segunda-feira, 17 de maio de 2010

CENSO 2010 - DADOS REFERENTES À DEFICIÊNCIA

Dados Preliminares Sobre deficiência auditiva - censo 2010
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/resultados_preliminares_amostra/default_resultados_preliminares_amostra.shtm 

Deficiência Auditiva (total) – 9.722.163
Não consegue ouvir de modo algum – 347.481
Grande dificuldade p/ouvir – 1.799.885 
Alguma dificuldade p/ouvir – 7.574.797

No link abaixo calendário de divulgação dos resultados do censo 2010:
http://www.censo2010.ibge.gov.br/calendarioresul.php 


Sobre Censo de 2000 leia: 
dados sobre deficientes auditivos
http://sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/2009/05/dedidientes-auditivos-censo-de-2000.html

Fotos de SôRamires feitas para este blog. É permitida a reprodução desde que citada a autoria das fotos e a fonte.
Av.Paulista em frente ao MASP em 21/05/2010


Há controvérsias sobre a metodologia a ser empregada no censo mas não temos dados pra discutir questões técnicas e estatísticas.

Nossa preocupação é que os dados estatísticos sejam bem coletados porque é a partir desses dados que as políticas públicas se estabelecem.

Isso implica concessão de verbas,aplicação de leis, etc. e outras medidas para promover a acessibilidade do cidadão com deficiência, desde medicamentos, tratamentos e próteses até outras medidas de abrangência social.







Eu e a turma esperando a chegada dos demais...





















ESTE ASSUNTO NOS INTERESSA DIRETAMENTE PORQUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS A RESPEITO DE INCLUSÃO E OUTRAS MEDIDAS SOBRE DEFICIÊNCIA E DEFICIENTES DEPENDEM DE DADOS CORRETOS E PRÓXIMOS À REALIDADE.

SE NÃO SOUBERMOS QUANTOS SOMOS, QUE TIPOS DE DEFICIENTES EXISTEM NA POPULAÇÃO BRASILEIRA FICA DIFÍCIL PENSAR O ASSUNTO E APRESENTAR SOLUÇÕES.




FONTE:
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13462&canal=Ligado


Ato Público
Av. Paulista será palco de manifestação para que o Censo 2010, que diz respeito à pessoas com deficiência seja feito de forma adequada


No dia 21 de maio representantes da sociedade civil realizarão um ato público, em frente ao Museu de Artes de São Paulo (MASP), na Av. Paulista para reivindicar que o novo Censo 2010 voltado às pessoas com deficiência seja feito de forma adequada.

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) no próximo Censo 2010, se propõe a coletar dados referentes as pessoas com deficiência de forma de amostragem.
O Censo passará em todas as residências do Brasil. Sendo que amostragem é uma forma econômica (poupando tempo e dinheiro), onde os dados de pessoas com deficiência serão coletados de 10 em 10 casas.
Segundo a geógrafa - diretora de política social do INIS e Conselheira-suplente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP), Clarice kammer Perl, muitas pessoas com deficiência continuaram sem existir, caso o Censo pesquisar em forma de amostra.

"O IBGE nos respondeu que os questionários já estão prontos e o Censo iniciará em 01 de agosto e não tem mais tempo de melhorar o questionário." Segundo ela, para que as pessoas com deficiência passe a existir, em dados precisos do IBGE no Censo 2010, é hora de UNIÃO.

"Vamos aguardar mais 10 anos, até 2020 para passarmos a existir precisamente?.

"Objetivos do Ato Público:
Para que as pessoas com deficiência tenham políticas públicas realizadas de forma concreta e séria;
Para que o Ibge realize um censo 2010 não sob forma de amostragem, na coleta de dados de pessoas com deficiência;
Para que o ministério público federal do estado de são paulo, nos informe uma posição da denuncia encaminhada e protocolada sob número 1.34.001.001709/2010-69. Participe você também!
Ato Público: Censo do IBGE X Pessoas com Deficiência
Dia: 21/05Onde: MASP - Av. Paulista (2 quadras do Ministério Público Federal de SP)
Horário: 13h00Link virtual de discussão - http://groups.google.com.br/group/censobrasil2010-pcdOutras informações: GRUPO DE DISCUSSÃO VIRTUALcensobrasil2010-pcd@googlegroups.comCenso2010.pcd@gmail.com CLARICE KAMMER PERL- Geógrafa - Diretora de Política Social do INIS - Conselheira-suplente do CMPD-SPE-mail - clarakammer@gmail.com

11 comentários:

Marília Sunshine disse...

Ui, não poderei participar da manifestação pq moro em outra cidade. Muito legal a inicitiva!! Tomara que tenhamos resultados positivos, né? Mas gentchi... falando a verdade, pra mim o tal do Censo do IBGE só existe nos jornais, pq NUNCA vi um ser batendo na minha porta, ou na dos vizinhos, pra perguntar qq coisa... rs.

soramires disse...

Mas é com os dados do censo que as autoridades podem sabem quantos somos...tem que contar direitinho.

Yole disse...

Bom dia! Conheci este Blog através do Blog da Lak, e desde que li este post achei um absurdo o fato de fazer o censo por amostragem.
Acontece que acabo de responder o censo em minha casa e vi que todo o esforço foi em vão, uma vez que eles estao fazendo o censo por amostragem.
Na minha casa caiu para responder o questionário completo, porém aqui nao tem ngm com deficiencia... mas somente em meu quarteirão há pelo menos 5 casas com deficientes auditivos, entre idosos que perderam a audição pela velhice e jovens que já nasceram com algum problema auditivo e que provavelmente nao serão reconhecidos pelo IBGE.
Realmente uma pena, que tenhamos mais sorte da próxima.

Unknown disse...

o censo é mal feito, em minhA casa fizeram somente tres perguntas, não dá nem para saber quantas pessoas estão fora da escola, quem são os analfabetos e quanto ganha cada pessoa, isto deveria ter um questionario que levasse em conta o nº de pessoas que mora na casa, quem estuda, quem nunca foi a escola, quantos trabalham e se tem algum deficiente na casa. nenhuma desta qustões foram levantadas pelo rapaz do censo.

Patrícia disse...

Oi,
Como eu descubro quantos surdos tem em minha cidade?
Moro em Joinville, SC... tentei descobrir no último censo e não consegui.
Patrícia

Anônimo disse...

Patrícia tente no site do IBGE
http://www.ibge.gov.br/home/

Mas se o censo foi feito por amostragem é muito difícil saber o número real de deficientes, e de deficientes auditivos. Não foi perguntado em cada casa se havia ou não deficientes.
Talvez na prefeitura de sua cidade você obtenha mais informação. SôRamires

soramires disse...

O último censo (2010) foi feito no ítem de deficiência por amostragem, não fez o levantamento de todos os deficientes. Veja a explicação acima.
Talvez a prefeitura de sua cidade tenha dados mais próximos da realidade. Ou então pergunte no site do IBGE.

Denis disse...

Olá!
Meu projeto da universidade será sobre a inserção do aluno surdo no ensino regular. Eu queria saber qual é a população de surdos no Brasil, se possível, de cada região. Desses todos, quantos estão matriculados nas escolas, ect. Qual site eu poderia pegar estas informações?

soramires disse...

Denis se você ler atentamente esta postagem verá que por amostragem não se pode levantar os dados sobre deficiência que você está precisando.
Sugiro que procure o site do IBGE e escreva solicitando os dados.

MARIA ALICE VAZ disse...

Olá, meu TCC da faculdade é sobre "produtos Telejornalísticos para o Deficientes Auditivos. Será um documentário e precisamos entrevistar, um sociólogo, um advogado especializado em direitos humanos e alguém que trabalhe em alguma emissora de televisão, se puder me indicar alguém, agradeço muito. Meu e-mail é: alice.comunica@hotmail.com

soramires disse...

MARIA ALICE Não entendi direito sobre o que será seu TCC.
Nós os surdos usuários da língua portuguesa, surdos oralizados e que usamos aparelhos auditivos, implantes, etc. não usamos língua de sinais.
Nossa acessibilidade na TV e cinema precisa de legendas em português, legenda aberta ou legenda oculta. Não necessitamos nenhum outro tipo de adaptação.
O que você quer pesquisar exatamente? Não precisamos de produtos jornalísticos específicos porque com as legendas temos acesso à programação geral das emissoras.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO