sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ZUMBIDO OU TINNITUS OU ACUFENOS

http://www.port.hear-it.org/Terapia-feita-pela-internet-pode-ajudar-vitmas-de-tinnitus






Terapia feita pela internet pode ajudar vítmas de tinnitus 

A terapia cognitiva pode ser efetiva em sessões feitas em grupo pela internet, segundo um estudo realizado.

Pesquisadores da universidade alemã Johannes Gutenberg  (German Johannes Gutenberg University) e da universidade suec Linköping University (Swedish Linköping University) tem testado pessoas com problema de tinnitus severo, uma vez que eles experimentaram várias formas de terapia durante o período de mais de dez semanas. E o resultado dessa pesquisa confirmou que a terapia feita pela net foi basta efetiva.
Fazendo uma comparação  nos  grupos examinados as pessoas que se submeteram a uma terapia pela internet ou que participaram em grupos de terapia provaram ser bem melhor na administração de seus sintomas de irritação, tipo toque de sino em seus ouvidos(algo peculiar em vítimas de tinnitus) que as demais. 
Os pesquisadores das duas universidades descobriram que o incômodo de tinnnitus foi reduzido de moderado para suave nos participantes que seguiram a sessão de terapia em grupo.  No caso das vítmas de de tinnitus que completaram o programa de de terapia de internet os resultados foram mais ou menos os mesmos.
“O nosso conceito de terapia à base de internet foi muito eficaz no sentido de reduzir o incômodo causado pelo tinnitus”, afirma a Dra. Maria Kleinsträuber da Universidade de Johannes Gutenberg University (Johannes Gutenberg University).

Resultado

A avaliação realizada com os participantes com problema de tinnitus apresentou uma diminuição de incômodo de 40 pontos (moderado) para 29 ( leve) para vítimas que se submeteram ao tratamento de terapia pela internet. Para àqueles que participaram de terapia de grupo a redução foi de 44 para 29 pontos. Comparando o grupo de controle o stress foi reduzido de 40 para 37 pontos.
Outros estudos mostraram que os sintomas de tinnitus podem ser bem  administrados através de uma terapia  cognitiva feita pela net, a qual oferece um program de encorajamento e apoio às vítimas de tinnitus a adotarem  estratégias individuais no  combate aos incômodos dessa enfermidade.
Fonte: www.new-medical.net


Encontro explica o papel da fisioterapia no tratamento do zumbido 10/08/2010


Na última sexta-feira (6) aconteceu mais um encontro do Gapz – Grupo de apoio à pessoas com zumbido  – no Hospital de Clínicas da UFPR em Curitiba, com o tema “A atuação da fisioterapia no zumbido”. A fisioterapeuta Vivian Domit Pasqualin foi a responsável pela palestra, que contou com a presença de mais de 30 pessoas. “O zumbido é resultado da interação dinâmica de alguns centros do sistema nervoso, que podem ser auditivos ou não. Alguns músculos possuem um ponto de referência dentro do ouvido e é por este motivo que a fisioterapia se tornou uma importante aliada no tratamento desse mal”, esclarece Vivian.
A fisioterapeuta explica que existem nove músculos principais que podem estar ligados ao zumbido como os das costas e do pescoço. “O sistema músculo-esquelético, principalmente na cabeça, face e pescoço, pode estar associado a este incômodo. Dores espontâneas ou com compressão, tensão e encurtamento muscular e até mesmo disfunção motora podem desencadear o zumbido ou interferir em sua intensidade”, afirma à especialista. O tratamento com fisioterapia visa restabelecer a condição muscular, melhorar a amplitude dos movimentos, aumentar a força dos músculos e controlar a dor. Vivian acrescenta que “massagem e alongamento são algumas das técnicas utilizadas, além do paciente receber várias orientações. Cada um tem a sua dor, por isso tudo é personalizado de acordo com o caso”.
Mas antes de recorrer a esta área da medicina, o primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista, que irá descartar inúmeras outras causas possíveis e então indicar o tratamento correto. “O zumbido possui mais de 200 causas e mais de 28 milhões de pessoas sofrem com isso no Brasil. Nem sempre se pode solucionar o problema, mas é possível controlá-lo e diminuí-lo”, ressaltaGerson Köhler, ortodontista e ortopedista facial. Ele afirma que até mesmo questões odontológicas como bruxismo, forma incorreta de fechar a boca e a maneira como os dentes de encostam podem influenciar o barulho no ouvido.
Criatividade que trouxe alívio ao zumbido
“Recomendo, pra mim fez uma grande diferença. Vou intensificar meu apoio e ajudar a divulgar o Gapz”, ressalta Masami Sato, depois de contar sua experiência para todas as pessoas que participaram do encontro e que também buscam uma solução. Masami faz parte da parcela de 5% das pessoas que sofrem com o chamado zumbido incapacitante, que as impede até de trabalhar. Após frequentar algumas reuniões do grupo, Masami foi ao consultório da otorrinolaringologista Rita de Cassia Guimarães, responsável pelo Gapz em Curitiba. “Ela disse que a solução para o meu caso que tenho zumbido nos dois ouvidos era o tratamento através de sessões de aconselhamento e enriquecimento sonoro. Existem aparelhos geradores de som mas o custo é muito alto e não tenho condições para comprá-los, então tive uma idéia que me ajudou e pode ajudar outras pessoas”, conta.
O engenheiro eletrônico, com ajuda de seu filho, encontrou o ruído branco – som que vai do agudo ao grave, semelhante ao chiado de uma emissora de televisão fora do ar – na internet e gastou dois dólares para fazer o download.
“Então comprei um MP3 e um fone colocado de maneira especial na cabeça, gravei o som e agora escuto o dia todo. Foi um alívio, faz duas semanas que estou usando e já posso trabalhar e dar o sustento da minha família” comemora Masami, que sofre com o problema há quatro anos e já tinha tentado vários tratamentos sem sucesso. “A ideia deu tão certo que a doutora Rita quer conseguir patrocínios para a aquisição de aparelhos MP3 e fones  para iniciar um estudo científico com este dispositivo para o tratamento do zumbido e então poder disponibilizar à população de baixa renda e que sofre com o zumbido”, comenta Masami.
A Dra Rita esclarece que o tratamento do zumbido através de terapia sonora deverá sempre acontecer com sessões de aconselhamento onde o paciente é esclarecido sobre  todos os fatores envolvidos no seu zumbido, compreende como ocorre o treinamento auditivo pelo som neutro e retira qualquer associação negativa relacionada ao zumbido e que reforça a sua percepção e o seu incômodo.
“Esse é o principal objetivo do Gapz, promover a troca de experiências entre as pessoas que sofrem do mesmo problema, além de trazer orientações e atualizações sobre o zumbido”, considera o ortodontista Gerson. Vivian concorda e acrescenta que “é uma iniciativa inovadora e pioneira que cresce cada dia mais no Brasil.
Estudos comprovam que as pessoas que participam de pelo menos 75% dos encontros do Gapz têm uma melhora significativa no zumbido”.
Vale dizer que o paciente está iniciando um tratamento com treinamento sonoro e sessões de aconselhamento e que ele próprio confeccionou um dispositivo com auxílio de um MP3, com baixo custo e que poderá inclusive ser utilizado por outros pacientes que quiserem fazer parte de uma pesquisa científica para o tratamento do zumbido.

:
http://www.zumbido.org.br/conteudo1.asp?id=3

http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=195

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/08/zumbido-no-ouvido-afeta-278-milhoes-de-pessoas-mas-tem-cura.html

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?481

http://www.jornaldelondrina.com.br/edicaododia/conteudo.phtml?id=862828

http://www.fonoesaude.org/zumbido.htm

http://audicao.org/audicao-e-zumbido/

http://www.apta.org.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=94&lang=pt

http://imisal.wordpress.com/2009/06/13/acufenos/

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/o-tormento-do-zumbido/

http://www.port.hear-it.org/Novas-informa-es-sobre-tinnitus

http://www.politecsaude.com.br/produtos/tratamento-do-zumbido/274/


Um comentário:

Anônimo disse...

E como é incômoda.
Abraços
Greize

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO