quinta-feira, 29 de julho de 2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INES - INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS IX CONGRESSO INTERNACIONAL E XV SEMINÁRIO NACIONAL

DIAS 22, 23 E 24 DE SETEMBRO DE 2010
TEMA CENTRAL "O LUGAR DO CONHECIMENTO: IDENTIDADE, SUJEITO E SUBJETIVIDADE"
RIO DE JANEIRO HOTEL INTERCONTINENTAL


MAIS INFORMAÇÕES:
http://congresso.ines.gov.br/ines_congresso/home/?v=inicio



INFORMAMOS AOS NOSSOS AMIGOS SULP E LEITORES DESTE BLOG que entre os vários temas tratados haverá uma Mesa Redonda - Surdos Usuários da Língua Portuguesa - dia 23/09/2010 de 16 às 17:30 horas.

Teremos oportunidade de apresentar o Manifesto Sulp, nossas reivindicações e necessidades, falar dos equipamentos que nos faltam em escolas e no âmbito cultural e da participação cidadã.

Quaisquer sugestões por favor enviar ao meu e-mail pessoal:
sramiresdealmeida@yahoo.com.br

DIANTE DA FALTA DE INTERESSE DEMONSTRADA PELOS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SEU CONJUNTO LAMENTO INFORMAR QUE DECIDI NÃO PARTICIPAR DO CONGRESSO PARA NÃO FALAR EM NOME DE UM GRUPO QUE NÃO REPRESENTO ALÉM DE TER PROBLEMAS DE SAÚDE QUE NO MOMENTO DIFICULTAM VIAGENS E DESLOCAMENTOS.
CONSIDERO QUE MINHAS OPINIÕES INDIVIDUAIS JÁ FORAM EXPOSTAS EM TEXTOS, NO PRÓPRIO MANIFESTO E EM MUITAS MENSAGENS AOS POLÍTICOS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NESTE BLOG.
NOSSO TRABALHO, MEU E DE MEUS COLEGAS SEMPRE FOI PAUTADO PELA IDEIA DE VOLUNTARIADO, SEM ONGS, SEM VERBAS. E ASSIM PRETENDO CONTINUAR.

REPRODUZO AQUI MENSAGEM ENVIADA AO CONGRESSO AGRADECENDO O CONVITE E SOLICITANDO QUE DIVULGUEM NOSSO MANIFESTO.

Cara Inês
É com muita pena que comunico que não poderei participar da Mesa sobre os surdos usuários da língua portuguesa.
O movimento SULP embora tenha muitos adeptos é constituído por um núcleo básico de apenas três pessoas que redigimos e divulgamos o manifesto mas que temos profissões e tarefas que nos impedem de dedicar mais tempo ao movimento SULP.
Eu particularmente não poderei comparecer por motivo de tratamento de saúde que me dificulta ir a outra cidade.
O professor Drauzio, é outro dos voluntários que para poder participar necessita convite formal para poder viajar e ser dipensado das aulas da Universidade onde trabalha.
Igualmente a Cristina, outra pessoa da comissão SULP não poderá viajar por compromissos profissionais.
Nenhum de nós participa de ONGs ou associações formais, sendo nosso trabalho totalmente VOLUNTÁRIO e optamos por redigir e divulgar nosso manifesto justamente para que sejamos conhecidos, que nossas necessidades sejam levadas em conta sem necessidade de nossa presença física.
Acredito que o texto do Manifesto nos representa, enfatizando diversidade na surdez e as diferentes soluções necessárias para a integração de todos à cultura, educação e cidadania. No Manifesto existe a participação dos surdos oralizados, dos que usam aparelhos auditivos e implantes cocleares, que com suas ideias vieram a juntar forças para redigir um documento único que pudesse nos representar, inclusive fora nas fronteiras do Brasil, porque nossos amigos SULP portugueses enfrentam as mesmas dificuldades.
Por esses motivos acima expostos solicito que diante da nossa ausência física seja feita a divulgação do nosso manifesto, do nosso movimento para que possamos agregar outras pessoas com o mesmo problema de integração social e dar a conhecer aos educadores e profissionais da área as nossas reais necessidades.
Muitissimo obrigada pelo convite e pela consideração.
Sônia Maria Ramires de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO