sexta-feira, 20 de abril de 2012

Limpeza dos ouvidos - informação importante

 você é daqueles que não dispensa um cotonete e faz uso dele todos os dias? – e em todos os momentos em que se depara com um!, é bom começar a mudar os hábitos. As tais hastes flexíveis acabam empurrando a cera para dentro do ouvido, e pode causar inflamação. Saúde em Curitiba  |  

Saiba como limpar seu ouvido corretamente

Segundo especialista, o cotonete é um vilão para a saúde!


“O uso contínuo de cotonete faz com que a pele comece a descamar. Ao longo do tempo pode causar eczema, uma inflamação (dermatite) na pele do ouvido que é causada pelo uso contínuo de cotonetes. A pele, nessa parte do corpo, é muito sensível, e então começa uma irritação crônica nessa área”, explica o otorrinolaringologista e professor da Universidade Federal do Paraná Rogério Hamerschmidt.

>> Otorrinolaringologista em Curitiba

dores de ouvido usar cotonete
Foto: Sxc, Divulgação

Outro problema, aponta o especialista, é que o uso desses pequenos objetos dá a falsa impressão de limpeza. “Na verdade, o cotonete não limpa; ele empurra ainda mais a cera para dentro do ouvido. Temos que lembrar que a cera é uma forma de proteção que o ouvido tem. Se a pessoa quiser usar o cotonete, até pode, mas desde que o uso seja apenas para retirar alguma sujeirinha mais visível”, sugere o médico. O ideal, aconselha Rogério, é fazer a limpeza com uma toalha, logo após o banho.

>> Quais as principais causas do zumbido?

Causas das dores de ouvido Várias são as causas das dores de ouvido. No inverno, por exemplo, é comum as crianças sofrerem com resfriados e gripes, e isso pode acabar evoluindo para uma otite (inflamação no ouvido). No verão, a causa mais comum é a inflamação da pele por causa da água. “Nessa época muita gente fica em praias e piscinas direto, e isso pode provocar a dor de ouvido”, lembra o especialista.

dores de ouvido usar cotonete
Foto: Divulgação

Dicas para mergulhadores 
Para as pessoas que fazem mergulho, e querem evitar a dor de ouvido, o aconselhável é usar tampões de silicone, pois eles diminuem a entrada de água e melhoram as condições para omergulhador.

Pressão no ouvido: que tal um chiclete? Sim, masque chiclete quando estiver no avião ou estiver descendo a serra de carro. O ouvido se comunica com o nariz através da tuba auditiva, e uma das funções é manter o equilíbrio do ouvido com o ambiente externo. “Quando descemos a serra, o canal se fecha porque há maior pressão, por isso sentimos aquele desconforto. Pra evitar isso, o ideal é mascar um chiclete porque quando a pessoa mastiga, o canal fica mais aberto e não deixa a pressão ser tão forte”. A mesma dica fica para quem viaja de avião, durante pousos e decolagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO