEGMENTO DE DEFICIENTES AUDITIVOS E SE IGNORE OUTRO? QUE DIZEM OS ÓRGÃOS OFICIAIS RESPONSÁVEIS PELA ACESSIBILIDADE E CIDADANIA?
ENQUANTO ÓRGÃOS DO GOVERNO NOS IGNORAM PARTIDOS POLÍTICOS E EMPRESAS PRIVADAS TÊM AUMENTADO O NÚMERO DE PROPAGANDAS LEGENDADAS O QUE ALÉM DE SER LOUVÁVEL EM TERMOS DE RESPEITO AOS DEFICIENTES É TAMBÉM UMA ATITUDE INTELIGENTE UMA VEZ QUE AS PESSOAS DEFICIENTES SÃO ELEITORES E CONSUMIDORES.
PEDIMOS AOS RESPONSÁVEIS PELA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE OFICIAIS QUE NÃO SE REPITA ESSA LAMENTÁVEL FALHA. SERÁ QUE HOUVE MESMO ESSA FALHA? NA VERDADE FIQUEI EM DÚVIDA, SERÁ QUE O "CLOSED CAPTION" DA MINHA TV ESTAVA DESATIVADO? NÃO ME PARECEU, MAS...SE FOR ASSIM PEÇO DESCULPAS AO MINISTRO E AOS RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DO PROGRAMA.
AFINAL DE CONTAS OS SULP TAMBÉM QUEREMOS ESTAR INFORMADOS.
Se você também não conseguiu acompanhar o que dizia o ministro e quiser reclamar:
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO:
secom@planalto.gov.br
Venho manifestar minha surpresa e desagrado ao verificar que pronunciamentos de Ministros como o do Min. da Agricultura e da Pesca recentemente emitidos apresentam janela de libras para os surdos sinalizadores mas não apresentam legendas em língua portuguesa.
Sou parte da população usuária de aparelhos auditivos e implantes e pessoas de terceira idade com baixa audição.
Não sou contra a janela de libras mas lembro que os demais surdos, os que se comunicam usando a língua portuguesa lida e escrita necessitamos que toda programação de TV seja legendada para que possamos exercer nosso direito à cidadania.
Eu já mandei a minha mensagem, faça a sua parte em defesa dos direitos dos SULP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO