OS TEXTOS NÃO SÃO FECHADOS:SE HOUVER ATUALIZAÇÃO COLOCAREMOS JUNTO À POSTAGEM ORIGINAL. PROCURAMOS PESQUISAR E DIVULGAR RECURSOS QUE POSSAM MELHORAR A ACESSIBILIDADE DOS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. ESTÃO À DISPOSIÇÃO LINKS DE TEXTOS E ASSOCIAÇÕES DE OUTROS PAÍSES REFERENTES AO NOSSO FOCO PRINCIPAL: SOMOS SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS ORALISTAS E ORALIZADOS, PÓS LINGUAIS, QUE USAM PRÓTESES, IMPLANTES E OUTRAS AJUDAS TÉCNICAS. Logotipo:jvicttor E-MAIL soramires@gmail.com
sexta-feira, 30 de março de 2012
FILMES COM AUDIODESCRIÇÃO E LEGENDAS
http://www.iguale.com.br/blog/?p=569
O primeiro festival de cinema de São Paulo está em sua 38ª edição em 2012, premiando os melhores filmes de 2011. Os vencedores nas categorias nas categorias de melhor filme, documentário, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia para os filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros, eleitos por público e crítica, serão exibidos no mês de abril.
Todas as sessões do Festival no CineSESC terão audiodescrição e legendas open caption, produzidas pela Iguale Comunicação de Acessibilidade (www.iguale.com.br), proporcionando acesso com autonomia e inclusão sócio-cultural às pessoas com deficiência visual e auditiva.
Desde 2010 a programação do Festival também acontece em Unidades do SESC do interior de São Paulo, levando o melhor do cinema a 16 cidades e tornando-se um dos maiores festivais em alcance do país. Os vencedores serão conhecidos no dia 04 de abril.
VEJA O PROGRAMA EM
http://www.iguale.com.br/blog/?p=569
Consulte classificação indicativa dos filmes em:
www.sescsp.org.br/melhoresfilmes
Serviço:
CineSESC
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo
(próximo ao metro Consolação / três quadras da Av. Paulista)
Informações pelo site ou pelo telefone (11) 3087-0500
Todas as sessões terão os mesmos valores de ingresso:
R$ 4,00 (público em geral); R$ 2,00 (usuários com cartão de matrícula SESC, estudantes, terceira idade, professores da rede pública) e grátis (comerciários e dependentes)
Divulguem e prestigiem!
domingo, 18 de março de 2012
SURDEZ E LÍNGUA PORTUGUESA - DESFAZENDO UM MITO
- Informação divulgada por PAULA PFEIFFER DO BLOG
http://cronicasdasurdez.com/tratamento-diferenciado-para-surdos-sinalizados-nas-provas-de-redacao-de-vestibular-eu-nao-concordo/
COMENTÁRIO QUE DEIXEI NO LINK da matéria:
POR FAVOR, ao divulgarem matérias como essa é necessário deixar bem claro que somente surdos que se comunicam em língua de sinais (nem todos) podem vir a ter problemas com redação em português.
Divulgar essa matéria pode ser altamente prejudicial aos surdos que usam a língua portuguesa, usam aparelhos auditivos e implantes cocleares e não se comunicam usando a língua de sinais e sim a língua portuguesa.
Eu e todos os surdos oralizados e os surdos póslinguais escrevemos e interpretamos corretamente o português, que é a nossa língua materna, na qual fomos educados.
Não se pode tomar um grupo específico de surdos como a totalidade dos surdos e deficientes auditivos. Isso pode gerar mitos como o de que não sabemos português e pode é claro prejudicar qualquer surdo não sinalizador na hora de procurar trabalho.
Mais informações a respeito dos surdos que usam português e são oralizados:
http://www.sulp-surdosusuariosdali nguaportuguesa.blogspot.co m/
Obrigada
Sônia Maria Ramires de Almeida
Surda desde os 20 anos (hoje tenho 64 anos, funcionária aposentada do Banco do Brasil, entrei por concurso antes da Lei de Cotas, formada em Ciências Sociais pela USP e tradutora pela Aliança Francesa.
Outra vez a mesma história, somos surdos oralistas e oralizados e nos comunicamos muito bem em português. Essas notícias que tratam todo surdo como "deficiente" em português nos prejudica ao procurar emprego, ao procurar escola, na sociedade em geral. Não podemos permitir que tomem uma parte pelo todo. Temos que nos defender de mais esse preconceito.Nem todo surdo usa língua de sinais, nem todo surdo é incapaz de escrever bem !
quarta-feira, 7 de março de 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
sábado, 3 de março de 2012
Novas notícias sobre surdez: www.spanish.hear-it.org
| ||||
Comentários
http://