não foram discutidas ou levadas em conta
Surdos querem escolas bilíngües com código de libras
19/5/2011 14:36, Por Agencia Senado
Após realizarem uma marcha na Esplanada dos Ministérios que terminou com uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, um grupo de deficientes auditivos participou de uma audiência pública no Senado, no início da tarde desta quinta-feira (19). Eles defendem a implantação de escolas bilíngues específicas para surdos, nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a principal língua utilizada. Essa e outras demandas também foram apresentadas, de manhã, ao ministro da Educação, Fernando Haddad.
A audiência desta quinta foi promovida pela Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, presidida pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Ele reiterou um dos principais protestos dos deficientes auditivos: o de que as políticas públicas destinadas a esse segmento da população têm ignorado a opinião dessas mesmas pessoas – e de suas associações.
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) é uma das instituições que defendem as escolas bilíngues. A diretora de políticas educacionais da Feneis, Patrícia Rezende, que também é deficiente auditiva, argumenta que tais escolas são fundamentais para a inclusão social dos surdos. O professor Emiliano Aquino, que tem um filho com essa deficiência, concordou com Patrícia Rezende: “só há uma forma de permitir a inclusão educacional dessas pessoas: com a Libras”.
No entanto, o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG) disse que “existe uma dificuldade do ministro Haddad em entender a necessidade dessas escolas especiais”. Segundo o deputado, que é presidente da Federação Nacional das Apaes, existe uma dificuldade de interlocução entre as ONGs relacionadas aos deficientes e o Ministério da Educação. Ele contou que, em resposta a essa crítica, Haddad decidiu que as ONGs poderão apresentar suas demandas diretamente ao seu chefe de gabinete, e não mais à Secretaria de Educação Especial dessa pasta.
Plano Nacional de Educação
Os participantes da audiência criticaram também a possibilidade de fechamento das escolas do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e do Instituto Benjamin Constant, destinadas a alunos cegos, ambas vinculadas ao governo e localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O ministro Fernando Haddad garantiu, como já havia feito no mês passado, que as escolas não serão fechadas.
O senador Wellington Dias (PT-PI) lembrou que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei sobre o próximo Plano Nacional de Educação – que ainda terá de ser apreciado no Senado. Ele afirmou que é necessário apresentar emendas a esse texto que prevejam a instalação de escolas bilíngues para surdos no país – além de medidas relacionadas a outras formas de deficiência.
Patrícia Rezende estima que existam entre três e quatro milhões de deficientes auditivos no país – mas ela ressalvou que não há certeza sobre esses números, pois o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não incluiu perguntas sobre surdos.
Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado
VOU MANDAR URGENTE AO SENADOR LINDBERG FARIAS UMA LISTA DO QUE EU ACHO NECESSÁRIO PARA OS DEFICIENTES AUDITIVOS QUE USAM PRÓTESES E FALAM PORTUGUÊS
VOU MANDAR A MINHA OPINIÃO PESSOAL UMA VEZ QUE NÃO TEMOS REPRESENTANTES OFICIAIS E NOSSAS NECESSIDADES SÃO SEMPRE DEIXADAS DE LADO.
ATUO COMO REPRESENTANTE DE MINHAS PRÓPRIAS NECESSIDADES ENQUANTO DEFICIENTE AUDITIVA, NÃO SOU REPRESENTANTE DE NENHUMA ONG OU COISA PARECIDA.
SURDOS PORTADORES DE PRÓTESE/IMPLANTES - ASSUNTOS PENDENTES
OS SURDOS USUÁRIOS DE PRÓTESES/IMPLANTES E QUE SE COMUNICAM EM LÍNGUA PORTUGUESA NECESSITAM E PEDEM QUE AS AUTORIDADES PROMOVAM E REGULAMENTEM ATRAVÉS DE LEGISLAÇÃO:
LEGENDAS EM PORTUGUÊS NA TV, CINEMA NACIONAL E OUTROS MEIOS AUDIOVISUAIS
AVISOS ESCRITOS QUE REPITAM INFORMAÇÃO DIVULGADA POR ALTO FALANTES - NOS MEIOS DE TRANSPORTE EM GERAL E ESTAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE de trens, ônibus, barcos, aviões.
Exemplo de inconveniente que se repete em aeroportos:
A falta de aviso escrito quando há mudança de última hora do portão de embarque pode causar a perda do voo ou conexão.
ALARMES,AVISOS E INFORMAÇÃO GERAL ESCRITA E AFIXADA EM LOCAL VISÍVEL EM TODOS OS LUGARES PÚBLICOS
EM TRIBUNAIS, ESCOLAS, ETC SISTEMA DE LEGENDAGEM POR ESTENOTIPIA REPRODUZINDO O QUE ESTÁ SENDO DITO NO MOMENTO.
ISENÇÃO DE IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO E OUTROS PARA PRÓTESES, APARELHOS AUDITIVOS, IMPLANTES, E SEUS COMPONENTES PARA MANUTENÇÃO E REPAROS.
ISENÇÃO DE IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO E OUTROS PARA EQUIPAMENTOS DE AJUDA TÉCNICA COMO TELEFONES AMPLIFICADOS, SISTEMAS DE FM, ALARMES, RELÓGIOS VIBRATÓRIOS, ETC.
IMPORTAÇÃO, DIVULGAÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE SONORIZAÇÃO POR INDUÇÃO MAGNÉTICA (HEARING LOOP) E LEGENDAGEM EM TELÃO PARA SALAS DE AULA, MUSEUS, CINEMAS, TEATROS E OUTROS LUGARES DE DIFUSÃO CULTURAL.
Escreva também para que os surdos que não usam libras também sejam ouvidos:
lindbergh.farias@senador.gov.br
Senado debate, na próxima quinta, demandas das pessoas com deficiência auditiva
13/5/2011 11:56, Por Agencia Senado
Os direitos e as demandas das pessoas com deficiência auditiva serão discutidos na próxima quinta-feira (19), em audiência pública da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais para Pessoas com Deficiência, a partir das 11h30.
Para o debate, foram convidadas a presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Karin Lilian Strobel; e a diretora-geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), do Ministério da Educação, Solange Maria da Rocha.
A reunião, que ocorrerá por requerimento do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), está prevista para ocorrer na sala 9 da ala Alexandre Costa. A subcomissão é vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
Um comentário:
Kekel, sobre libras sobra informação e profissionais da área,os SULP dedicamos nosso tempo a pesquisar e estudar os recursos que podem ajudar os surdos que não usam libras, e por fazermos um trabalho voluntário nosso tempo é escasso. Obrigada pelo convite.
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