quarta-feira, 29 de julho de 2009

ÓPERA COMENTADA: TRADUÇÃO (LEGENDAS) E AUDIODESCRIÇÃO

Links para reportagens sobre a audiodescrição da ópera Cavalleria Rusticana:

Band:
http://www.band. com.br/jornaldab and/videos. asp


Globo:
http://g1.globo. com/bomdiabrasil /0,,MUL1248341- 16020,00- CEGOS+ASSISTEM+ A+OPERA+COM+ TRADUCAO+ SIMULTANEA. html


http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090729/not_imp410030,0.php

Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009 Versão Impressa

Uma ópera comentada, para ajudar deficientes


''Cavalleria Rusticana'' contará com tradução e audiodescritor


Mônica Cardoso

As amigas Jucilene Braga, de 28 anos, e Daniela Kovacs, de 29, estão ansiosas. Hoje à noite, pela primeira vez, vão assistir a uma ópera. Mas o espetáculo não será inédito apenas para elas. Será a primeira ópera com descrição e tradução para deficientes visuais no Estado. A ópera italiana Cavalleria Rusticana, criada em 1890 por Pietro Mascagni, será encenada no Theatro São Pedro, na Barra Funda, zona oeste.

As legendas em português serão projetadas acima do palco, mas os deficientes visuais ganham fones de ouvido para ouvir a tradução simultânea do italiano para o português e a descrição de cenas não verbais durante o intervalo dos diálogos.
O audiodescritor fica em uma cabine e usa o mesmo equipamento da tradução simultânea.
"Sem a audiodescrição, a ópera seria apenas um espetáculo musical, com o som da orquestra e belas vozes. Com o recurso, tenho as mesmas informações de quem enxerga.
Algumas cenas são apenas gestuais, como um beijo, um aperto de mão e, às vezes, um gesto faz todo sentido para entender a história. É como se eu visualizasse as cenas", diz Jucilene.
Além do gestual dos personagens, o audiodescritor relata, durante os intervalos, os detalhes do figurino, do cenário e entrada ou saída dos atores do palco.
Os organizadores também planejaram uma estrutura para dar apoio ao deficiente visual, que pode ir com cão-guia, recebe o programa do espetáculo em braile e tem ajuda de monitores. É preciso chegar um pouco antes do início da apresentação para ouvir a sinopse.
Jucilene já assistiu a outras peças com audiodescrição no Teatro Vivo, o único da capital que oferece o sistema. Pela falta de cinemas e teatros com essa ferramenta, ela tem de pedir ao acompanhante para relatar as cenas. "Em uma peça, uma amiga estava me contando o que acontecia quando a moça sentada na nossa frente pediu silêncio. Eu então expliquei que era deficiente visual e ela até pediu desculpas. Para não atrapalhar, procuro sentar no local mais isolado da plateia", diz.
A partir de agora, todas as óperas encenadas no Theatro São Pedro contarão com o recurso da audiodescrição. E outros projetos com acessibilidade estão em andamento. Para o próximo ano, as peças do Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, devem contar com tradução para a linguagem de sinais para deficientes auditivos.
"É um projeto piloto que pretendemos estender aos outros teatros do Estado", adianta Mario Masetti, diretor artístico da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), que administra seis teatros estaduais.
DRAMA COTIDIANOAmores frustrados, traição, morte, vingança. Poderia ser o tema de uma novela das oito, mas é também a trama de Cavalleria Rusticana. Não por acaso, a ópera foi responsável pela criação de uma nova escola de composição na Itália, o verismo. O nome já diz tudo - saem do palco os temas míticos, as intrigas palacianas e ganham voz os personagens da vida real e seus dramas cotidianos.
A interpretação está a cargo da Sinfônica Jovem de Guarulhos e do maestro Emiliano Patarra, que nos últimos anos têm participado com regularidade da temporada de óperas do Theatro São Pedro. O destaque, porém, está no elenco: são dois times de solistas, que incluem nomes como os tenores Marcelo Vanucci e Rubens Medina, a soprano Laura de Souza e o barítono Rodrigo Esteves - alguns dos principais cantores da nova geração do canto lírico brasileiro.
COLABOROU JOÃO LUIZ SAMPAIO
Serviço: Theatro São Pedro, Rua Barra Funda, 171, Barra Funda. Hoje, amanhã e dia 31, às 20h30. Dia 1.º de agosto, às 17h. A cada espetáculo, 15 pares de convites gratuitos serão distribuídos para deficientes visuais.Telefone para ingresso e reserva do fone de ouvido: 7420-1599. E-mail: vagner.nascimento@vivo.com.br. Ingresso: R$ 20 (inteira)


Do grupo acessibilidade:
A audiodescrição da ópera Cavalleria Rusticana , que estréia hoje em São Paulo, está sendo bem comentada na mídia. Confiram nos links abaixo.
Ponto para a audiodescrição! !!

1. Bom elenco traz a SP a Cavalleria Rusticana - Folha de S. Paulo / Online - ACONTECE - 2009-07-29 - pg:Online
2.
Concertos - Veja São Paulo / Online - REVISTA - 2009-07-29 - pg:Online
3.
Uma ópera comentada, para ajudar deficientes - O Estado de S. Paulo - SP - Cidades / Metrópole - 2009-07-29 - pg:Capa, C1 e C10
4.
Uma emoção que vem pelo som - Jornal da Tarde - SP - Variedades - 2009-07-29 - pg:6D
5.
São Paulo - Diário do Grande ABC - Sto. André - Roteiro - 2009-07-29 - pg:04
6.
Bom elenco traz a SP a Cavalleria Rusticana - Folha de S. Paulo - SP - Ilustrada - 2009-07-29 - pg:E9
7.
Uma ópera comentada, para ajudar deficientes - O Estado de S. Paulo / Online - METRÓPOLE - 2009-07-29 - pg:Online
8.
Ópera traz recurso especial para cegos - Diário do Comércio - SP - 3° Setor - 2009-07-29 - pg:11
____________ _________ _________ _________ _________ _________ _______



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO