terça-feira, 21 de agosto de 2012

Paul Gilbert: Como evitar perda auditiva



O guitarrista veterano, Paul Gilbert, vítima de problemas auditivos aconselha músicos e amantes da música a evitarem certos tipos de danos causados na audição.


Como guitarrista ele é um bom exemplo para muitos de como deve proceder para conservar uma boa audição. Paulo Gilbert vive hoje em dia com perda auditiva e tinnitus.

A carreira o levou a perda auditiva

Através de seu trabalho na banda Racer X e Mr. Big,como solista, ele treinava horas e horas todos os dias e chegou a tocar em centenas de concertos e gravou mais de 30 álbuns, no entanto no decorrer de todo esse tempo ele nunca tomou as precauções necessárias para proteger sua audição, ao contrário, o músico sempre gostou de ouvir música alta com uso de amplificadores durante muitas horas.O resultado de tudo isso foi que ele passou a ter dificuldades em ouvir altas frequências e contraiu tinnnitus e hoje tem dificuldade de ouvir e entender o que as pessoas falam.

Algumas dicas importantes

Paul Gilbert desejaria ter feito algumas coisas diferentes em sua vida, como por exemplo de ter seguido alguns sábios conselhos voltados para a saúde auditiva quando era mais jovem e gostaria muito, hoje em dia, de acompanhar uma conversa sem dificuldades. Baseado em sua própria experiência e com objetivo de ajudar outras pessoas a evitarem problemas de perda auditiva, Paul Gilbert fez uma lista com dicas importantes que gostaria de compartilhar, dentre elas:
  • Não fique perto de alto-falantes enquanto o som estiver tocando.
  • Não aumente o volume de seu headphone, mesmo que esteja ouvindo sua música favorita.
  • Não aumente o som do carro quando estiver dirigindo
  • Se você é músico não é aconselhável gravar em stúdio durante 14 horas ao dia com um metrônomo em volume alto no seu headphone.
  • Não tente gravar em espaços inapropriados, pois isso pode causar frustração e confusão relacionadas a acústica e pode levar você a querer aumentar ainda mais o volume do som.
  • Não permaneça em ambientes com som alto, a não ser com o uso de protetor auditivo, ou caso contrário, retire-se do local
Fonte: www.premierguitar.com, www.paulgilbert.com, www.wikipedia.org
http://www.port.hear-it.org/Paul-Gilbert-Como-evitar-perda-auditiva

2 comentários:

Direito de Ouvir disse...

Parabéns pelo site, sempre com matérias/informações relevantes.
Atenção aos amantes da música, realmente sem querer acabar cometendo excessos que podem ser prejudiciais a saúde.

Cristina Ferber disse...

Verdade! A música é contagiante mas devemos resistir à tentação de ouvi-la alto pelo próprio bem de nossa saúde auditiva. Obrigada pelo comentário!

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO