domingo, 30 de agosto de 2009

Leitura Orofacial


O portador de deficiência auditiva é capaz de “ler” a posição dos lábios e captar os sons que alguém está fazendo. Essa técnica se chama leitura labial e é útil quando o interlocutor formula as palavras com clareza. Porém, é provável que até o melhor leitor labial adulto só consiga entender 50% das palavras articuladas (talvez menos). O resto é pura adivinhação. Muitos sons são invisíveis nos lábios. Por exemplo, a diferença entre as palavras “gola” e “cola” dependem unicamente dos sons guturais. Outros sons, como “p” e “m”, “d” e “n” e “s” e “z”, podem ser facilmente confundidos. O portador de deficiência, não sabendo bem qual o assunto da conversa, tem mais dificuldade de fazer a leitura labial. Para quem já nasceu surdo, a leitura labial é muito mais difícil do que para alguém que tinha audição, pois o portador de deficiência auditiva tem de imaginar os sons que nunca foram ouvidos. Leitura da fala é a visualização de toda a fisionomia da pessoa que fala, incluindo sua expressão fisionômica e gestos espontâneos. Esse conjunto de dados, associados à leitura labial, auxilia bastante na compreensão de uma conversa pelos surdos.






Fonte: http://www.ines.gov.br/ines_livros/18/18_006.HTM

OPINIÃO:

Leitura Labial, ou orofacial não é tão difícil assim, e nem é um bicho de sete cabeças. Se você escuta um pouco ou já escutou alguma vez, apenas relaxe e olhe para os lábios do interlocutor. Sem pressa, você será capaz de fazer a leitura. E com paciência você chegará lá!


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cinema Nacional legendado e com audiodescrição: Centro Cultural Banco do Brasil RJ

Matéria reproduzida do Boletim Sentidos:
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13304&canal=ligado





A mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito ainda está acontecendo no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. No dia 29 de agosto, o filme Separações, de Domingos de Oliveira, será exibido com legenda oculta (closed caption) para pessoas surdas. O longa-metragem é de 2003, com duração de 116 minutos e traz no elenco Domingos de Oliveira, Priscilla Rosenbaum e Fábio Junqueira.

Desde 2004, o projeto Cinema Nacional Legendado é acessível para pessoas deficiência auditiva, e a partir de 2007 passou a contemplar também as com deficiência visual, através do sistema de audiodescrição.

Para agregar a audiodescrição, a mostra contou com o apoio do CCBB Rio, que equipou sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com tecnologia avançada, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões, etc. Com este processo, que grava e transmite as "imagens" por fones às pessoas com deficiência visual, o filme pode ser repetido inúmeras vezes. Antes desta mostra, a audiodescrição era feita ao vivo, por atores especialmente treinados para narrar o que se vê nas telas.

O projeto Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito tem o propósito de levar qualidade de vida as pessoas deficientes auditivos e visuais, dando-lhes a oportunidade de conhecer um pouco mais da produção cinematográfica nacional.

No Rio, a mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito acontece sempre aos sábados, às 14h, no CCBB Rio de Janeiro, Sala 1, com entrada franca. Senhas distribuídas na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão

O Centro Cultural Banco do Brasil - RJ fica na Rua 1º de março, 66 - Centro, RJ.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CAROS AMIGOS SULP

O mínimo que cada um pode fazer, se realmente quer participar da cultura, ter acesso a educação e outras maravilhas da vida em sociedade é reivindicar, se comunicar, não ficar parado esperando cair do céu.
Como somos de várias cidades no Brasil, espero que cada um pelo menos faça uma lista de lugares que não são acessíveis aos SULP e como poderiam ser melhorados, a partir de suas cidades e estados.
E que usem o correio eletrônico para falar com autoridades, políticos, emissoras de TV, promotores culturais, jornais, revistas, que usem o grupo no Orkut para trocar ideias e difundir notícias.
E vamos trabalhar juntos de verdade!


Nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=78601181

DIVULGUE E ASSINE NOSSO MANIFESTO:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657

domingo, 16 de agosto de 2009

II CONGRESSO MUITO ESPECIAL DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

_________ _________ __

O II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e inclusão social das pessoas com deficiência do Rio de Janeiro é uma realização do Instituto Muito Especial com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. A segunda edição do evento visa reforçar a importância do tema e apresentar as inovações na área de Tecnologia Assistiva, além de debater sobre as novas possibilidades que facilitam e contribuem para a inclusão social da pessoa com deficiência. O Congresso será realizado na cidade do Rio de Janeiro do dia 24 a 27 de agosto de 2009.

Objetivos

Prosseguir na disseminação do conceito de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência

Estimular a pesquisa e desenvolvimento da Tecnologia Assistiva no Brasil;

Contribuir para atualizar o conhecimento técnico dos profissionais da área;

Difundir experiências inovadoras, como um instrumento facilitador no processo de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.

O II Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e inclusão social das pessoas com deficiência do Rio de Janeiro será realizado no Centro de Convenções SulAmérica - 2ª pavimento do Espaço Grand Balroom - Av. Paulo de Frontin, 1 (esquina com a Av. Presidente Vargas - próximo a estação de metrô Estácio) Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ
FESTIVAL DE GRAMADO

FATOS RELEVANTES PORQUE SE RELACIONAM COM A SURDEZ:


O GRUPO LEGENDA NACIONAL ESTEVE PRESENTE MAIS UMA VEZ DIVULGANDO A NECESSIDADE DO FILME NACIONAL LEGENDADO PARA QUEM NÃO OUVE MAS SE EMOCIONA.


http://www.legendanacional.com.br/



PRÊMIO ESPECIAL DO JURI
LA PRÓXIMA ESTACIÓN
DE PINO SOLANAS

Gosto muito do cinema de Pino Solanas que junta emoção, indignação, militância e um sabor muito humano.

Saiba mais sobre o filme:

http://www.pinosolanas.com/proxima_estacion_info.htm

Vi LA PRÓXIMA ESTACIÓN no cine Gaumont, de Buenos Aires, numa sessão em que todos os espectadores nos emocionamos e chegamos a nos manifestar com gritos, aplausos e vaias.
E para mim o dado especialíssimo: Sou surda, uso aparelhos auditivos e nesse cinema existe o desconhecido (no Brasil) "aro de indução magnética" ou hearing loop".
Com a ajuda desse equipamento pude seguir todas as falas do filme, em espanhol da Argentina, ouvindo diretamente nos meus aparelhos auditivos, som claro se sem interferências.
Nesse dia, nessa sessão de cinema me senti um ser humano feliz ao poder rir e chorar como todo mundo naquela sala de cinema.

sábado, 15 de agosto de 2009

Falsos deficientes e pedintes em geral

Num momento em que vários grupos de pessoas com deficiência e seus familiares lutam por escolaridade, cultura, acessibilidade em todos os sentidos incluindo o direito a uma profissão e trabalho digno e vida independente surge um contraste chocante. Veja a reportagem no link abaixo.

É interessante notar que num passado não muito distante a deficiência causava piedade e gerava atitudes assistencialistas e caritativas. Hoje em dia muitos se valem da condição de idosos, outros exploram crianças e existem até os falsos deficientes, com o objetivo de comover as pessoas e conseguir esmolas.


http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2126/profissionais-esmola-491734.html

Surdos e deficientes auditivos queremos acessibilidade cultural

MENSAGEM ENVIADA À SALA SÃO PAULO

Faço parte de um enorme contingente de pessoas com deficiência auditiva, que usamos aparelhos ou implantes cocleares e que amamos a música.

Falta em São Paulo e no Brasil que as salas sejam equipadas, como na Argentina (Colon e outros teatros e cinemas) com amplificadores de indução magnética (hearing loop em inglês, aro ou bucle magnético em espanhol, boucle magnétique e francês.

Gostaria de saber se a Sala São Paulo conta com o equipamento ou planeja sua instalação.

Em nome da comissão SULP - Surdos Usuários da Língua Portuguesa.


BEETHOVEN ASSINARIA ESTA PETIÇÃO, NÃO ACHAM?


No link indicado estão as empresas patrocinadoras:

http://www.osesp.art.br/parceria/patrocinadores/



SUGIRO QUE CADA UM, INTERESSADO NA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES AUDITIVOS E SURDOS ESCREVA AOS PATROCINADORES SOLICITANDO ATENÇÃO PARA NOSSAS NECESSIDADES.

O EQUIPAMENTO DE INDUÇÃO MAGNÉTICA TEM UM PREÇO MUITO PEQUENO SE CONSIDERARMOS TODA A INFRAESTRUTURA DE UM TEATRO, CINEMA, SALA DE ESPETÁCULOS, AUDITÓRIOS DE UNIVERSIDADES, ETC.

COMO SOMOS DE TODO O BRASIL E DE PORTUGAL E OUTROS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SUGIRO QUE CADA UM ESCREVA PARA ENTIDADES DE SUA CIDADE MOSTRANDO A NECESSIDADE DA INTEGRAÇÃO CULTURAL DOS SULP.
Lição de casa:
Mandei a mesma mensagem ao Centro Cultural Fiesp - São Paulo SP

Lição de casa II:
Mensagem ao Teatro Municipal de São Paulo

Eu e um grande grupo de pessoas deficientes auditivas, que usamos aparelhos auditivos e amamos a música erudita gostaríamos de saber se o Teatro Municipal de São Paulo possui amplificador de indução magnética, com o qual podemos captar o som sem interferências diretamente em aparelhos auditivos ou implantes cocleares. Na Europa, Austrália, EUA e na Argentina os deficientes auditivos já podem ouvir música erudita em teatros equipados com esses dispositivo. Na Argentina uma grande quantidade de salas está equipada com o chamado "aro magnético" inclusive o Teatro Colon.Para saber mais do equipamento:
http://www.hearingloop.org/
ou
http://www.mah.org.ar

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CAMPANHAS PERMANENTES

A Campanha Legenda Nacional participa pela 5ª vez consecutiva da luta, graça ao esforço e à perseverança, pelo direito a todos de usufruir os produtos culturais.
A novidade desse encontro da luta é a participação do idealizador da Legenda Nacional, Marcelo Pedrosa, pela primeira vez na presença dos colaboradores do Rio Grande do Sul.
No dia 15 de Agosto, haverá uma oportunidade de esse movimento brilhar no Festival de cinema em Gramado.
Queremos conscientizar, continuando com a divulgação para aos produtores, jornalistas, artistas e cineastas!
Nós precisamos de você para aderir a esta luta, pois a comunidade surda está crescendo, reivindicando seus direitos; então venha conosco nesta caminhada.

ATENÇÃO: Por enquanto haverá UM FILME NACIONAL LEGENDADO no cinema e a sessão se realizará no dia 15 de agosto de 2009 à tarde.
Coordenação da Campanha Legenda Nacional - RS.
Carilissa Dall´Alba carilissa@yahoo.com.br

Idealizador da Campanha Legenda Nacional
Marcelo de Carvalho Pedrosa
contato@legendanacional.com.br


















domingo, 9 de agosto de 2009

LA TECNOLOGIA INVADE EL CUERPO

LA TECNOLOGIA INVADE EL CUERPO

El hombre máquina
Comienza a ser realidad el transhumanismo: a partir del avance de la tecnología, el hombre introduce elementos de la máquina en su organismo para funcionar mejor, para experimentar o para compensar pérdidas. Estamos en la era del ciborg y, en esta edición, Ñ recorre el cine, la literatura y la actualidad científica para trazar el cuadro de una tendencia que puede hacer de Robocop un hecho.

Lejos de ser una rareza, ¿hasta qué punto no se han convertido en ciborgs buena parte de los habitantes de este mundo? Lentes de contacto, prótesis de cadera, órganos artificiales, marcapasos, audífonos. La incorporación de tecnología para reemplazar funciones del cuerpo humano –y también para mejorarlo o embellecerlo– se vuelve tan cotidiana que apenas se reflexiona sobre el acto en sí mismo. Salvo cuando la tecnología plantea nuevos dilemas.


Por: Bruno Massare

MATÉRIA COMPLETA EM:

http://www.revistaenie.clarin.com/notas/2009/08/08/_-01973947.htm




quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PRAZER EM LER...

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre! Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis
ou a Divina Comédia;
· Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....

Esse lugar existe! O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Só de literatura portuguesa são 732 obras!

Oba! Mais um site com livros:

3.000 livros para download no site da USP
da Redação
A USP lançou um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br
o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.
Há planos de aumentar o catálogo para 25 mil títulos e incluir primeiras edições de Machado de Assis e de Hans Staden.
Melhores sites para baixar livros

(informação de www.catracalivre.com.br

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PRODUTORES DO FESTIVAL ASSIM VIVEMOS LEVANTAM BANDEIRA DA ACESSIBILIDADE CULTURAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Laura Pozzobon conta que, desde que começou a organizar o festival Assim Vivemos, a acessibilidade se tornou um assunto mais debatido pela sociedade. Segundo ela, muitos lugares públicos se tornaram acessíveis nesse período, pelo menos nas grandes cidades, mas o Brasil não está nem perto do que seria razoável nesse sentido.
- Não é só do festival de cinema que as pessoas com deficiência devem participar, elas precisam, querem e têm direito a ter acesso a bens culturais. Ainda há muito trabalho pela frente.



LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK ABAIXO:

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/07/31/produtores-do-festival-assim-vivemos-levantam-bandeira-da-acessibilidade-cultural-as-pessoas-com-deficiencia-757054873.asp#coment

terça-feira, 4 de agosto de 2009

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA

Informo que o PPGE da FACED/UFBA já disponibilizou a minha tese de doutorado no site Domínio Público.
Título: Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas.

Quem desejar, pode baixá-la, na íntegra, no seguinte endereço:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp090116.pdf

Abraços,
Teófilo


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAFACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÂO
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
TEÓFILO ALVES GALVÃO FILHO:
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: APROPRIAÇÃO, DEMANDAS E PERSPECTIVAS
Salvador - Bahia 2009
RESUMO
Num mundo em profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência.
Na busca de entender e discutir como a ?instituição Escola? tem percebido e vivenciado essas possibilidades em suas práticas e processos, principalmente os relacionados com a Educação Inclusiva, esta pesquisa estudou, através de uma abordagem de Estudo de Caso, o processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por escolas públicas de Ensino Básico do município de Salvador, Bahia, tecnologia essa necessária para a inclusão de alunos com deficiência em suas salas de aula.
O estudo foi operacionalizado por meio de entrevistas realizadas em quatro escolas com os profissionais que vivenciam e gerenciam mais diretamente essas realidades, que são os seus gestores, professores, coordenadores pedagógicos e os responsáveis por Salas de Recursos. Nesse sentido, a pesquisa fundamentou- se no pensamento de Bronfenbrenner sobre o modelo ecológico de desenvolvimento, e também na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky, mais particularmente nos seus Fundamentos de Defectologia, além do suporte teórico sobre Educação Inclusiva encontrado em autores como Mantoan, Baptista, Miranda, Manzini, Rodrigues e outros, e sobre a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação com a educação, encontrada em Lévy, Papert, Silva, Pretto, Bonilla e outros.
Como resultados da pesquisa, destacam-se, além da constatação dos avanços e conquistas verificados no processo de apropriação da Tecnologia Assistiva pelas escolas estudadas, também, e majoritariamente, as dificuldades e obstáculos encontrados nesse processo pelos profissionais entrevistados, juntamente com as demandas desses profissionais por ações mais efetivas das gestões centrais das redes educacionais públicas às quais pertencem, e por políticas públicas consistentes e sistemáticas que favoreçam uma maior agilidade e eficácia no processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva necessária para a inclusão escolar de alunos com deficiência.
Foi possível detectar e analisar, também, as contradições existentes entre o paradigma educacional tradicional hegemônico nas escolas e os princípios da Educação Inclusiva, contradições essas percebidas como desestruturadoras dos processos de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por essas escolas. A partir dos dados obtidos, analisados e discutidos, são apresentadas possibilidades concretas de novos horizontes, perspectivas e políticas públicas que favoreçam e viabilizem o avanço nesses processos, tal como a implantação de Centros de Referência em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, e a construção de ambientes telemáticos de aprendizagem favorecedores de práticas educacionais escolares mais inclusivas e compatíveis com as necessidades da sociedade contemporânea.

sábado, 1 de agosto de 2009

2º ENCONTRO NACIONAL DE IMPLANTADOS PORTUGAL


2º Encontro Nacional de Implantados - Portugal

Olá, amigos Sulp!!
Uma mensagem muito rápida para dizer que cheguei há pouco do piquenique-encontro de implantados e portadores de próteses auditivas e que ...correu muito bem! Deu para ver a diversidade dos surdos: com maior ou menor grau, de todas as idades, implantados ou não, oralizados ou falantes de língia gestual, bilingues...
E a maior surpresa: pouco de pois de chegar vejo alguém de t-shirt, de costas, com os endereços mail da comunidade Implante Coclear no Brasil e da APDA...pensei «meu Deus, não é possível!»; o senhor virou-se e na frente um logotipo dizendo «todo som tem música»...e eu continuava a arregalar o olho e pensava...mas como é possível?? Será que foi mesmo desta que «levantaram...do pudim» e já cá chegaram???
Será que a Sô, ou o Drauzio, ou a Cris, ou a Elizabeth, ou a Patty ou alguém da comunidade mandou representante??
Era um português, conhecido de alguns de vós, o José Pedro (blog Lerparaver), surdocego, a quem um amigo brasileiro implantado mandou essa t-shirt o ano passado e que quis levar para o encontro!

Conclusão:mesmo longe, vocês hoje também estiveram connosco! Lindo!!!!Um abração,Inês