terça-feira, 29 de maio de 2012

FILMES Brasileiros LEGENDADOS mais um avanço!


Justiça determina filmes com legenda para deficientes auditivos

28 de maio de 2012 


A Justiça Federal em São Paulo determinou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) exija, nos filmes que financiar, a inclusão de legendas ocultas (closed captions). A decisão da juíza substituta da 23ª Vara Cível, Fernanda Soraia Pacheco Costa, diz que em 60 dias os editais do banco deverão passar a exigir as legendas de apoio para deficientes auditivos.
A decisão atende a um pedido de tutela antecipada do Ministério Público Federal para garantia do cumprimento do dever constitucional de inclusão das pessoas com deficiência auditiva, oferecendo acesso à cultura.
A juíza entendeu, no entanto, que a inclusão de legendas abertas seria prejudicial às produções cinematográficas brasileiras, porque impossibilitaria que os filmes fossem assistidos sem legendas. Por isso, a magistrada preferiu seguir a sugestão da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que apontou as closed captions como uma medida eficaz.
A magistrada Fernanda Costa destacou ainda que já existe uma lei que determina que as salas de cinema possuam meios eletrônicos para permitir o acesso às pessoas com esse tipo de deficiência. A juíza pondera, entretanto, que não há produção de filmes legendados para atender à legislação.

2 comentários:

Unknown disse...

É um desrespeito com os surdos brasileiros que os filmes nacionais não tenham legendas, tanto nas salas de cinema, quanto nos DVDs que são vendidos ou alugados nas video-locadoras. A lei que exige legendas em filmes nacionais tem que vir rápido e ser posta em prática. Os surdos são cidadãos e têm direito a usufruir da cultura cinematográfica nacional.

Alexandre Sousa disse...

Prometem curar cegueira e surdez. Enquanto isto não acontece, é necessario facilitar a vida das pessoas.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO