terça-feira, 14 de julho de 2009

Instituto Pró Cidadania

A história do IPC – Instituto Pró-Cidadania para Pessoas Especiais – teve início a partir de uma notícia publicada em jornal, em 1992. Ao tomar conhecimento que 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência, a consultora Açucena Calixto Bonanato interessou-se em criar e desenvolver condições para que essas pessoas – atualmente, 14,5% da população brasileira, segundo o IBGE, ou seja, cerca de 24 milhões - tivessem condições de se reintegrarem ao mercado de trabalho. Foi, então, plantada a semente do Projeto Cidadania®, que mais tarde se transformaria no Instituto Pró-Cidadania para Pessoas Especiais.

Para viabilizar esse trabalho, de cunho social e voluntário, foi necessário um intenso e concentrado esforço para buscar informações sobre as características desse público, que eram escassas, nessa época. Depois de todas as pesquisas, foi desenvolvido todo um ciclo de ações, palestras e treinamentos, com foco nas competências e habilidades do ser humano, não em suas possíveis limitações. Tornara-se indispensável disseminar, entre as empresas e seus dirigentes, a ideia de que a distância que separa os portadores de deficiência das pessoas consideradas normais é, muitas vezes, muito menor do que se pensa, e que todos nós podemos contribuir para incluir essas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho.
Para saber mais:

http://www.institutoprocidadania.org.br

3 comentários:

Inês disse...

Bem interessante, esse projecto!
E boa ideia a sua, de enviar o manifesto!! Fui espreitar o site e nas notícias internacionais vem o destaque, em primeiro lugar!
Tem de ser mesmo assim, não é, insistindo, insistindo...«água mole em pedra dura tanto bate até que fura...»!!

Anônimo disse...

É assim mesmo, mas só vale a pena com o apoio de pessoas como você, como a Açucena Calixto que nos acolheu tão bem.
Obrigada Sô

Gildete disse...

Gostaria de parabenizar a Açucena, exemplo de mulher e de pessoa. Brilhante o trabalho de concientização que faz nas empresas. Está é a melhor forma de tirar as pessoas de sua zona de conforto " Informação através da Educação" é a palavra

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO