sábado, 28 de fevereiro de 2009


SOBRE IMPLANTE COCLEAR

Depoimento de Mara:

Segue abaixo um relato bem simples de minhas primeiras impressões apos o implante coclear.No dia da minha ativação a emoção era grande....lágrimas, e mais lágrimas de agradecimento a nosso DEUS por me ter concedido a graça da realização do implante coclear.

Logo ao ser ligado o aparelho, me veio um ruído muito forte para dentro do ouvido, mas a fono disse que era normal e que com o tempo iria desaparecer.

Ja se passaram 10 meses desde a ativação. Já fiz cinco mapeamentos, onde os resultados foram acima das nossas expectativas (fono e eu).

Já consigo conversar normalmente com todas as pessoas, os sons estão entrando com mais suavidade, apesar de persistirem alguns ruídos.Apesar dos ruídos não consigo mais me imaginar sem ele (o IC), pois ele faz parte de mim, com ele sou outra pessoa...não tenho mais medo de dirigir a palavra a outras pessoas, de sair sozinha de casa, etc., enfim consegui minha liberdade novamente.

Já vou sozinha ao médico, dentista, banco, lojas, enfim a todos os lugares que antes sempre tinha que ir acompanhada com medo que alguém falasse algo e eu não iria entender.
Antes do implante até evitava dar bom dia, boa tarde para as pessoas com medo que elas falassem comigo e eu não iria compreender.Agora converso com todo mundo (porteiro, vizinhos, colegas, estranhos) sem medo algum, entendo tudo o que eles falam e a cada dia que passa fico muito mais SEGURA, e muito mais FELIZ.

Parece que acabei de sair de um pesadelo....e RENASCI para a vida, para minha família, meus amigos, que já tinham ficado de lado, pois não conseguia mais compartilhar de uma conversa porque já não ouvia mais o que eles falavam e com isso fui me retraindo, me isolando.
Mas agora sou outra pessoa.... posso dizer que valeu muito a pena o longo e árduo caminho na realização do implante, foram muitos obstáculos a serem vencidos, muitos exames, muitas noites sem dormir.
Agora já posso dizer novamente :
SOU UMA PESSOA FELIZ! Beijos
Mara Maria Waclawovsky
Novo Hamburgo/RS
Implantada em 14/04/2008Ativada em 21/05/2008


Depoimento de Marcus:

Quando eu era criança eu escutava bem. Eu tinha problema auditivo, mas escutava bem, não precisava de leitura labial. Eu usava apenas um aparelho de amplificação sonora retroauricular (AASI), comecei a usar quando eu tinha 4 anos de idade e nessa época eu estava no terceiro período do pré-escolar.
Minha perda auditiva era moderada, e ficou moderada até os meus 14 anos de vida.
Aos 14 anos ocorreu um problema no meu aparelho auditivo, fiquei mais de 1 mês sem usar o aparelho. Durante esse período, minha perda auditiva pulou de uns 60 dB para uns 90 dB no ouvido esquerdo, e eu sofria com os zumbidos que ficavam "gravados" na mente. O médico não soube explicar a causa dessa perda repentina.
No ouvido direito eu nunca escutei. Fiquei deprimido por não poder ouvir como antigamente. Hoje minha perda auditiva no ouvido esquerdo é de cerca de 106 dB.
Eu soube do implante coclear através do meu médico. Ele conversou bastante com minha mãe e, após algum tempo, fui encaminhado para o Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo.

Também estive no Centrinho de Bauru.
Em agosto de 2000, aos 19 anos de idade, eu fui implantado no Hospital das Clínicas. Minha mãe escolheu este hospital por ser mais perto da minha cidade, "apenas" 9 horas de viagem de ônibus, contra 14 horas de viagem até a cidade de Bauru.
Eu não tinha nada a perder e, além disso, a cirurgia foi feita no ouvido direito, no ouvido onde eu nunca ouvi.
Cerca de 1 mês após a cirurgia o meu implante foi ativado. Não gostei do resultado. O que eu ouvia era um som metálico muito irritante, irritante mesmo.
Fiquei desanimado, pensando que o resultado final seria esse.
Ledo engano. O implante não é indicado para pessoas ansiosas. Levei no mínimo 1 ano, e vários mapeamentos, para ter uma audição bastante agradável.
Hoje, após mais de 8 anos usando o implante coclear, não tenho mais do que reclamar. Minha vida mudou muito! E para melhor. O som que eu ouço com o implante é muito melhor do que o som que eu ouço com o AASI no ouvido esquerdo. Muito melhor mesmo. Mas, mesmo assim, eu uso o AASI junto com o implante, pois sinto que os dois se complementam.
Consigo falar ao telefone, ouço músicas, namoro uma ouvinte, enfim, o implante me ajudou muito.
O implante não me impede de realizar atividades esportivas. Eu nado, jogo capoeira, faço trilhas, luto jiu-jitsu, entre outras atividades.
Em algumas atividades esportivas o implante coclear fica guardado, é óbvio.
Como conclusão posso dizer o seguinte: se o implante coclear mudou a minha vida para melhor, ele poderá mudar a sua vida também!

Texto de Marcus Felipe, engenheiro.

Se você é implantada(o) e quer dar seu depoimento deixe seu e-mail nos comentários que entraremos em contato.


Para saber mais:

http://implantecoclear.org.br/
http://www.usp.br/hprllp/ic/
http://br.groups.yahoo.com/group/implantecoclear/
http://www.fonoesaude.org/implantecoclear.htm
http://www.centrinho.usp.br/hospital/diversos/dest_da.html
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=67629
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=25857356
http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Especialidades.asp?VEstado=00&VMun=00&VTerc=00&VServico=107&VClassificacao=00&VAmbu=&VAmbuSUSUS=1

Obs.São muitas as páginas com informação sobre o assunto, pessoas com ideias contra e a favor, uma boa pesquisa no Google vai ajudar bastante...mas nada
como a opinião de seu(s) médico(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO