quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Perigo! Alguns remédios podem prejudicar a audição! Leia a bula, pergunte a seu médico e evite a automedicação.

Photo de SôRamires
Saúde

Uso de remédios sem controle pode causar surdez
O uso prolongado, em altas doses, de quase 60 remédios, pode provocar tonteira, zumbido e até surdez. Entre as substâncias que mais podem causar problemas de audição estão, por exemplo, o salicilato de sódio - comum em remédios para inflamação e dor, diuréticos e anticoagulantes.

A fonoaudióloga Isabela Gomes, do Centro Auditivo Telex, alerta para os riscos da automedicação. "Infelizmente, é comum as pessoas tomarem remédios por conta própria, influenciadas pela indicação de vizinhos e amigos, o que é perigoso. As substâncias conhecidas como ototóxicas causam lesões graves e, muitas vezes, irreversíveis à cóclea, a parte do ouvido humano responsável pela audição".
Embora nem sempre possam ser evitados, os remédios ototóxicos devem ser ingeridos com conhecimento médico para evitar problemas. O ideal é que, antes do tratamento, sejam feitos exames para verificar se já existe alguma lesão que possa se agravar com o uso do remédio.
Os quimioterápicos, usados no tratamento de câncer, e os antibióticos da família dos aminoglicosídeos, usados na prevenção e no tratamento de infecções pós-operatórias, são outros exemplos de remédios que podem acarretar danos irreversíveis à audição.
É um dilema enfrentado pelos médicos. Bebês prematuros também correm riscos, já que precisam tomar antibióticos para combater determinadas infecções respiratórias.
"Os recém-nascidos com baixo peso são muito expostos a infecções e precisam desses remédios, mas é preciso atenção. Hoje o teste da orelhinha é uma avaliação realizada em muitos hospitais, e em alguns estados, inclusive, é obrigatório que todos os bebês sejam examinados para saber se existe alguma perda auditiva", lembra a fonoaudióloga Isabela Gomes.
A situação é ainda pior para aqueles bebês que precisam passar um bom tempo na incubadora, porque, além dos remédios, eles são prejudicados pelo barulho nas incubadoras, que pode chegar a até 100 decibels.
Quando a perda auditiva causada por medicamentos ototóxicos ocorre ainda na infância, a lesão da cóclea - responsável por transmitir a vibração sonora do ouvido até o cérebro -, traz problemas para a fala e o aprendizado.
"Nesses casos, a perda auditiva é irreversível e o processamento do som sofre prejuízo. Perde-se a capacidade de perceber com clareza a voz humana, os sons do ambiente e até a própria voz", explica a fonoaudióloga.
Os efeitos da ototoxidade dos remédios são amplos e atingem indivíduos de todas as idades. Nos ouvidos, esses medicamentos causam uma perda neurossensorial, temporária ou definitiva, de grau variado (de leve à profunda), de acordo com o remédio, a dose ingerida e o tempo de tratamento.
"Aconselho a quem tem alguma dificuldade auditiva que procure um especialista o mais rápido possível. A perda auditiva pode ter muitas causas: trauma acústico, infecções, idade avançada, mas pode ser conseqüência também de um medicamento ototóxico", conclui a fonoaudióloga do Centro Auditivo Telex.
JB Online

Otosclerose: saiba mais.

Dr. Joseph Romeu é otorrinolaringologista do Centro de Otorrinolaringologia de Reus em Barcelona -

A perda gradativa de capacidade auditiva pode ser um dos sintomas da Otosclerose.A Otosclerose (ou Otospongiose) é uma doença do ouvido médio, porção interna do tímpano, que pode levar a surdez. Ela pode surgir em qualquer idade, embora seja mais frequente a sua aparição por volta dos 30 anos de idade. A perda da audição é lenta e gradual, geralmente em ambos os ouvidos, e o surgimento de zumbidos, algumas vezes acompanhado de vertigens, manifesta-se em conjunto com a surdez.Como o avanço da doença (de 10 a 15 anos) é relativamento lento, muitos pacientes se dão conta do problema apenas quando a Otosclerose já encontra-se em um estágio mais avançado, motivo pela qual, na maioria dos casos, ele só é percebida na fase adulta.Estudos indicam que aproximadamente 1 a cada 200 pessoas seja afetada por essa doença, que manifesta-se mais frequentemente em mulheres e agrava-se durante a gestação.A causa da otosclerose é hereditária, visto que ela é o resultado de uma formação óssea anormal, que impede as vibrações sonoras de passarem para o ouvido interno.DiagnósticoO diagnóstico é realizado através de exame clínico e testes auditivos, como Audiometria e imitanciometria. O estudo radiológico e Tomografia computadorizada podem contribuir para a localização do foco de otosclerose.TratamentoEmbora a utilização de um aparelho auditivo possa melhorar a audição, o tratamento permanente pode ser cirúrgico ou clínico.Cirúrgico: através da substituição de um pequeno osso do ouviso, chamado estribo, por uma prótese plástica ou metálica.Clínico: através de tratamento à base de fluoreto de sódio e outros componentes como vitaminas, carbonato de cálcio e outros. Segundo o Dr. Joseph Romeu, otorrinolaringologista do Centro de Otorrinolaringologia de Reus em Barcelona - Espanha, "o tratamento é cirúrgico, se for exclusivamente no ouvido médio e localizado na platina do estribo ou zonas adjacentes." Em relação ao tratamento clínico, o doutor destaca que "a prevenção mediante a ingestão de flúor pode ser correta mas nem sempre efetiva, já que o caráter genético desta doença é fundamental.
TEXTO SOBRE A SURDEZ NA INFÂNCIA

6 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho certeza sobre a verdadeira causa de minha surdez mas entre elas consta o uso de antibióticos. Certa vez um médico perguntou-me se eu havia tomado o medicamento" Ambrasinto" . Perguntei p/ minha mãe e ela confirmou que tomei muito.Precisamos tomar cuidado com o uso indiscriminado de medicamentos.Sempre aconselho minhas cunhadas a evitarem o uso nas crianças principalmente porque minha família tem predisposição para surdez. Muito oportuno esse post.

Cristina Ferber disse...

Liz,os médicos já me fizeram essa pergunta também!

soramires disse...

E no meu caso é bem provável que tenha sido Tetrex (antibiótico) que um pouco antes de aparecer a surdez foi indicado para alguma coisa na minha garganta. Meu erro talvez tenha sido tomar o remédio seguidamente, também médico foi irresponsável, era uma época em que davam antibiótico para tudo!!!

Anônimo disse...

Estou fazendo o curso de libras em Goiania - Brasil, mas meu marido ira trabalhar em Barcelona - Espanha, gostaria de saber se tem como fazer um curso de linguas de sinais em barcelona... como posso conseguir... Sou apaixonada por linguas de sinais. Qualquer resposta envie para: cidinhagyn@hotmail.com

soramires disse...

Este blog pertence ao movimento SULP - Surdos Usuários da Língua Portuguesa. Por favor pergunte nos sites ou grupos de libras que com certeza terá a informação que necessita. Abraços.

Anônimo disse...

Tenho perda neurosenssorial nos 2 ouvidos. Sei que esta perda pode estar relacionada a lesão na cóclea, órgão da orelha interna. A causa dessa lesão pode ser (dentre outros) o uso de medicamentos ototóxicos. Minha mãe conta que, quando criança, tomei muito antibiótico, porque constantemente tinha inflamação na garganta. Além disso, tive sarampo e catapora quase juntos. O uso excessivo de antibióticos num curto intervalo de tempo, pode ter sido a causa da minha perda auditiva; segundo avaliação de alguns médicos.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO