terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Começando e aprendendo


Cara(o) visitante:
Como você já deve ter percebido estamos nos iniciando nesta aventura de construir um blog e tentar que este seja uma via de duas mãos.
Como diz o nome somos surdos e deficientes auditivos que nos comunicamos em português falado, escrito (alguns falam outro idioma, outros são poliglotas).

Devido a nossa deficiência temos algumas necessidades específicas como por exemplo Cinema Nacional e programação de TV com legendas em português que não sejam apenas um resumo mal feito mas que nos proporcionem verdadeiramente acesso à informação.
Das outras necessidade vamos falando aos poucos. Os filmes nacionais e os estrangeiros dublados não são acessíveis para gente como a gente. E por isso nossa luta pela acessibilidade informativa e cultural tem nas legendas em português um ponto importantíssimo.

Gostaríamos que cada pessoa que nos visite deixe algum comentário, seja crítica, sugestão, apoio, etc para que possamos trabalhar juntos buscando melhorar a qualidade de vida de quem não ouve ou ouve pouco mas quer ser cidadão pleno deste país.

Video da campanha por legendas:
http://www.youtube.com/watch?v=6uxCLBaiUN4

Sobre "closed caption" legenda oculta

O closed caption - legenda oculta, é um tipo de legenda que foi concebida para permitir aos surdos e pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televisão, em vídeo e DVD. A legenda oculta funciona como o áudio do programa e através dela são passadas as informações literais e não literais. Existem dois tipos de legenda oculta e tecnologias distintas para a sua produção: a on-line ou em tempo real, recomendada para programas ao vivo, jornalísticos, esportivos etc, pode ser produzida através da estenotipia ou softwares de reconhecimento de voz; a off-line ou pós-produzida, recomendada para programas gravados, filmes, novelas etc, que utiliza computadores com softwares específicos. A diferença entre o sistema on-line e o off-line está relacionada ao tempo para produção. A legenda produzida em tempo real (on-line) transcreve apenas as informações literais, enquanto na pós-produzida (off-line), a legenda pode ser trabalhada e diversos recursos podem ser utilizados: o aproveitamento do tempo, uso de legendas múltiplas, o posicionamento das legendas sobre os falantes, edição de texto e a transcrição de informações não literais (ruídos diversos, trilha sonora, indicação sobre a forma como está sendo dita determinada fala etc...). Estas diferenças são cruciais quando falamos de pessoas surdas ou ensurdecidas, pois elas necessitam destas informações "extras" para um perfeito entendimento. Para quem não pode ouvir bem, o closed caption funciona como o áudio do programa.Aproximadamente 6 milhões de brasileiros (Censo 2000) possuem algum tipo de problema auditivo, e, segundo estudos comparativos com países desenvolvidos, esse número tende a ser bem maior.
- Permite ao surdo o acesso à informação e o aprendizado efetivo da língua escrita.- Atende a outros segmentos da sociedade: idosos ensurdecidos, pessoas bilíngües, semi-analfabetos e crianças em fase de alfabetização.- Informa o que é falado em locais onde o som da TV é inaudível: aeroportos, academias de ginástica, bares e restaurantes, hospitais etc.- Abre um novo mercado de trabalho, tanto na área técnica quanto na produção de serviços.
O closed caption ou legenda oculta é um sistema de transmissão de legendas via sinal (linha 21) de televisão. Essas legendas são reproduzidas por um televisor que possua o decodificador de closed caption, e tem como objetivo permitir que os surdos e deficientes auditivos assistam aos programas transmitidos. As legendas são ocultas até o momento em que o usuário aciona a função de closed caption (geralmente como CC1) na televisão. Se o programa tiver o referido recurso, o usuário poderá assistir ao programa com legendas.Intervalo Vertical de Espaço em Branco (VBI – Vertical Blanking Interval)Se alguma vez você já viu um movimento brusco da imagem na tela, o que você viu na verdade foi uma banda preta horizontal entre as imagens. Uma parte desta banda, chamada Intervalo Vertical de Espaço em Branco (VBI), contém informações - que não a imagem - que são parte integral do sinal de vídeo e que não são normalmente visíveis para o telespectador. A Linha 21 do VBI é reservada para a legenda oculta. Se o aparelho de TV tiver um decodificador, a legenda aparecerá na tela sobre a imagem, caso contrário ela não será visível ao telespectador.
- França, Inglaterra, Espanha, Japão etc., são alguns dos países que utilizam a legenda oculta(CC).
- EUA e Canadá exibem quase 100% da programação com legenda oculta, inclusive comerciais.
- Nos EUA, desde 1993, todos os televisores vêm com decodificadores de legenda, possibilitando a integração e o acesso à informação a 22 milhões de surdos americanos.
- 1997: primeiro programa com legenda oculta on-line: Jornal Nacional ( Rede Globo de Televisão );

Um comentário:

soramires disse...

E quando o assunto é legendas para quem não ouve não podemos deixar de visitar essa turma:

http://www.legendanacional.com.br

no site tem toda a história da campanha e muito mais...

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO