sexta-feira, 11 de maio de 2012

Filmes brasileiros nas escolas - ótima idéia. Mas é preciso colocar legendas em português para os alunos surdos e também audiodescrição para alunos cegos.


http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/416881-EDUCACAO-APROVA-EXIBICAO-DE-FILMES-NACIONAIS-EM-AULA-DE-ARTE.html

Abra o link acima e no final da matéria há espaço para enviar seu comentário ao autor do texto. 
É preciso lembrar que para que filmes nacionais sejam acessíveis é necessário   que tenham legendas em português e audiodescrição.  

Educação aprova exibição de filmes nacionais em aula de arte

Saulo Cruz
Paulo Rubem Santiago
Santiago: deixamos para a escola escolher a melhor forma de exibir os filmes.
A Comissão de Educação e Cultura aprovou na quarta-feira (9) proposta que privilegia a exibição de filmes nacionais na disciplina de arte das escolas de ensino básico.
O texto aprovado é um substitutivo do relator deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) ao Projeto de Lei 7507/10, do Senado, e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96).
A proposta original tornava obrigatória a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional nas escolas de ensino básico e determinava o período mínimo de duas horas mensais para a exibição.
Segundo Santiago, a mudança foi feita para garantir a exibição de filmes nacionais, mantendo a autonomia escolar de escolha de conteúdo. “Deixamos para a escola a melhor forma, bem como a quantidade mínima de horas mensais de exibição dos filmes nacionais”, afirmou.
Aulas de arte
O substitutivo incluiu também a definição de que as aulas de arte devem prever o estudo de música, artes cênicas, visuais e audiovisuais, além de patrimônio artístico, arquitetônico e cultural. Atualmente, apenas o ensino de música é obrigatório.
“Queremos que nossos alunos possam ter contato com as mais diferentes linguagens artísticas, garantindo-se a eles o acesso à rica diversidade cultural brasileira”, disse o deputado.
A proposta ainda exclui a obrigação do ensino de educação ambiental e princípios de proteção e defesa civil dos currículos da educação básica.
Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

  • Compartilhar no Orkut

    Um comentário:

    Direito de Ouvir disse...

    Acho que essa proposta vai dar aos professores a possibilidade de dinamizar suas aulas, e a possibilidade dos alunos de conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira, ou seja, só tem a acrescentar ao ensino.

    Postar um comentário

    DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO