sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PORQUE NOS IDENTIFICAMOS COMO SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA?


Porque preferimos usar a denominação SURDOS neste blog?
Há alguma controvérsia no assunto, alguns consideram SURDO quem nasceu surdo e usa preferencialmente a língua de sinais, preferindo chamar os demais de DEFICIENTES AUDITIVOS.
Depois de algumas discussões em nossa equipe, lendo textos legais, científicos e também o uso comum das palavras surdo e surdez optamos por essa denominação para sermos mais abrangentes.
Como nosso interesse é centrado no uso da Língua Portuguesa para nossa integração social e cultural e queremos acolher todos os surdos ou deficientes auditivos que nela se expressam chegamos ao SULP - Surdos Usuários da Língua Portuguesa.
Não importa o grau de perda auditiva, se usa aparelhos, implantes, se nasceu surdo ou perdeu a audição mais tarde. Se você se comunica usando a Língua Portuguesa você é do nosso time: Sulp!

Uma parte dos surdos usuários da língua portuguesa é formada pelos surdos oralizados, pessoas que tendo nascido surdas ou tendo perdido a audição antes de adquirir a fala ou ainda muito criança foram formadas no aprendizado da língua portuguesa na modalidade falada e escrita.
Os demais são os  surdos pós linguais que perderam a audição depois do aprendizado da língua portuguesa falada (e escrita conforme a idade da perda auditiva).

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente, parabenizo pela criação deste blog. Fico feliz pela existência e divulgação deste blog. Gostaria de participar, sempre que possível, nas discussões e polêmicas. Me apresento com o meu nick Rico. Eu me considero surdo, que, antes, me identificava como deficiente auditivo por não ter conhecimento sobre a minha identidade. Hoje, já tenho conhecimento sóciocultural sobre a surdez em todos os setores. O significado da palavra "Surdo" é aquele que tem problema de audição, independente do grau de perda de audição e da dificuldade da fala ou escrita da língua oral. Desculpe-me, precisei sair agora! Em breve, volto a continuar escrevendo. Abraços, Rico.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO