quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Museus acessíveis na Europa - acessibilidade para surdos que usam próteses.

Leia a matéria completa em
Museus acessíveis para surdos na Europa (por José  Petrola para Guia Inclusivo)
Um exemplo é o “hearing loop” (em inglês) ou “boucle magnétique” (em francês), uma tecnologia quase onipresente nos museus franceses e alemães e é de extrema importância para os surdos oralizados. Trata-se de um sistema que transmite o som para aparelhos auditivos ou implantes cocleares através de indução magnética, funcionando na prática como um fone de ouvido sem fio.
Em cinemas e teatros com “hearing loop”, basta que o surdo coloque seu aparelho auditivo na posição T para ouvir a transmissão. Os museus oferecem audioguias com um “hearing loop” portátil, um colar que, quando colocado no pescoço, transmite o som ao aparelho auditivo. A grande vantagem é que se trata de uma tecnologia relativamente barata e dá mais independência para os surdos.
No Brasil, infelizmente, ainda se investe em tecnologias que usam transmissão FM, que acarretam um custo financeiro alto e, em algumas situações, constrangimento para o usuário.
Aqui, os aparelhos auditivos não costumam ser programados para aceitar o hearing loop, uma vez que essa tecnologia é quase desconhecida por aqui. Portanto, quem é surdo e pretende viajar à Europa deve insistir com seu fonoaudiólogo para programar seu aparelho e poder usufruir do “hearing loop” durante a viagem.
Testei o “hearing loop” no Museu Pergamon, na Ilha dos Museus, em Berlim, e no Centro Georges Pompidou, em Paris, mas não consegui usá-lo porque não tinha programado o aparelho antes de viajar. Recomendo muito para surdos em viagem à Europa, uma vez que este recurso existe na maioria dos museus de Paris e Berlim.

2 comentários:

Karina Souto do Nascimento disse...

Excelente informação!
Obrigada por compartilhar!
Estou aprendendo muito com esse Blog.
Abraços

soramires disse...

Obrigada Karina por nos acompanhar. Precisamos muito de profissionais assim, competentes e interessados.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO