sábado, 20 de dezembro de 2008

Legendas na TV e no cinema

http://br.youtube.com/watch?v=HS67s4J1Uco
para ver vídeo da campanha por legendas no cinema nacional clique acima:


Proposição: PL-3395/2008 -> Íntegra disponível em formato pdf
Autor:
Dr. Talmir - PV /SP Data de Apresentação: 13/05/2008 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Regime de tramitação: PrioridadeApensado(a) ao(a): PL-3979/2000 Situação: CCJC: Tramitando em Conjunto.
Ementa: Dispõe sobre a veiculação de legendas ocultas em telejornais.
Explicação da Ementa: Altera a Lei nº 10.098, de 2000.
Indexação: Alteração, Lei da Acessibilidade, obrigatoriedade, emissora, televisão, televisão aberta, televisão por assinatura, televisão via cabo, inclusão, dispositivo, opção, legenda, telejornal, acesso, pessoa portadora de deficiência, deficiente auditivo, surdo.
Despacho: 20/5/2008 - Apense-se à(ao) PL-3979/2000. Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Regime de Tramitação: Prioridade Legislação Citada Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.

ESTENOTIPIA, O QUE É?
O termo estenotipia advém do grego "stenos" - que significa curto, abreviado e "typos", impressão. É utilizado para designar a maneira pela qual se obtém o registro do que é falado, através de uma máquina, em tempo real, ou seja, na mesma velocidade com que as palavras são pronunciadas.O trabalho do estenotipista consiste em ouvir as palavras que estão sendo ditas, traduzí-las para os códigos que aprendeu durante o curso e estenotipá-las na máquina, chamada estenótipo. O estenótipo é ligado a um computador através de um cabo especial que transmite os códigos estenotipados (digitado no estenótipo) para um programa próprio no computador que, por sua vez, traduz os códigos de volta para o português. Assim, à medida que a pessoa vai falando e o estenotipista vai transcrevendo sua fala é gerado um arquivo de texto no computador, o que possibilita que, logo terminada a exposição do falante, seja impresso tudo o que foi dito.Praticamente o único recurso de informática que um estenotipista usa, além do programa que transforma os códigos em português, é o Microsoft Word, encontrado na maioria dos computadores. É nele que é feita a correção e finalização dos textos apanhados que não são para Closed Caption, pois os que são para Closed Caption vão diretamente para as televisões, sem passar por uma correção antes, por isso algumas vezes aparecem erros na legenda.Enfim, onde houver uma palavra falada e a necessidade de seu registro e transcrição, a estenotipia é o melhor e mais rápido sistema para isso.Áreas de atuaçãoA estenotipia tem utilidade em diversas áreas. Ela pode ser usada para transcrever em:tribunais;casas legislativas;palestras;pesquisas;seminários;reuniões;entrevistasdegravação de fitas k7, de vídeo e CD's; etodo evento em que se necessite do que foi falado na forma de texto.Como pode ser observado, a estenotipia tem uma diversidade de utilização muito extensa, podendo ser usada para uma simples digitação de trabalho de faculdade como também para o registro de sessões plenárias no Senado Federal ou Câmara dos Deputados.Modalidades de serviço:(Para todas as modalidades é necessária a gravação da reunião em fitas k7).1. Transcrição em tempo real - O apanhamento é realizado no mesmo local onde ocorre a reunião. Após a reunião, os estenotipistas corrigem o apanhamento utilizando as fitas k7 e fazem a revisão ortográfica. O trabalho final é entregue encadernado e em disquete no prazo acordado entre as partes. A estrutura necessária para esta modalidade é mínima: uma mesa, duas cadeiras e ponto de energia.2. Transcrição em tempo real com entrega imediata - O apanhamento é realizado no mesmo local onde ocorre a reunião, sendo que a revisão do trabalho é feita simultaneamente. O trabalho final é entregue em disquete até 2 (duas) horas após o término da reunião. Para esta modalidade é necessária uma estrutura mais elaborada, se possível com disponibilização de uma sala contígua para abrigar dois computadores e os profissionais revisores.
Mais informação:
http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=659
Postado por Cristina Ferber
Mais informação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO