sábado, 1 de outubro de 2011

NA FRANÇA : Modelo de atendimento de urgência para pessoas surdas e deficientes auditivas

Le 114 : les documents à télécharger. Numéro d’urgence pour les personnes sourdes ou malentendantes 

Le 114 : les documents à télécharger 

Depuis le 14 septembre 2011, désormais toute personne sourde ou malentendante, victime ou témoin d’une situation d’urgence qui nécessite l’intervention des services de secours, pourra composer le « 114 ».

Ce nouveau numéro d’urgence national unique et gratuit est ouvert 7 jours sur 7, 24h/24. Il est accessible dans un premier temps exclusivement par FAX ou par SMS. Il ne reçoit pas les appels vocaux téléphoniques.

114 número de urgência para  surdos e deficientes auditivos 

A partir de 14 de setembro de 2011 qualquer pessoa surda ou com deficiência auditiva que seja vítima ou testemunha de uma situação de emergência, que necessite a intervenção de serviços de socorro poderá fazer uma chamada para o 114. Esse novo número de urgência nacional, único e gratuito está disponível em todos os dias da semana, 24 horas ininterruptas. É acessível inicialmente somente por FAX ou SMS. Não recebe chamadas telefônicas faladas.

NOSSO COMENTÁRIO:

É ESSE TIPO DE ATENDIMENTO QUE TEM SIDO PEDIDO PELOS SURDOS ORALIZADOS E USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA NÃO SOMENTE PARA BANCOS, COMO PARA TODO TIPO DE SERVIÇO QUE TENHA ATENDIMENTO VIA TELEFONE. Atendimento escrito facilita muito nossa comunicação.

ALÉM DO FAX E SMS USADOS NO MODELO FRANCÊS TAMBÉM SERIA ÚTIL ATENDIMENTO VIA CHAT ON LINE PARA QUEM NÃO USA TELEFONE CELULAR OU FAX. 

ALGUMAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS USAM O TELEFONE PARA SURDOS COM TECLADO, MAS COMO NINGUÉM TEM ESSE EQUIPAMENTO EM CASA ESSE MEIO É POUCO ÚTIL.  NÃO É CONCEBÍVEL QUE COMPREMOS UM EQUIPAMENTO CARO SOMENTE PARA ESSE TIPO DE CHAMADAS.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO