sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE PARA SURDOS ORALIZADOS EM LOCAIS PÚBLICOS


SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE PARA SURDOS QUE NÃO USAM LÍNGUA DE SINAIS, USUÁRIOS PRÓTESES AUDITIVAS, QUE PODEM LER E ESCREVER A LÍNGUA PORTUGUESA.
As pessoas surdas e deficientes auditivos geralmente não necessitam de adaptações do espaço físico visando melhorar a locomoção, mas são necessários recursos que facilitem a comunicação.
SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA  E OUTROS AVISOS: é importante que todos os avisos emitidos por alto-falantes sejam também exibidos de forma escrita, em painéis visíveis em todo o recinto.
NA FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA É IMPORTANTE LUZ DE EMERGÊNCIA E INDICADORES DE SAÍDAS LUMINOSOS. 
ELEVADORES - se não houver ascensorista a sinalização de emergência, botão para pedir ajuda deve estar bem identificado e com explicações de procedimento para esperar calmamente o auxílio dos funcionários.  Se faltar energia elétrica é importante haver luz de emergência. Se alguma pessoa surda ficar presa no elevador talvez não possa escutar as instruções de auxílio de quem está do lado de fora.
PARA UMA PESSOA QUE NÃO OUVE OU OUVE POUCO A FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA É UMA SITUAÇÃO MUITO SÉRIA PORQUE PERDEMOS A REFERÊNCIA VISUAL QUE AJUDA NA ORIENTAÇÃO, POR ISSO AS LUZES DE EMERGÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS PARA EVITAR PÂNICO.
ATENÇÃO NA ENTRADA, BILHETERIAS E SERVIÇOS DE LANCHONETE.
Importante sempre, não atender a várias pessoas ao mesmo tempo, o deficiente auditivo, que usa aparelhos, próteses, implantes não consegue entender a fala no meio de um tumulto ou de várias pessoas falando. Se for impossível isolar a conversa, paciência e um bloco e caneta para escrever sempre ajudam. Ter sempre o máximo de informação impressa e bem visível é muito importante.  E para os surdos que fazem leitura labial é importante falar de frente, não há necessidade de gritar ou falar muito alto, só elevar a voz se a pessoa solicitar.
Bilheterias - preços de meia entrada e inteira devem estar visíveis assim como os horários das sessões...se não tiver espaço para estar sobre a bilheteria que esteja num quadro ao lado. Facilita muito para a pessoa surda alfabetizada em português ter informação escrita.
Na Europa existem bilheterias com sistema de som (amplificador de indução magnética ou aro magnético) que pode ser captado por aparelhos auditivos ou implantes cocleares.
Um quadro com a descrição do programa, do filme etc. também evita perguntas
Cafeteria:  se possível os produtos e seus preços devem estar bem visíveis. Cardápios com fotos e descrição do produto ajudam muito.  E ao perguntar ao cliente se é com açúcar ou adoçante, se é gelado ou sem gelo, etc. É indicado falar olhando para a pessoa, nunca de costas, e falar pausadamente.
Muitas vezes a pessoa surda oralizada não tem uma boa dicção e fica difícil para os atendentes compreenderem as perguntas...é sempre útil ter um bloco e caneta para que a pessoa escreva a pergunta e se for o caso o atendente escreva a resposta.
BANHEIROS  devem ter identificação visível por escrito e se estiver fora da vista geral deve ter placas sinalizando a direção. Para evitar que as pessoas tenham que perguntar onde está.

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