quarta-feira, 18 de novembro de 2009

WORKSHOP

No próximo dia 2 de dezembro a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá oferecer um Workshop de Comunicação sobre inclusão social de pessoas com deficiência, com a finalidade de apresentar o cotidiano, os conceitos e os preconceitos relacionados as pessoas com deficiência, que somam 24,6 milhões no Brasil e 4,2 milhões no Estado de São Paulo.

Em função deste tema estar em "alta", pela presença de personagens com deficiência nas novelas globais das 6 (surda), das 7 (atriz cega) e das 9 (paraplégica), muitos veículos de comunicação publicam informações com dados conceituais errôneos e, desta forma, reforçam a segregação e alguns mitos que cercam este segmento. Esses mitos e preconceitos se multiplicam no dia-a-dia e dificultam ainda mais a construção de uma sociedade inclusiva, a essência de nosso trabalho.

A iniciativa de realização do workshop nasceu da constatação de que todos os dias nos deparamos com pessoas com deficiência ou um dispositivo legal relacionado a esse universo - como a Lei de Cotas, por exemplo. Entretanto, o desconhecimento, associado a mitos e preconceitos apreendidos ao longo da vida, reforçam o distanciamento e a segregação por parte da sociedade em relação a esse público, principalmente se não há familiaridade do interlocutor com alguém que apresente algum tipo de deficiência. Em alguns casos, como os de ofertas de serviços, a falta de informação sobre os direitos da pessoa com deficiência pode, inclusive, dificultar a abordagem, prejudicando o público a ser atendido.

O Workshop - Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU - acontece por meio de dinâmicas de grupo, nas quais serão abordados terminologia correta e conceitos reais e atuais sobre a sociedade que todos buscamos construir, e em cujo desenho universal cabem todas as pessoas, independentemente das condições físicas, sensoriais ou intelectuais de cada um.

Ao final do Workshop será apresentada uma peça teatral formada por atores com e sem deficiência, dirigida por Deto Montenegro, em que serão apresentados os conceitos trabalhados durante o workshop.

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Governo de São Paulo - www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Workshop Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU

Para discutir, refletir e esclarecer questões relacionadas ao cotidiano das pessoas com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o Workshop "Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU". O evento será realizado em 2 de dezembro de 2009, véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado mundialmente no dia 3 de dezembro.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro e devem ser realizadas pelo e-mail

participe@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br .

A ficha de inscrição deve ser baixada no site

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/09nov09_anexo_inscricao_workshop.doc
.

O objetivo do workshop é esclarecer e conscientizar públicos estratégicos como: gestores de governos estadual e municipal, profissionais que atuam com atendimento ao público, jornalistas, assessores de comunicação, relações públicas e pessoas interessadas em assuntos relacionados à inclusão social do segmento da pessoa com deficiência. A abordagem correta será apresentada, de acordo com terminologia e direitos assegurados pela Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. O esclarecimento se dará a partir de informações precisas sobre as diversas situações do cotidiano das pessoas com deficiência, em diferentes e rotineiras circunstâncias.

O evento será encerrado com a peça de teatro "Good Morning São Paulo", do grupo Oficina dos Menestréis, formado por atores com e sem deficiência, e direção de Deto Montenegro. Imperdível.


Serviço

Workshop

: "Sensibilização para a Inclusão: Construindo uma Sociedade Universal à Luz da Convenção da ONU"

Data

: 02 de dezembro de 2009.

Horário

9h00 às 13h00: Workshop em grupos temáticos

14h00 às 17h00: Resultado dos trabalhos da manhã

18h00 as 19h30: Peça de teatro "Good Morning São Paulo"

20h00: Coquetel de Encerramento

Período de Inscrições

: até 25 de novembro de 2009, pelo e-mail
participe@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Local

: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Endereço

: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, próximo ao terminal rodoviário e estações do metrô e trem Barra Funda, São Paulo, SP

Informações

: (11) 5212-3700.

Investimento Simbólico: R$ 20,00 (inclui Material Informativo, Welcome Coffee, Workshop, Brunch, Coffee Break, Peça de Teatro e Coquetel de Encerramento).

PROGRAMAÇÃO

9h00

: Credenciamento e Distribuição do Material

9h15

: Welcome Coffee

9h35

: Painel: Inclusão Social e Pessoas com Deficiência: O Papel do Estado e a Norma Constitucional - Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella

10h00

: Entendendo as deficiências sob o enfoque inclusivo - Dinâmicas de Grupo.

1- Cotidiano: circunstâncias rotineiras da vida de uma pessoa com deficiência

2- Comunicação: caminho para a inclusão

3- Saúde: bem-estar e qualidade de vida

4- Acessibilidade: ponte para a sociedade

5- Educação: acesso para a cidadania

6- Emprego: igualdade de oportunidades

7- Esporte e Lazer: movimento e participação

8- Cultura: desenvolvendo o potencial artístico e criativo

9- Transporte: direito de ir e vir

10- Família: convivência, respeito e privacidade

13h00

: Brunch

14h00

: Plenária: Compartilhando Informações -Trocando Conhecimentos

17h00

: Conclusão dos trabalhos: Mudando Conceitos e Derrubando Barreiras

17h30

: Coffee Break

18h00

: Peça de Teatro: Good Morning São Paulo (Oficina dos Menestréis, Direção: Deto Montenegro)

20h00

: Coquetel de Encerramento

Realização:

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência-São Paulo

Patrocinio:

Fundação Faculdade de Medicina

Rede Lucy Montoro de Reabilitação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO