domingo, 18 de março de 2012

SURDEZ E LÍNGUA PORTUGUESA - DESFAZENDO UM MITO

    • Matéria que fala da dificuldade de deficientes auditivos fazerem redação em português
      Comentários
      http://www.ondajovem.com.br/noticias/deficientes-auditivos-reclamam-correcao-especial-para-redacao-no-vestibular
      COMENTÁRIO QUE DEIXEI NO LINK da matéria:
      POR FAVOR, ao divulgarem matérias como essa é necessário deixar bem claro que somente surdos que se comunicam em língua de sinais (nem todos) podem vir a ter problemas com redação em português.
      Divulgar essa matéria pode ser altamente prejudicial aos surdos que usam a língua portuguesa, usam aparelhos auditivos e implantes cocleares e não se comunicam usando a língua de sinais e sim a língua portuguesa.
      Eu e todos os surdos oralizados e os surdos póslinguais escrevemos e interpretamos corretamente o português, que é a nossa língua materna, na qual fomos educados.

      Não se pode tomar um grupo específico de surdos como a totalidade dos surdos e deficientes auditivos. Isso pode gerar mitos como o de que não sabemos português e pode é claro prejudicar qualquer surdo não sinalizador na hora de procurar trabalho.
      Mais informações a respeito dos surdos que usam português e são oralizados:

      http://www.sulp-surdosusuariosdalinguaportuguesa.blogspot.com/

      Obrigada
      Sônia Maria Ramires de Almeida
      Surda desde os 20 anos (hoje tenho 64 anos, funcionária aposentada do Banco do Brasil, entrei por concurso antes da Lei de Cotas, formada em Ciências Sociais pela USP e tradutora pela Aliança Francesa.





      Outra vez a mesma história, somos surdos oralistas e oralizados e nos comunicamos muito bem em português. Essas notícias que tratam todo surdo como "deficiente" em português nos prejudica ao procurar emprego, ao procurar escola, na sociedade em geral. Não podemos permitir que tomem uma parte pelo todo. Temos que nos defender de mais esse preconceito.Nem todo surdo usa língua de sinais, nem todo surdo é incapaz de escrever bem !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO