domingo, 5 de julho de 2009

NEM MESMO O GOVERNO PROMOVE A ACESSIBILIDADE? CAPÍTULO III OUTRO PRONUNCIAMENTO OFICIAL NA TV SEM LEGENDAS

Mais um reclamação a fazer
Pessoal:

Domingo, 05 de julho de 2009. Por vota de 20:00 horas. O Ministro de Estado da Saúde, José Gomes Temporão fala ao país sobre a nova gripe e não há legendas.
Como se vê, tornou-se padrão do Estado brasileiro a comunicação sem legendas e com libras. Assim, torna-se urgente que mandemos muitos e-mails reclamando a Secretaria de Comunicação - Ministro Franklin Martins. Deve-se dizer que QUEREMOS LEGENDAS EM PORTUGUÊS NAS MENSAGENS OFICIAIS.

Mandemos e-mails para SECOM, manifestemo-nos pelo blog para que as autoridades se lembrem dos SULP

(Mensagem de Drauzio na comunidade Orkut)

secom@planalto.gov.br

NOSSA RESPOSTA:
NÃO SE JUSTIFICA ALEGAR URGÊNCIA PORQUE POR SE TRATAR DE ASSUNTO DE SAÚDE PÚBLICA A COMUNICAÇÃO DEVERIA ATINGIR A TODOS OS BRASILEIROS.

Não considero esta resposta satisfatória citando a urgência da comunicação,
uma vez que outros pronunciamentos de Ministros têm sido apresentado SEM LEGENDAS EM PORTUGUÊS conforme mensagens enviadas a essa Secretaria.
Cito como exemplo recentes pronunciamentos do Min. da Pesca e do Min. da Agricultura.Pedimos sua atenção para o cumprimento das normas para comunicação em que a legenda em português é necessária para deficientes auditivos que não usam língua de sinais, na verdade somos a maioria entre os vários tipos de perda auditiva, incluindo a população de terceira idade.
Obrigada Sônia Maria Ramires de Almeida
Comissão Sulp - surdos Usuários da Língua Portuguesa
RESPOSTA DA SECOM:
--- Em sex, 10/7/09, secom@planalto.gov.br escreveu:
De: secom@planalto.gov.br Assunto: ENC:Para: sramiresdealmeida@yahoo.com.brData: Sexta-feira, 10 de Julho de 2009, 5:50
Prezada Senhora, encaminhamos abaixo resposta da Diretora de Comunicação desta SECOM acerca da mensagem de V.Sa.:
A realização do referido pronunciamento foi feita numa situação emergencial e em tempo muito exiguo o que levou a enfrentarmos problemas técnicos para sua conclusão.
Em função desses problemas tivemos que abrir mão da inclusão da legenda sob pena de perdermos o prazo de entrega para veiculação.
Sua observação está registrada.

Bete Rosa Diretora de Comunicação da Área de Desenvolvimento Secretaria de Comunicação Social - SECOM/PR Fone: (61) 3411.4823/4825 Fax: (61) 3225.2894 Brasília - DF
Atenciosamente,
FALE COM A SECOM Secretaria de Comunicação Social Presidência da República 3

MENSAGEM QUE ENVIAMOS A SECOM:
-----Mensagem original-----De: SECOM - E-Mail da SECOM Enviada em: segunda-feira, 6 de julho de 2009 09:30Para: Elizabete Pereira da Silva; Silvana FerreiraAssunto: ENC:
Para conhecimento e providências julgadas pertinentes.

Atenciosamente,
FALE COM O GOVERNO Secretaria de Comunicação Social Presidência da República 3
-----Mensagem original-----De: so [mailto:sramiresdealmeida@yahoo.com.br]Enviada em: domingo, 5 de julho de 2009 21:20Para: Secretaria de ComunicaçãoCc: comissaosulp@yahoogrupos.com.br; acessibilidade@yahoogrupos.com.brAssunto:
À Secretaria de Comunicação

O pronunciamento do Ministro Temporão em Televisão sobre a Gripe A (suína) foi apresentado Domingo dia 5 de julho de 2009, SEM LEGENDAS EM PORTUGUÊS. Faço parte do grande contingente de surdos que não usam a língua de sinais mas que nos comunicamos com a língua portuguesa escrita. Este é o caso dos surdos que usam aparelhos auditivos e também das pessoas de terceira idade.
Pedimos que seja dada a devida atenção às regras que determinam que os programas de TV sejam legendados em português.Pedimos suas providências urgentes para nos casos de pronunciamentos oficiais de interesse de toda a cidadania que além da janela de libras seja disponibilizada legenda em língua portuguesa.
Sônia Maria Ramires de Almeida
Comissão Sulp

2 comentários:

soramires disse...

À Secretaria de Comunicação

O pronunciamento do Ministro Temporão em Televisão sobre a Gripe A (suína) foi apresentado Domingo dia 5 de julho de 2009, SEM LEGENDAS EM PORTUGUÊS. Faço parte do grande contingente de surdos que não usam a língua de sinais mas que nos comunicamos com a língua portuguesa escrita. Este é o caso dos surdos que usam aparelhos auditivos e também das pessoas de terceira idade.
Pedimos que seja dada a devida atenção às regras que determinam que os programas de TV sejam legendados em português.
Pedimos suas providências urgentes para nos casos de pronunciamentos oficiais de interesse de toda a cidadania que além da janela de libras seja disponibilizada legenda em língua portuguesa.
Sônia Maria Ramires de Almeida
Comissão Sulp

http://www.sulp- surdosusuariosda linguaportuguesa .blogspot. com

soramires disse...

Recebemos apoio do MAQ do Bengala Legal e do Marcos Bandeira (que encaminhou cópia para o CONADE) Agradecemos imensamente.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO