quarta-feira, 26 de junho de 2013

PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS PELA TV DEVEM TER LEGENDAS E OUTROS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE

MENSAGEM DA PRESIDENTE SEM LEGENDAS..
RECLAMAR NOS CANAIS COMPETENTES FUNCIONA
(E NÃO FICAR RESMUNGANDO NAS REDES SOCIAIS)

MINHA RECLAMAÇÃO:


De: so [mailto:sramiresdealmeida@yahoo.com.br] 

Enviada em: sexta-feira, 21 de junho de 2013 21:41
Para: SECOM - GABINETE
Assunto: Fala da Presidente sem legendas

Sou surda, eleitora e me sinto excluída quando qualquer mensagem oficial aparece na TV sem legendas.
Eu e mais todos os SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Ministra-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Helena Chagas
3411-1279 / 1280
secom.gabinete@planalto.gov.br


RESPOSTA
Prezado(a) Senhor(a),
Ao agradecer sua mensagem, gostaríamos de pedir desculpas pelo ocorrido. Nosso procedimento padrão prevê a inclusão de legendas nos pronunciamentos presidenciais, e tal norma não foi alterada. Excepcionalmente, o pronunciamento da última sexta-feira não teve legendas pela falta de tempo hábil entre a gravação e a veiculação. O pronunciamento com legendas (opção CC na aba inferior do vídeo) já se encontra disponível no endereço eletrônico:
http://www2.planalto.gov.br/multimidia/galeria-de-videos/video-do-pronunciamento-a-nacao-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-em-cadeia-nacional-de-radio-e-tv
Contamos com sua compreensão e informamos que todos os textos das manifestações públicas da Presidenta (discursos, entrevistas, mensagens, etc) são colocadas à disposição do público, algumas horas depois de realizadas, no portal Planalto (www.planalto.gov.br).
Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
http://www2.planalto.gov.br/multimidia/galeria-de-videos/video-do-pronunciamento-a-nacao-da-presiden
www2.planalto.gov.br


Diante dessa resposta padrão retruquei:



Lembramos aos responsáveis que existe o recurso da estenotipia, da legenda que as TVs usam para fazer o closed caption. Duvido que vocês desconheçam e não tenham acesso. Considero isso uma falha e peço que não permitam que saia ao ar nenhum pronunciamento oficial sem as devidas legendas. É um descaso com o grande público eleitor que não consegue ouvir, jovens e adultos. 

Mara Gabrilli também reclamou falta de legendas e libras





Ter, 25 de Junho de 2013 21:53

Deputada Mara Gabrilli envia Oficio a Presidente da República questionando a falta de acessibilidade em seu pronunciamento em rede nacional
OFÍCIO N.º 48/2013/DMG
Brasília, 25 de junho de 2013.
Excelentíssima Senhora
DILMA ROUSSEFF
Presidente da República
Presidência da República, Palácio do Planalto, 70.150-900, Brasília/DF
Senhora Presidente,

Como a primeira deputada federal tetraplégica eleita no Brasil, venho, pelo presente ofício, registrar o descontentamento da população com deficiência auditiva e surda que, no dia 21 de junho de 2013, sentiu-se excluída do pronunciamento oficial desta Presidência, relativo às manifestações democráticas ocorridas ao longo das últimas duas semanas.

Este comunicado fora veiculado nas emissoras de televisão sem a disponibilização de recursos de acessibilidade para esta população, tais como legendas e janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Estas tecnologias são necessárias para atender e viabilizar acesso à informação e à comunicação tantos às pessoas alfabetizadas em língua portuguesa quanto em LIBRAS.

Não se pode esquecer que, no Brasil, segundo o Censo Demográfico de 2010, 9.722.163 pessoas apresentam alguma deficiência auditiva ou mesmo surdez absoluta. E o Brasil, como signatário da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e um dos países mais avançados na legislação que afirma estes direitos, deve adotar medidas e atitudes inclusivas permitindo o acesso à informação – sobretudo a oficial – a todo e qualquer brasileiro.

Somos uma nação composta pela mais ampla diversidade humana e nenhuma deve ficar de fora ou ser impedida de ter acesso à informação e à comuncaição pública, por ausência de tecnologia assistiva.

Certa de poder contar com o apoio de Vossa Excelência para que comunicações futuras contemplem a ampla acessibilidade a todos os brasileiros, mantenho-me à disposição pelo e-mail maragabrilli@maragabrilli.com.br e telefone (61) 3215-5226.

Respeitosamente,
MARA GABRILLI
Deputada Federal
OFÍCIO N.º 48/2013/DMG Brasília, 25 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO