sexta-feira, 17 de outubro de 2014

LEGENDAGEM DE FILMES PARA DEFICIENTES AUDITIVOS - UM ABSURDO TER QUE IR AO CINEMA COM TABLET OU CELULAR ISSO NÃO É ACESSIBILIDADE NÃO SOMOS REFÉNS DE EMPRESAS... -

LEGENDAGEM DE FILMES
Talvez eu possa parecer agressiva chata, reclamona, mas esse não é meu objetivo. Meu objetivo é discutir a acessibilidade para todos os surdos oralizados.
Apareceram tecnologias de legendagem (e audiodescrição que não cabe discutir aqui) que dependem de tablets e celulares que nem todo mundo tem e nem todo mundo pode ou deseja ter. Acho um absurdo que eu ou qualquer deficiente auditivo tenha que ir ao cinema munido de tablet ou celular para poder ter acesso à legendagem de filmes. ISSO DEVERIA SER UM SERVIÇO OFERECIDO PELOS EXIBIDORES, ASSIM COMO OS ÓCULOS PARA VER FILMES EM 3D. Já usei tablet para legendas no teatro e não gostei por ter que olhar ora para a telinha ora para o palco. MAS não tive que levar um tablet ao teatro. Estes eram emprestados aos deficientes auditivos presentes à sessão. PEÇOS AOS AMIGOS DESTE GRUPO QUE SE MANIFESTEM A RESPEITO PORQUE NOSSA ACESSIBILIDADE NÃO PODE DEPENDER DE ESCOLHAS E PARCERIAS DE EMPRESAS. É UMA NECESSIDADE NOSSA E NÃO DEPENDE DE NOSSAS SIMPATIAS POR TAL OU QUAL EMPRESA.
Enquanto na Argentina cada vez mais aumenta a oferta de AROS MAGNÉTICOS EM TEATROS, ESCOLAS, AMBIENTES CULTURAIS, E AUMENTAM AS INCIATIVAS PARA OFERECER FILMES LEGENDADOS AQUI NO BRASIL ESSAS OFERTAS SÃO INEXISTENTES. Não entendo porque...fico com a pulga atrás da orelha imaginando porque essas tecnologias são desprezadas no Brasil...algum boicote comercial?


http://blogs.estadao.com.br/vencer-limites/acessibilidade-na-mostra-internacional-de-cinema-de-sao-paulo/








Acessibilidade na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

LUIZ VENTURA
17 Outubro 2014 | 12:31

Três sessões do filme ‘A Despedida’ terão audiodescrição e legendas, produzidas pela Iguale especialmente para o MovieReading.

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Foto: Divulgação
Aos poucos, com o auxílio muito bem-vindo da tecnologia, os recursos de acessibilidade ganham espaço. E o setor cultural tem demonstrado, cada vez mais, ser um exemplo muito positivo dessa integração. Algo que aproxima ainda mais público (com e sem deficiência) e espetáculo.
Uma oportunidade de conhecer mais sobre esse universo é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Três sessões do filme ‘A Despedida’ terão audiodescrição e legendas, produzidas pela Iguale especialmente para oMovieReading. Anote a agenda:
Espaço Itaú De Cinemas
Sábado, 18/10/2014
21:00 – sessão: 194
Sala: Frei Caneca 1
Cinecaixa Belas Artes
Terça-feira, 21/10/2014
21:45 – sessão: 532
Sala: Spcine
Espaço Itaú De Cinemas
Terça-feira, 28/10/2014
17:15 – sessão: 1075
Sala: Frei Caneca 3

Imagem: Divulgação/Thiago Barros/Iguale
O MovieReading, aplicativo já comentado neste blog, oferece audiodescrição e legendas em português (PTBR) para exibições em cinemas, DVD, TV (aberta e fechada) ou sites de vídeo on demand (Netflix, Crackle, Youtube, etc).
Você precisa instalar o aplicativo, que tem versões para Android e iOS, configurar o país de uso, e acessar o botão ‘Market’, que faz a busca, em um banco de dados. No caso da audiodescrição, o usuário precisa ter um fone de ouvido. As legendas aparecem diretamente na tela do smartphone ou tablet‘A Despedida’ - O longa ganhou quatro Kikitos no Festival de Gramado. Marcelo Galvão recebeu o prêmio de melhor diretor. Nelson Xavier e Juliana Paes, que vivem os protagonistas, foram escolhidos para melhores ator e atriz. E o prêmio de melhor fotografia foi para Eduardo Makino.
“É a história de um amor verdadeiro, sem limites e sem preconceito. Um filme único que, através da montagem e das interpretações dos protagonistas, nos coloca sob uma nova perspectiva, fazendo com que deixemos de ser meros espectadores para nos tornarmos também personagem”, afirma Marcelo Galvão.
Produzido pela Gatacine, o filme mostra deficiências, que todos temos ou teremos, naturais ou provocadas pelas circunstâncias, e acerta direto no fato de que essas características não nos reduzem ou nos transformam em seres diferentes de humanos.
Nelson Xavier vive ‘Almirante’ , um homem que sempre foi ativo e bon vivant. Aos 92 anos, ele enfrenta as dificuldades decorrentes da idade avançada e tem consciência de sua fragilidade. Atividades como sair da cama, calçar um sapato e atravessar a rua se tornem um desafio. Um dia, acorda se sentindo disposto e decide ir para a rua resolver pendências e realizar o desejo de rever o maior amor de sua vida, a amante, personagem de Juliana Paes, uma mulher 55 anos mais nova e apaixonada por ele.
“O filme busca provocar questionamentos e sensibilizar as pessoas, fazendo-as pensar profundamente sobre nossa própria existência e o efeito do tempo. A ideia é criar empatia e fazer com que cada espectador se coloque no lugar do protagonista, vivenciando uma experiência psicológica transformadora”, destacam os produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO