sexta-feira, 30 de março de 2012

FILMES COM AUDIODESCRIÇÃO E LEGENDAS


http://www.iguale.com.br/blog/?p=569

O primeiro festival de cinema de São Paulo está em sua 38ª edição em 2012, premiando os melhores filmes de 2011. Os vencedores nas categorias nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por público e crítica, serão exibidos no mês de abril.
Todas as sessões do Festival no CineSESC terão audiodescrição e legendas open caption, produzidas pela Iguale Comunicação de Acessibilidade (www.iguale.com.br), proporcionando acesso com autonomia e inclusão sócio-cultural às pessoas com deficiência visual e auditiva.
Desde 2010 a programação do Festival também acontece em Unidades do SESC do interior de São Paulo, levando o melhor do cinema a 16 cidades e tornando-se um dos maiores festivais em alcance do país. Os vencedores serão conhecidos no dia 04 de abril.
VEJA O PROGRAMA EM
http://www.iguale.com.br/blog/?p=569

Consulte classificação indicativa dos filmes em:
www.sescsp.org.br/melhoresfilmes


Serviço:
CineSESC
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo
(próximo ao metro Consolação / três quadras da Av. Paulista)
Informações pelo site ou pelo telefone (11) 3087-0500
Todas as sessões terão os mesmos valores de ingresso:
R$ 4,00 (público em geral); R$ 2,00 (usuários com cartão de matrícula SESC, estudantes, terceira idade, professores da rede pública) e grátis (comerciários e dependentes)
Divulguem e prestigiem!

domingo, 18 de março de 2012

SURDEZ E LÍNGUA PORTUGUESA - DESFAZENDO UM MITO

    • Matéria que fala da dificuldade de deficientes auditivos fazerem redação em português
      Comentários
      http://www.ondajovem.com.br/noticias/deficientes-auditivos-reclamam-correcao-especial-para-redacao-no-vestibular
      COMENTÁRIO QUE DEIXEI NO LINK da matéria:
      POR FAVOR, ao divulgarem matérias como essa é necessário deixar bem claro que somente surdos que se comunicam em língua de sinais (nem todos) podem vir a ter problemas com redação em português.
      Divulgar essa matéria pode ser altamente prejudicial aos surdos que usam a língua portuguesa, usam aparelhos auditivos e implantes cocleares e não se comunicam usando a língua de sinais e sim a língua portuguesa.
      Eu e todos os surdos oralizados e os surdos póslinguais escrevemos e interpretamos corretamente o português, que é a nossa língua materna, na qual fomos educados.

      Não se pode tomar um grupo específico de surdos como a totalidade dos surdos e deficientes auditivos. Isso pode gerar mitos como o de que não sabemos português e pode é claro prejudicar qualquer surdo não sinalizador na hora de procurar trabalho.
      Mais informações a respeito dos surdos que usam português e são oralizados:

      http://www.sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/

      Obrigada
      Sônia Maria Ramires de Almeida
      Surda desde os 20 anos (hoje tenho 64 anos, funcionária aposentada do Banco do Brasil, entrei por concurso antes da Lei de Cotas, formada em Ciências Sociais pela USP e tradutora pela Aliança Francesa.





      Outra vez a mesma história, somos surdos oralistas e oralizados e nos comunicamos muito bem em português. Essas notícias que tratam todo surdo como "deficiente" em português nos prejudica ao procurar emprego, ao procurar escola, na sociedade em geral. Não podemos permitir que tomem uma parte pelo todo. Temos que nos defender de mais esse preconceito.Nem todo surdo usa língua de sinais, nem todo surdo é incapaz de escrever bem !




sábado, 3 de março de 2012

Novas notícias sobre surdez: www.spanish.hear-it.org


Nuevos artículos en www.spanish.hear-it.org:

IFHOH: Congreso mundial de personas con pérdida de audición 

“Una mejor calidad de vida para las personas con deficiencia auditiva” será el tema del congreso que tendrá lugar en junio de 2012.

La Federación Internacional de Personas con Deficiencia Auditiva, IFHOH (siglas en inglés), celebrará el congreso mundial en Bergen, …

La pérdida de audición es el tercer problema de salud más común en EE.UU. 

Cuatro de cada cinco personas en los Estados Unidos tienen problemas auditivos, o conocen a alguien que padece esta afección.

La pérdida de audición se ha convertido en la tercera enfermedad más común en los Estados …

Cuatro de cada diez estudiantes tienen dificultades para oír debido al ruido ambiental 

La dificultad para oír en las instituciones educativas se debe a una mala acústica, una insonorización inadecuada y una distribución incorrecta de las aulas, según indica un estudio sueco.

Muchos estudiantes tienen dificultades para oír en las …

Los antioxidantes protegen la audición 

Aquellas personas que se han expuesto a ruidos intensos y repentinos pueden reducir el riesgo de desarrollar una pérdida de audición tomando acetilcisteína antioxidante. Los antioxidantes también se pueden encontrar en los alimentos.

Un grupo de investigadores suecos ha descubierto que los antioxidantes pueden prevenir …

El ruido modifica el comportamiento de los animales 

El ruido no solo afecta a los seres humanos. El ruido generado por la civilización también afecta a los animales y puede llegar a modificar su comportamiento natural.

A lo largo de los años la audición de los animales se ha adaptado …

La salud auditiva es prioritaria, pero las pruebas de audición no 

Tres de cada cuatro personas consideran que la salud auditiva es un asunto que les preocupa mucho, sin embargo, la mayoría sigue sin realizarse pruebas de audición, según indica un estudio norteamericano.

Cerca del 76% de los participantes de …

Cuatro de cada diez desconocen lo que es el tinnitus 

Un estudio británico indica que la mayoría de las personas no saben lo que es el tinnitus o los acúfenos. Uno de cada cuatro cree que consiste en tener alergia al metal.

Un estudio realizado por la organización británica de …