terça-feira, 14 de abril de 2009

Combate à surdez ainda vai permanecer por "muitos anos" (Manuel Pais Clemente)

Combate à surdez ainda vai permanecer por "muitos anos"

Foto: SXC

Marcadores: , ,

Manuel Pais Clemente pede "cautela" para o estudo da Universidade de Sheffield, que promete acabar com a surdez. "Não podemos criar falsas expectativas nas pessoas", alerta o especialista.

O otorrinolaringologista Manuel Pais Clemente desvaloriza os resultados do estudo de investigadores da Universidade de Sheffield, que acreditam ter dado um passo para acabar com a surdez.

Segundo um anúncio feito a semana passada, os investigadores descobriram como transformar as células estaminais em células sensoriais ou em neurónios auditivos, que através de uma cirurgia poderiam ser implantadas no ouvido, terminando com a surdez.

"Esses resultados têm de ser olhados com muito cuidado e não podemos criar falsas expectativas nas pessoas que sofrem de surdez, pelo facto de aparecer um estudo que naturalmente está numa fase muito embrionária", afirma o especialista ao JPN.

O que são células estaminais

São células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação". As células estaminais diferem das restantes células do organismo por terem as seguintes características:são células indiferenciadas e não especializadas; têm a capacidade de se auto-renovar e dividir indefinidamente; são capazes de se diferenciar em linhagens celulares distintas.Este tipo de células indiferenciadas estão também em investigação para o tratamento de diabetes, cancro e Parkinson.

"Isto são estudos de laboratório"

"Isto são estudos de laboratório, depois temos de passar para a fase seguinte que é estudos para animais e depois estudos nos seres humanos", alerta Pais Clemente. Em declarações ao jornal brasileiro "Globo", Marcelo Rivolta, um dos investigadores, salientou, no entanto, que ainda iria levar "vários anos" para ter "condições de começar a fazer testes em humanos".

Manuel Pais Clemente reconhece o carácter "pluripotencial" das células estaminais. Ainda assim não quer levantar falsas esperanças. "Reserva" e "cautela" são as palavraspalavras de ordem para o especialista.

"Nós clínicos sabemos que as células do ouvido, quando traumatizadas ou destruídas por qualquer mecanismo, não têm capacidade de se regenerar. Daí que para falarmos na possibilidade de as células estaminais num futuro virem substituir as células verdadeiras da audição, termos muitos anos pela frente para poder realmente afirmar com segurança que isso poderá ser uma realidade, explicaexplica.

http://jpn.icicom.up.pt/2009/04/06/combate_a_surdez_ainda_vai_permanecer_por_muitos_anos.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO