domingo, 30 de agosto de 2009

Leitura Orofacial


O portador de deficiência auditiva é capaz de “ler” a posição dos lábios e captar os sons que alguém está fazendo. Essa técnica se chama leitura labial e é útil quando o interlocutor formula as palavras com clareza. Porém, é provável que até o melhor leitor labial adulto só consiga entender 50% das palavras articuladas (talvez menos). O resto é pura adivinhação. Muitos sons são invisíveis nos lábios. Por exemplo, a diferença entre as palavras “gola” e “cola” dependem unicamente dos sons guturais. Outros sons, como “p” e “m”, “d” e “n” e “s” e “z”, podem ser facilmente confundidos. O portador de deficiência, não sabendo bem qual o assunto da conversa, tem mais dificuldade de fazer a leitura labial. Para quem já nasceu surdo, a leitura labial é muito mais difícil do que para alguém que tinha audição, pois o portador de deficiência auditiva tem de imaginar os sons que nunca foram ouvidos. Leitura da fala é a visualização de toda a fisionomia da pessoa que fala, incluindo sua expressão fisionômica e gestos espontâneos. Esse conjunto de dados, associados à leitura labial, auxilia bastante na compreensão de uma conversa pelos surdos.






Fonte: http://www.ines.gov.br/ines_livros/18/18_006.HTM

OPINIÃO:

Leitura Labial, ou orofacial não é tão difícil assim, e nem é um bicho de sete cabeças. Se você escuta um pouco ou já escutou alguma vez, apenas relaxe e olhe para os lábios do interlocutor. Sem pressa, você será capaz de fazer a leitura. E com paciência você chegará lá!


4 comentários:

Anônimo disse...

a leitura labial é possível para uma pessoa com audição normal?a pergunta é feita pois algumas profissões podem necessitar

soramires disse...

Pessoas que que ficaram surdas quando crianças desenvolvem essa habilidade mais facilmente. Mas com treinamento é possível sim uma pessoa com audição normal fazer leitura labial. Treinamento pode ser ver tv sem som (programas falados em português é claro), ao conversar olhar para a boca da pessoa.

Unknown disse...

fiquei com surdez depois dos meus trinta e sete anos por causa de um tumor estou achando muito difícil conviver com minha família pois eles não tem paciência em fala comigo fico tentando ler os lábios deles as vezes eu sei o que tão falando mas muitas das vezes e difícil fico como se fosse uma boba no meu deles tudo falando e eu sem entender nada

soramires disse...

Paula e você não pode usar aparelhos auditivos, em muitos casos ajuda muito. Mesmo que você não possa comprar, faça o cartão SUS e vá nu otorrio do SUS e ele poderá te encaminhar para conseguir aparelhos se for o caso. AS PESSOAS NÃO ENTENDEM MESMO, É COMPLICADO. bOA SORTE.

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO