sexta-feira, 13 de junho de 2014

MITO DE QUE TODO SURDO USA LÍNGUA DE SINAIS PREJUDICA OS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Matéria sobre intérpretes e tradutores VEJA EDIÇÃO 2377 ANO 47 N. 24 - 11 DE JUNHO DE 2014

página 116 

"INTÉRPRETE DE SINAIS"

No BRASIL, ONDE VIVEM 2,1 MILHÕES  de pessoas com deficiência auditiva severa, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficializada em 2002, e há apenas 4 anos a profissão de intérprete de libras passou a ser regulamentada. "Esse é um mercado de trabalho em expansão. Hoje há carência de profissionais qualificados , e os bons intérpretes estão com a agenda lotada", diz a professora Vânia Chiella..."

Mandei o seguinte e-mail a uma das repórteres que assina a matéria:

Na matéria sobre intérpretes e tradutores você cita que no Brasil existem 2,1 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa, dando a entender que essas pessoas seriam usuárias de língua de sinais.
Li com muito interesse por ter trabalhado como tradutora de Espanhol e Português. No momento estou aposentada. 
Além de tradutora sou deficiente auditiva, uso aparelhos auditivos há mais de 40 anos
Então me chamou a atenção a parte em que citam a profissão de intérprete de língua de sinais.

Claro que ao entrevistar Vânia Ciella, uma profissional que trabalha com a língua brasileira de sinais, esta quis valorizar sua profissão.  Sim muitos deficientes auditivos usam língua de sinais, mas não a maioria.

Do número total de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, só uma pequena parcela necessita usar a língua de sinais por não se adaptar às próteses auditivas mais conhecidas a saber aparelhos auditivos e implantes cocleares.
Por se divulgar que língua de sinais é a língua dos surdos se induz os leitores e até jornalistas a um erro.
A grande maioria das pessoas com perdas auditivas e que usa próteses auditivas fala português, pode ouvir e ler legendas em português.

Para que conheçam os surdos usuários da língua portuguesa, os surdos oralizados que não usam língua de sinais indico os blogs e livros



E O BLOG ONDE DIVULGO NOTÍCIAS SOBRE AJUDAS TÉCNICAS PARA SURDEZ:

Vejamos os números:
DEFICIÊNCIA AUDITIVA  CENSO DE 2010.  IBGE
BRASIL  
NÃO CONSEGUE (OUVIR) DE MODO ALGUM ......347.481 
GRANDE DIFICULDADE (PARA OUVIR).........................1.799.885 
ALGUMA DIFICULDADE (PARA OUVIR) ........................7.574.717

OS NÚMEROS OFICIAIS ACIMA INDICADOS NADA DIZEM SOBRE QUEM É ORALIZADO, USA PRÓTESES AUDITIVAS, IMPLANTES, LEITURA LABIAL OU LÍNGUA DE SINAIS. 
MAS PODEMOS SUPOR QUE TANTO OS QUE APRESENTAM GRANDE DIFICULDADE OU ALGUMA DIFICULDADE PARA OUVIR PODEM SE BENEFICIAR DE AJUDAS TÉCNICAS QUE LHES PERMITAM OUVIR E APRENDER A FALAR, APRENDER A LÍNGUA PORTUGUESA, ETC. 

ÁS ORDENS PARA MAIS INFORMAÇÕES
RESOLVI LHE ESCREVER PORQUE A DIVULGAÇÃO DO MITO DE QUE TODO SURDO USA LÍNGUA DE SINAIS NOS PREJUDICA NAS POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE NO TRABALHO, NA ESCOLA, NA CULTURA. 
PRECISAMOS DE FILMES, TV E TEATRO LEGENDADOS EM PORTUGUÊS E NÃO INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS.
OBRIGADA

MENSAGEM DO AMIGO RENATO BARBATO, CEGO E PARTICIPANTE DE VÁRIOS GURPOS DE ACESSIBILIDADE
Renato Barbato


Jun 13 em 11:55 PMOlá.
Assino embaixo tudo que a Sô colocou com toda a propriedade e ainda acrescento.
Do mesmo modo que vendem a ideia que todo surdo usa Libras, informação errônea, e que confirmo por estar no meio, também se vende a ideia distorcida que todo cego usa o método Braille.
Também pelos números do Censo, pouco mais de 6 milhões de pessoas tem grande dificuldade de enxergar, portanto, não se caracteriza como cego e, esses se beneficiam da letra ampliada, afinal, segundo os especialistas oftalmologistas, deve-se usar o resíduo visual, portanto, essas pessoas usam a sua visão para escrita e leitura.
Os pouco mais de 500.000 que não enxergam nada, segundo o Censo é que poderiam utilizar o método Braille, porém, aproximadamente 80% dessas pessoas perderam a visão após ter sido alfabetizadas em letra cursiva, não conseguindo, dessa maneira desenvoltura com o método Braille.
Oras 80% equivale a 400.000 pessoas, sobrando, portanto, apenas, aproximadamente 100.000 pessoas que nasceram cegas e que possuem desenvoltura com o método.
Com esses números, pode-se afirmar, que o método Braille é fundamental para a alfabetização de crianças que nasceram cegas, mas se torna excludente para a esmagadora maioria dos deficientes visuais.
Um grande abraço.
PAZ, LUZ E AMOR.
Renato Barbato
Pessoa com Deficiência Visual

respondi:

Renato, infelizmente jornalistas ao procurarem se informar sobre deficiência procuram as instituições tradicionais que passam essa falsa ideia de que todo cego usa braile e todo surdo usa língua de sinais. Usam os números totais do censo do IBGE para venderem essas falsas ideias, prejudicando surdos e cegos que não usam libras e braile. O que essa distorção esconde? Avidez por verbas públicas sem dúvida. Cegos podem se beneficiar de leitores de tela por exemplo, de audiodescrição, surdos precisam de legendas em português e sistemas de amplificação sonora especial como FM e aro magnético. 
O que me deixa furiosa é que são pessoas que não possuem deficiência visual ou auditiva que se metem a palpitar sobre nossas necessidades. Conheço um senhor, que não é deficiente que se mete em tudo quanto é lugar falando mal do aro magnético e falando bem do FM,sendo...não sendo surdo nunca testou nenhum equipamento, deve estar associado a algum vendedor de tecnologia...
E recentemente tivemos as tais roupas especiais para cegos, um verdadeiro vexame que meus amigos cegos tão bem analisaram, com inteligência e ironia.
Em resumo, não podemos deixar que pessoas que não sendo deficientes, se especializaram em alguma tecnologia assistiva e queiram falar em nosso nome, defendendo seu segmento profissional e não nossa acessibilidade.
Braile e língua de sinais são instrumentos úteis sem dúvida, mas não para TODOS OS CEGOS E TODOS OS SURDOS, que isso fique muito claro.
Vou divulgar seu texto junto com meu protesto.

Abraços e obrigada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO