segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MEMORIAL DA INCLUSÃO

Lutas e conquistas
Secretaria de Estado inaugura Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência

-->
No dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência inaugura o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é resgatar a história de lutas e conquistas das pessoas com deficiência na busca de dignidade e igualdade de direitos. Para marcar a data, o Memorial irá apresentar uma exposição fotográfica e de documentos pontuais. A abertura da exposição será antecedida do Seminário "Memórias, Conquistas e o Futuro do Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil", o qual contará com palestrantes envolvidos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, que traçarão um panorama dos últimos anos e perspectivas para o futuro. Para participar do seminário, é preciso baixar a ficha de inscrição no site
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/usr/share/documents/25nov09_anexo_inscricao_seminario.doc e enviá-la para o e-mail:
participe@pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.


CIDADE DE SÃO PAULO SEDIA, A PARTIR DE 3 DE DEZEMBRO, ÚNICO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA QUE RESGATA OS PERSONAGENS, AS LUTAS E AS CONQUISTAS PELOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência será instalado na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; exposição inclui uma Sala Preparatória dos Sentidos, escura e com sensores sonoros e de odor.
Desde 1981, o dia 3 de dezembro foi instituído, pela ONU, como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Décadas depois, a data é motivo de comemorações àqueles que se empenham e lutam para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, luta essa que remonta aos tempos de D. Pedro II, criador das primeiras escolas dirigidas a pessoas com deficiência visual, baseadas em modelos franceses.

O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência será inaugurado nesse dia 3 e reunirá em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiência.

O Memorial da Inclusão visa também registrar e resgatar um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80 e que culminou, no ano de 1981, com a criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ação inédita do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Memorial da Inclusão é o maior e o mais completo da América Latina. "A transformação da sociedade retrata a conquista dos direitos da pessoa humana com foco na pessoa com deficiência e seus familiares e refletindo-se nos profissionais da saúde, educação e cultura, enfim, em toda a sociedade. Esta exposição permitirá reconhecer às histórias das lutas e conquistas das pessoas com deficiência", afirma a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Com curadoria de Elza Ambrósio e Projeto Cenográfico, de Expografia e Iluminação a cargo dos cenógrafos Yara Candotti e Jefferson Duarte, o Memorial da Inclusão reúne o que há de mais moderno em materiais expográficos e tecnologias de escuta e leitura, além de acessibilidade física. A exposição é composta de 12 ambientes, alguns independentes e completos que abordam cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física. Outros ambientes mostram a unificação das lutas, conquistas e direitos adquiridos da pessoa com deficiência em geral.

"Os jovens com e sem deficiência acham que as rampas, as leis e a sinalização sempre existiram. Há 30 anos não se pensava em acessibilidade. E o que queremos mostrar é que, graças aos movimentos para a conquista dos direitos das pessoas com deficiência, assistimos a criação do Desenho Universal, implantado nesta exposição, para atender a todas as pessoas", explica a curadora.

Um dos destaques, a Sala Preparatória dos Sentidos, será um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. A ideia é a de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão e audição. Outra novidade viabilizada pelos cenógrafos foi a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile. Ao se colocar sob estes equipamentos, que fazem a audiodescrição dos painéis, a pessoa poderá ouvir toda a história contada na obra. Ainda sob o sound tube, há uma bancada com o texto em braile.

"Aproveitamos a estrutura original e circular do espaço e fizemos outra que propiciasse ao visitante ser o eixo da circunferência, esteja ele em qualquer ponto da exposição. Isso dá uma dimensão de integração e de democratização ao espaço, preservando a obra de Oscar Niemeyer", diz a cenógrafa Yara Candotti. Para facilitar a visualização, as impressões dos painéis foram feitas em superfície de alumínio, em alto relevo.

Ambientes da exposição
Além da Sala Preparatória dos Sentidos, a exposição ainda terá outros 11 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo. Todas as informações são apresentadas em letras legíveis para baixa visão, em alturas acessíveis ao visitante em cadeira de rodas e textos em braile. Neste espaço inicia-se também o piso tátil, presente em toda a exposição.

"Movimento Social" inclui fotografias de 60 pessoas engajadas no movimento de luta pelos direitos da pessoa com deficiência.

No ambiente "Direitos" o visitante conhecerá as conquistas legais nacionais. Destaque especial ao o ambiente "AIPD 1981", que traz fotografias, documentos internacionais, citações e reflexões originários de pessoas que participaram do movimento de criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em 1981.

O ambiente "Do Asilamento à Autonomia" trata da questão da inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade.

O espaço "Sociedade e Suas Linguagens" aborda as mudanças na terminologia referente às pessoas com deficiência, desde os tempos antigos até a adotada nos dias de hoje, e chama a atenção para as barreiras atitudinais, que consistem no preconceito relacionado às pessoas com deficiência.

"Os Sentidos na Comunicação" é voltado para as deficiências sensoriais, cujas expressões serão ressaltadas em salas com colorações diferenciadas, para ideia de introspecção e silêncio.

"Esportes" conta com imagens que apresentam a história do esporte e suas diferentes modalidades, cujo conceito será o de 'eliminar estigmas, derrubar preconceitos e quebrar recordes'. Monitores eletrônicos apresentam imagens referentes à prática esportiva.

A exposição conta ainda com ambientes compostos por paredes, cabine acrílica, isolamento acústico e aparelhagem de som; projetor para a transmissão de filmes e fotos de movimentos sociais ocorridos no passado, além de entrevistas biográficas de personalidades de destaque e de pessoas anônimas, homenageadas pela exposição.

SERVIÇO
Inauguração da Exposição: Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com DeficiênciaLocal: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DeficiênciaEndereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP - próximo à estação do metrô e da CPTM.Data: 3 de dezembro de 2009Horário: 12h00
O lançamento será antecedido do "Seminário Memórias, Conquistas e o Futuro do Movimento Social das Pessoas com Deficiência no Brasil", que acontece no mesmo dia e local, das 8h00 às 18h00, com interrupção às 12h para lançamento da Exposição.
Programação completa e inscrições:

http://www.pessoacomdeficiencia. sp.gov.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO