segunda-feira, 5 de maio de 2014

REOUVIR ATENDIMENTO DE SAÚDE AUDITIVA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO SP EM NOVO ENDEREÇO


ENDEREÇO NOVO 

RUA JOÃO MOURA 1068 
QUASE ESQUINA DA 
RUA CARDEAL ARCOVERDE EM PINHEIROS SÃO PAULO SP. 
NÃO ADIANTA POSTAR RECLAMAÇÕES AQUI NO BLOG POIS  AQUI  APENAS PUBLICAMOS INFORMAÇÕES.
SE QUISEREM POSTAR RECLAMAÇÕES DIRETAMENTE AO REOUVIR USEM A PÁGINA
http://reouvir.org.br/index.php/contato/

E PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSEM
http://reouvir.org.br/





ATENDIMENTO REOUVIR SÃO PAULO (HOSPITAL DAS CLÍNICAS) ALGUMAS PESSOAS PERGUNTAM COMO CHEGAR AO ATENDIMENTO para receber aparelhos auditivos do SUS. Primeiro tem que fazer carteirinha do SUS num posto de saúde do ESTADO OU PREFEITURA conveniado com o SUS. Levar RG e prova de residência.
Marcar com otorrino do SUS. Se for o caso o otorrino pedirá audiometria também pelo SUS. Com o resultado da audiometrica o otorrino fará indicação de próteses auditivas e será dada FICHA DEENCAMINHAMENTO PARA SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA...O LOCAL SERÁ INDICADO NESSA FICHA CONFORME A REGIÃO DE MORADIA. jUNTO COM ESSA FICHA VÃO ENTREGAR pedido médico do otorrino, e exames feitos por fonoaudióloga. COM ESSES DOCUMENTOS NAS MÃOS IR ENTÃO AO ENDEREÇO INDICADO no caso eu fui encaminhada ao REOUVIR MAS CONFORME O ENDEREÇO A PESSOA SERÁ ENCAMINHADA AO derdic, santa casa, hospital são paulo, etc...
ESTAS SÃO INDICAÇÕES BASEADAS NA MINHA EXPERIÊNCIA, NÃO É INFORMAÇÃO OFICIAL
VEJA MAIS NO LINK ABAIXO OU NOS POSTOS DE SAÚDE CONVENIADOS COM O SUS ONDE SE DÁ SEMPRE O PRIMEIRO ATENDIMENTO.


http://reouvir.org.br/index.php/pre-protetizacao


http://reouvir.org.br/   NA PRIMEIRA PÁGINA DO SITE DA REOUVIR ESTÃO AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS.

ESTE BLOG NÃO É OFICIAL, APENAS REPASSAMOS AS INFORMAÇÕES OFERECIDAS PELAS PRÓPRIAS ENTIDADES.








O paciente deve procurar a rede publica/UBS – unidade básica de saúde, próximo a sua residência; se consultar com o otorrinolaringologista, para avaliação e comprovação da surdez. Após o diagnóstico o otorrinolaringologista dará o encaminhamento junto com a audiometria e outros exames que comprovem a surdez e a própria UBS fará o agendamento de acordo com a regulamentação da Secretaria de Saúde do Estado.     ESTA INFORMAÇÃO FOI COPIADA DO SITE ACIMA INDICADO E SOMENTE REPASSO INFORMAÇÃO OFICIAL. 














40 comentários:

Marcio Bueno disse...

Estou tentando descobrir se minha consulta de amanhã 17/06/14, as 13 horas será realizada.

Marcio Bueno disse...

A propósito as novas instalações ficaram ótimas.

Marcio Bueno disse...

Tentei conseguir o numero de telefone para me informar sobre a consulta de amanha e me informaram que não é autorizada a divulgação do telefone. Muito mal isso, juma vez que a maioria dos pacientes são idosos como eu.

Soraya Albuquerque disse...

as consultas deveriam ser marcadas pelo telefone como antes, é muito dificultoso se deslocar até aí somente para isso, muitos moram longe, mas parece que não estão nem aí com a situação, vamos espremer mais um pouquinho o sofrido povo brasileiro!

soramires disse...

Soraya Albuquerque... que eu saiba as consultas sempre foram marcadas pessoalmente, eu sempre fui atendida assim. Concordo com você que ir até o local nem sempre é fácil para pessoas que trabalhsam, moram longe, etc.

Anônimo disse...

não Soramires, quando comecei no reouvir era por telefone!

Anônimo disse...

Vdd, eu ja tenho 10 anos participando na Reouvir. Eram pelo telefone , e hj agora so pessoalmente, o que dificulta que tem gente moram longe e trabalhar para ir marca a consultas. E quando eu nao posso, e contrangedor de ter que pedir alguem ir marcar a consulta para mim aff. E acho um absurdo uma pessoa adulta, que e independente, que sai sozinha e faz tudo sozinha. E tem que ir com acompanhante, fica parecendo que a gente somos como um bebês ainda.

soramires disse...

eu reclamei isso de ter que levar acompanhate sendo lúcido e podendo se comunicar bem usando aparelhos auditivos...eu vou sem acompanhante porque entrei com reclamação no Ministério Público...e também reclameni com a deputada Mara Gabrilli. Sala de Atendimento ao Cidadao http://cidadao.mpf.mp.br/
Faça sua reclamação e leve cópia ao Reouvir explicando que você não prec isa de acompanhante uma vez que pode entender perfeitamente as orientações dos médicos e fonoaudiólogas....

Anônimo disse...

SENHORES: PRECISAMOS MODERNIZAR ESTE PAIS E O MODO COMO NOS APOSENTADOS SOMOS TRATADOS. MORO A 300KM DE SÃO PAULO E NÃO CONSIGO FALAR VIA TELEFONE COM O PROGRAMA REOUVIR. ISTO É UM ABSURDO PARA JÁ ESTA AO 70 ANOS (OU MAIS), FICAR OBRIGADO A SE DESLOCAR COM AMBULANÇIA DA PREFEITURA, CUJA VIAGEM SE INICIA AS 2 (DUAS) HORAS DA MANHÃ PRA CHEGAR A TEMPO DA CONSULTA. SERÁ A ESCRAVATURA AINDA CONTINUA? CLARO QUE SIM! VOCES NÃO SÃO OS DONOS DESE BRASIL QUE JÁ ESTÁ AS MINGUAS. TENHAM CONSIDERAÇÃO COM IDOSOS, POIS SE VOCES AINDA SÃO JOVENS, COM CERTEZA FICARÃO VELHOS.
DEIXO AQUI MEU PROTESTO.

Anônimo disse...

Modernizem o sistema de tratamento aos surdos. Montem um controle para que sejam atendidos via telefonema, por exemplo: quem estiver acima dos 60 anos e
já está cadastrado no Reouvir, seja atendido mediante numero de telefone previamente cadastrado no sistema de modo que o atendimento seja obrigatorio pela atendente. Tocar, tocar, tocar até ser atendido. Chega de humilhações a quem necessita da saude, que por sinal está um caos.

Laura disse...

Pessoal, quanto tempo demorou para vocês serem atendidos pelo Reouvir após passar em consulta com o otorrino e assistente social? Faço essa pergunta em razão de meu pai já ter indicação para ser atendido pelo Reouvir desde novembro de 2014 e até agora não o chamaram... lá se vão 6 meses...

soramires disse...

não lembro quanto tempo demorou mas o ideal é você passar lá e perguntar, acho que quando estive lá me deram uma data para voltar...

Laura disse...

Olá, soramires, obrigada pelo retorno. Meu pai vai dar uma passada lá e perguntar. É uma pena que eles dificultem o atendimento via telefone, enfim...

soramires disse...

Laura a última vez que estive lá pedi para fazerem agendamento por telefone mas ainda não entendi porque não fazem, boa sorte para seu pai.

Laura disse...

Então, ele foi lá ontem e disseram a ele que ele "deveria insistir"! Fora o absurdo dessa "orientação", eu pergunto: insistir onde? com quem? e que sentido há em insistir, já que é de se esperar que exista uma fila de espera normal e que a sequência da fila é obedecida? O que significa "insistir"? Se ele insistir ele vai furar a fila, é isso? É assim que esse sistema funciona? Ou então não existe uma fila enorme de gente para ser atendida?! O que acontece é que o pessoal fica de braços cruzados esperando os pacientes "insistirem" e, aí, então, eles resolvem se mexer? É assim? Enfim, não faz o menor sentido...
Ele já tinha retornado ao local onde foi atendido pelo otorrino e pela assistente social e haviam dito a ele que deveria esperar, pois é realmente demorado, coisa que já sabíamos, claro, mas não é possível que eles não possam dar uma previsão de atendimento. Em verdade, acho que eles são obrigados a pelo menos divulgar em que posição da lista de espera a pessoa está e é disso que vou atrás... vou ver onde posso entrar com alguma reclamação ou ação judicial se for o caso.
Obrigada pela sua atenção, soramires. Se eu conseguir algum resultado, eu o informarei aqui, já que o forte do projeto Reouvir não é a divulgação...

soramires disse...

Laura estou chocada com essa resposta...eu faria o seguinte, voltaria ao posto onde ele foi atendido pelo otorrino e pediria novo encaminhamento, se possível para outro local em que o SUS ATUA, poderia ser Santa Casa, ou Unifesp - Hospital São Paulo, Derdic...não sei como é o tempo para atender nesses lugares, pode ser até pior mas são alternativas. Desejo que consiga o melhor atendimento, afinal é um direito nosso.

soramires disse...

Laura que eu saiba marcam as consultas nos primeiros dias de cada mes lá no Reouvir...seu pai foi sozinho? Ele pode ouvir bem as informações?

soramires disse...

tente se informar no site da reouvir
http://reouvir.org.br/index.php/contato

Laura disse...

Então, soramires, não conseguimos atendimento por outro local por conta do endereço, eles limitam o atendimento de acordo com o CEP do comprovante de residência.
Sim, ele foi sozinho, e não ouve muito bem, e justamente por conta disso eu perguntei a ele se ele tinha certeza que tinha sido somente essa a orientação da atendente e ele disse que sim.
De qualquer forma, boa ideia, vou tentar contato pelo site e ver se eles me dão algum retorno. Muito obrigada pela atenção, soramires! Eu vou postando aqui os resultados dessa história porque certamente deve ter mais gente na mesma situação.

soramires disse...

eu acho que deve haver algum mau entendido, porque geralmente o pessoal de lá informa direitinho, eu tenho visto o atendimento quando vou lá, eu tentei perguntar pelo site e não me responderam, acho que o site não funciona direito. Ele recebeu algum papel do Reouvir, um papel onde costumar marcar o retorno ou a consulta? Sempre nos dois primeiros dias do mes. Ele já passou por algum consulta no Reouvir? Porque depois daconsulta é que vão fazer pedido de aparelho auditivo, se for o caso e então demora uns meses para o SUS autorizar e liberar. Se ele tem já o pedido do otorrino, os exames todos tem que levar isso mais carteirinha do SUS, PROVA DE RESIDÊNCIA NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DO MÊS PARA MARCAR. E PESSOA IDOSA QUE NÃO OUVE ELES PEDEM ACOMPANHANTE. Para endenter todas as instruções.

Laura disse...

Não deram nada a ele, nenhum papel, nada, o problema é que ainda não chegou a vez da consulta dele e ele quer uma previsão de quando isso vai acontecer, só isso. Mandei uma mensagem pelo site da Reouvir, mas não responderam e acho que nem vão responder. Estou achando muito pouco caso, bem decepcionante. Bolaram um projeto e agora não dão conta da demanda, eles têm que se esconder para não atender as pessoas. Lamentável. De qualquer forma, vou ver se consigo ir um dia lá com ele, mas isso se ele já não tiver desistido, pois isso tudo desanima, é compreensível. Obrigada pela atenção, soramires.

soramires disse...

Laura, se ele já tem consulta agendada de nada vale ir lá perguntar, é assim mesmo, só te atendem no dia da consulta. Se é para receber aparelho auditivo já pedido eles não tem previsão porque tudo depende de resposta do SUS EM BRASILIA, o meu levou uns 5 meses...

Laura disse...

- Mas aí é que está, ele não tem consulta marcada, não tem nada, não o chamaram, ele só passou pelo otorrino e pela assistente social e disseram a ele que ele seria encaminhado para o Reouvir e só, ficou por isso, desde esse momento não houve mais nada, isso faz 6 meses. Mas você me deu uma informação muito importante agora... esse negócio de que a liberação do aparelho leva outros tantos meses! Bom, se não sabemos quando vão chamá-lo para o Reouvir e depois de o chamarem ainda teremos de esperar mais muitos meses para receber o aparelho, então é pra se pensar se não existe uma outra possibilidade, sei lá... vou falar com ele e ver o que ele acha.

soramires disse...

pelo que eu saiba é assim...no posto do SUS você marca otorrino, o otorrino manda fazer audiometria e com esse exame na mão indica aparelho auditivo, deve te dar um pedido por escrito junto com a audiometria, aí você conversa com a assistente social...tem que levar os exames e o pedido do médico do SUS NO REOUVIR Nos dois ´primeiros dias do mes, então eles vão marcar a consulta...para o mes seguinte, com o papelzinho do REOUVIR TENDO JÁ CONSULTA MARCADA TEM QUE IR NO DIA, COM ACOMPANHANTE E LEVAR TUDO QUE OTORRINO ESCREVEU E EXAMES, ETC...SÓ ENTÃO VÃO AVALIAR SE É CASO PARA PEDIR APARELHO AUDITIVO...A PARTIR DESSA PRIMEIRA CONSULTA VOCÊ DEVE SEGUIR O CRONOGRAMA INDICADO PELO REOUVIR...

soramires disse...

ATENÇÃO NÃO É O REOUVIR QUE CHAMA, A GENTE É QUE DEVE IR LÁ MARCAR NOS DOIS PRIMEIROS DIAS DO MÊS, LEVANDO TUDO QUE O OTORRINO DEU DE ATESTADO, EXAMES, ETC...SE NÃO TIVER ESSES PAPEIS TEM QUE VOLTAR NO POSTO E PEGAR ESSES PAPEIS E EXAMES, SEM ISSO REOUVIR NÃO TEM COMO ATENDER.

Laura disse...

nossa, soramires! Agora entendi! Puxa vida, se você não falasse isso a gente ia ficar boiando eternamente...
Nem de longe que ele recebeu essa orientação do posto do SUS... que coisa mais esquisita, mais desorganizada...
De qualquer forma, é aquele negócio... se o pessoal da Reouvir abrisse o telefone para informar, não teríamos ficado tanto tempo sem saber, é uma pena.
Mas muito obrigada pela preciosa informação, soramires! Agora vai!

soramires disse...

espero que funcione, para mim foi assim e deu certo, demora mas funciona..se ele não ouve bem tem que levar acompanhante.

Laura disse...

Olá, soramires. Meu pai e minha mãe foram hoje ao Reouvir e... nada feito. A atendente disse que o Reouvir só atende os pacientes encaminhados pelo Hospital das Clínicas! De quebra, disse à minha mãe, de forma mal criada, que "ali não era um consultório particular!" (como se minha mãe não soubesse disso e como se eles tivessem ido lá atrás de uma consulta particular... absurdo...). Engraçado é que consta do site do Reouvir que "O atendimento é direcionado para o paciente SUS, encaminhados da rede publica para reabilitação auditiva como recurso de melhora da audição." Mais engraçado ainda é que na ficha de encaminhamento do AMA da Lapa consta - bem claramente - "REOUVIR"... Enfim, a rede pública de saúde não está se entendendo! Fiz denúncia no site da Ouvidoria do Ministério da Saúde porque é o que nos restou a fazer, mas a verdade é que isso tudo é muito decepcionante...minha mãe saiu chorando...

soramires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
soramires disse...

INSTITUTO CENTRAL - ICHC

O agendamento de consultas no Instituto Central não será marcado diretamente no Hospital.

informação na página do hc Serão atendidos no Instituto Central os pacientes com problemas graves, de alta complexidade, que necessitam de tratamento especializado. Estes casos serão encaminhados e agendados através dos Ambulatórios de Especialidades das Secretarias de Saúde Municipal e do Estado de São Paulo.

soramires disse...

MANDE QUEIXA TAMBÉM PARA A OUVIDORIA http://www.hc.fm.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=400&Itemid=298

soramires disse...

LAURA, FUI ATENDIDA HÁ ALGUNS ANOS, não sei se o procedimento mudou...tive que passar no Instituto Central do HC e me cadastrar lá, eu e todos os pacientes que estávamos lá no Reouvir nesse dia, muita gente...depois é que fomos mandados de volta ao Reouvir... com consulta agendada...nunca vi maltratarem gente e sim darem explicações, não sei o que aconteceu mas deve sim fazer queixa.

soramires disse...

vejam no site que indico no início da postagem O paciente deve procurar a rede publica/UBS – unidade básica de saúde, próximo a sua residência; se consultar com o otorrinolaringologista, para avaliação e comprovação da surdez. Após o diagnóstico o otorrinolaringologista dará o encaminhamento junto com a audiometria e outros exames que comprovem a surdez e a própria UBS fará o agendamento de acordo com a regulamentação da Secretaria de Saúde do Estado.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Quero fazer uma reclamação, meu pai passou pelo otorrino,no varzea do carmo SP, posterior a D. Leila que o encaminhou para adquirir o aparelho, fizemos todo o processo e encaminham para uma palestra no HC nesta palestra vc leva um questionário preenchido a mão e todos os exames, após verificarem que o paciente encontrasse com tudo ok, para aquisição do aparelho ele é encaminhado ao reouvir, tentamos passar lá por 02x, a primeira o médico não iria atender na data, remarcaram para outra ... dai nesta outra data constataram que meu pai não tinham os exames necessários, eu entreguei todos os exames conforme nos foi entregue no HC para recepção do Reouvir, e deixei meu pai e avisei que o acompanhante exigido já estaria chegando e vim trabalhar, depois de quase 2 hs foi informado que faltava audiometria e encaminhamento ???? como assim falei com a moça Betania que iria fazer outra audiometria particular, e qdo tivesse com essa audiometria ligaria, ela pediu para eu fazer desta forma, pois o encaminhamento se já era a 2x, fiz a audiometria particular e liguei para tentar encaixar , dai a recepcionista Betânia me diz , que em hipótese alguma poderia ser particular, e que tem que ter o encaminhamento e o questionário que ele levou na palestra no HC.... como assim ? cada vez que vc tenta passar eles vão barrando para vc desistir, meu pai tem 72 anos, isso há mais de um ano estamos tentando, um péssimo serviço, te mandam de um lado a outro, como se vc não trabalhasse, vc tem que se humilhar, meu pai pagou previdência a vida todo como qq outro cidadão para passar por tudo isso.

soramires disse...

NOSSO BLOG É APENAS INFORMATIVO, NÃO TENHO NENHUM VÍNCULO COM REOUVIR SUGIRO QUE POSTE A RECLAMAÇÃO NO SITE DO REOUVIR
http://reouvir.org.br/

Laura disse...

Como a soramires disse, aqui o site é apenas informativo. Ela criou o site para trocarmos ideias. Nem me lembro se já postei a minha reclamação no site do Reouvir... provavelmente já... aliás, já postei no site do Ministério da Saúde, no da Saúde Estadual, enfim, em tudo que é lugar, mas sem jamais ter obtido qualquer tipo de resposta. Bom, o fato, Sr. 'Anônimo' que postou em 06/12/16, é que sua história é até "light". Fora todo o sufoco que já relatei nas postagens anteriores, faltou mostrar o fim da história. Vamos lá: meu pai tem 82 anos e estamos há uns 04 correndo atrás do Reouvir. Este ano, finalmente ele foi chamado (em meados do ano, se não me engano), mas não foi no Reouvir, foi numa unidade de saúde da Lapa, não lembro se UBAS, UBS... enfim, é "U" qualquer coisa..., aliás, bota "qualquer coisa" nisso...
Deram um aparelho para ele experimentar ali na hora, mandaram ele dar uma voltinha (ele estava acompanhado de minha mãe) e, infelizmente, o aparelho ficou muito ruim para ele... ele ficou desesperado porque a sensação foi muito desagradável (ele relatou um "abafamento do som dentro da cabeça"). Ok, disseram que o canal auditivo dele era muito estreito e daí o efeito relatado. Ficaram de fazer outro modelo. Fizeram. Chamaram ele de novo. Ele experimentou. Não deram nenhuma mínima orientação (tipo: "pode ficar ruim no começo, porque agora está sem nenhum ajuste"). Ele foi dar a tal voltinha em torno do prédio para ver como ficou. Ficou ruim de novo. Como ele disse à atendente (vou chamar de atendente porque não sei se tiveram a capacidade de colocar uma fonoaudióloga no momento chave do atendimento...) que o aparelho não estava bom, ela disse que ele não poderia ficar com ele (!), pois essa era a orientação que eles tinham. Repito: não houve nenhuma orientação, não foi explicado nada a respeito dos efeitos que o aparelho pode causar num primeiro instante (instante é modo de falar, pois pelo que eu descobri conversando com outras pessoas, a sensação desagradável é quase certa durante pelo menos a primeira semana de uso).
E assim ficou essa história. Meu pai está sem aparelho algum depois de 04 longos anos de espera.
Nós já tínhamos orientado ele para pegar o segundo aparelho mesmo que a sensação fosse ruim ao experimentá-lo. Bom, ele é pouco rebelde e um pouco sensível, mas minha mãe estava lá e perguntou à atendente se eles não poderiam levar o aparelho assim mesmo, argumentando, claro, que ele poderia vir a se acostumar com ele com o tempo (que, aliás, acredito que é o que teria acontecido). A atendente disse que não seria possível (!), mas que ela iria falar com "a doutora" (?!). Já passaram uns 04 meses e, como era de se esperar, não tivemos retorno até hoje.
Quero deixar esse relato aqui, não a título de reclamação, mas a título informativo para que as pessoas que estão em busca da saúde auditiva pelo SUS fiquem preparadas para o que vem pela frente e que saibam, de antemão, que a possibilidade de decepção é enorme.
Agradeço à soramires pelo espaço criado e por todas as informações repassadas, sempre de forma muito atenciosa.

soramires disse...

SUGIRO QUE MANDEM CÓPIA DAS RECLAMAÇÕES À DEPUTADA MARA GABRILLI Nome civil: MARA CRISTINA GABRILLI
Aniversário: 28 / 9
Partido/UF: PSDB / SP / Titular
Telefone: (61) 3215-5226 - Fax: 3215-2226
A PÁGINA DELA http://www.camara.leg.br/Internet/Deputado/dep_Detalhe.asp?id=160565

José Freitas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Por favor, me esclareçam o que eu preciso fazer para conseguir 2 aparelhos de surdez. Os dois são para mim. Como eu devo proceder ?
O que devo fazer?

soramires disse...

fazer cartao SUS EM POSTO DE SAUDE, MARCAR CONSULTA COM OTORRINO ELE VAI PEDIR EXAMES, COM OS ExAMES VOLTAR AO OTORRINO DO sus e ele vai encaminhar oa setor de aparelhos auditivos se for necessario, demora um pouco mas vale a pena...exames e consultas sempre pelo SUS

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