sexta-feira, 25 de junho de 2010

CURSO CRIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS ACESSÍVEIS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

De 26 a 30 de julho DE 2010, das 9h às 16h.

Como formar público de pessoas com deficiência para usufruírem das atividades culturais?

O Curso Criação e Gerenciamento de Projetos Culturais Acessíveis à Pessoas com Deficiência, tem como objetivo capacitar profissionais e estudantes a desenvolverem projetos de inclusão e acessibilidade cultural em espaços culturais, museus, centros de divulgação cultural e científica, organizações sociais, escolas, universidades, agências e turismo e empresas.

O curso foca na criação e gestão de projetos e apresenta metodologias para a inclusão de pessoas com deficiência na elaboração, execução e avaliação das propostas.


Público Alvo: museus e espaços culturais, escolas públicas e particulares, estudantes de graduação e pós-graduação em áreas de cultura e educação, organizações sociais e agências de turismo.

Material: palestras, vivências, visitas técnicas, apostila em CD-ROM e Certificado de participação.
Data: 26 a 30 de julho de 2010 das 9h às 16h.
Carga Horária: 30 horas
Investimento: R$ 250,00 por participanteEstudantes e professores R$ 200,00
Local: Auditório da Fundação Dorina Nowill para Cegos Rua Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – São Paulo – SP (Metrô Santa Cruz)


Inscrição: pelo site

http://migre.me/Pgjf

Coordenação: Viviane Panelli Sarraf, Consultora de acessibilidade cultural da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Diretora-Fundadora da Museus Acessíveis Serviços Museológicos e Culturais, especialista em Museologia e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com trabalhos acadêmicos na área de acessibilidade em museus. Criadora da RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus
www.rinam.com.br.
Já obteve premiações na área cultural e de empreendedorismo, tem artigos publicados em periódicos científicos e mídia e publicou em 2010 o livro Museum Rehabilitation: Cultural Inclusion Policies through Accessibility, pela editora alemã VDM Verlag.

Contato:
viviane.sarraf@fundacaodorina.org.br
Realização: Museus Acessíveis e Fundação Dorina Nowill para Cegos

Mensagem enviada à organização do curso, sobre a inclusão de temas que propiciem a acessibilidade dos SULP aos museus e aos eventos culturais de modo geral:

Gostaria de saber se entre os temas a serem tratados existe algum foco sobre a acessibilidade dos surdos a eventos artísticos e culturais.

Explico que a minha preocupação se deve a uma crença muito difundida que a acessibilidade para o surdo se resume a intérpretes de língua de sinais.

Nós a grande maioria de deficientes auditivos e surdos que nos comunicamos em português escrito e/ou falado, que usamos aparelhos auditivos, implantes, leitura labial somos esquecidos quando o assunto é ajudas técnicas. Desconhecemos a língua de sinais por questão de termos sido educados junto aos ouvintes e até mesmo da idade em que a surdez foi adquirida.
Precisamos de tratamento acústico das salas, sonorização especial e legendagem.

Na Europa e até mesmo em nossa vizinha Argentina muitas salas de aula, conferência, cinema ou concertos são providas da chamada amplificação por indução magnética (hearing loop - inglês, aro magnético - espanhol) e aqui no Brasil quase não se conhece o equipamento, inclusive até profissionais da área nunca ouviram falar.
Outro meio pouco usado é a legendagem em português para apresentações audiovisuais que também é citada por vários museus da Europa.
O equipamento de FM também é pouco disponibilizado. Ressaltamos que em termos de custos a opção "hearing loop" é mais barata que o FM porque o FM deve ter um receptor para cada surdo que usa aparelho auditivo ao passo que o "hearing loop" uma vez instalado pode ser captado por todo surdo que use aparelho auditivo com bobina para telefone ou implante coclear.
Gostaria então de saber se o curso ora oferecido trata dessas questões.
Gostaria também de saber da possibilidade de um curso não presencial para que essas preciosas informações possam ser utilizadas em todo o território nacional.
Agradeço imensamente sua atenção em meu nome e em nome do grupo
SULP - SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Aguardamos sua resposta.
Sônia Maria Ramires de Almeida.

3 comentários:

Priscila Festa disse...

Olá! Meu nome é Priscila Festa e sou bolsista da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba, PR. Estou desenvolvendo minha dissertação de Mestrado em Distúrbios da Comunicação em “Surdez e Internet: Análise de discursos de surdos no ambiente virtual”, e estou pesquisando sobre discursos de surdos na internet. Já visito seu blog há alguns meses, o que me inspirou para fazer essa pesquisa, e gostaria de saber se você concorda quanto ao fato de eu, como pesquisadora, analisar este blog. Sua participação é muito importante. Para saber mais detalhes, entre em contato via e-mail (pesquisadorapriscila@gmail.com) e acesse meu blog de pesquisa (www.pesquisandoblog.blogspot.com), lá consta meu projeto de pesquisa sobre a dissertação. A seguir, será enviado um Termo de Consentimento, no caso de você concordar com que seu blog faça parte da amostra.
Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Mestranda Priscila Soares Vidal Festa, UTP

soramires disse...

Priscila, este blog não é apenas um foro de discussão onde os surdos se manifestam tais como ocorre nos grupos do Orkut ou Yahoo.
Este blog é feito por uma comissão de pessoas surdas, que usam a língua portuguesa e que redigimos um manifesto dirigido às autoridades mostrando que as medidas tomadas para supostament favorecer a todos os surdos deixava os Sulp de fora. Havia e há um desconhecimento sobre a diversidade dentro da surdez e as tentativas de criar soluções "para os surdos" deixava muitos, para não dizer a maioria dos deficientes auditivos fora do alcance dessa medidas.
O conteúdo de nosso blog é mais de informação comentada sobre pesquisas, novidades em tratamentos, acessibilidade no Brasil e no mundo, educação, saúde, etc.Então me parece que não cabe usar o conteúdo deste blog para sua pesquisa porque muito material aqui exibido não nos pertence.

Priscila Festa disse...

Ok! Compreendo e concordo, achei muito interessante esse Blog e continuarei retornando aqui para me "atualizar" nas questões sobre a surdez.
Muito Obrigada!

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO