quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hospital das Clínicas de São Paulo faz milésima cirurgia de implante coclear

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/01/hospital-das-clinicas-de-sao-paulo-faz-milesima-cirurgia-de-implante-coclear.html
Edição do dia 16/01/2013
16/01/2013 21h43 - Atualizado em 16/01/2013 21h55

Hospital das Clínicas de São Paulo faz milésima cirurgia de implante coclear

Apenas uma foto envelhecida é registro da primeira cirurgia feita no Brasil, há 26 anos, supervisionada por um médico americano.

Link para o vídeo:
O Hospital das Clínicas de São Paulo fez nesta quarta (16) a milésima cirurgia para um tipo de implante que ajuda pacientes a recuperar a audição.
Apenas uma foto envelhecida é registro da primeira cirurgia feita no Brasil e supervisionada por um médico americano. Eram tempos de desconfiança sobre aquele implante de um aparelho que poderia devolver a audição ou despertá-la em quem nunca ouviu.
“Muita gente não acreditava que as pessoas iam ouvir mesmo. No começo, as pessoas só escutavam os sons, mas não entendiam muito bem as palavras. Agora não, as pessoas entendem as palavras”, disse Ricardo Ferreira Bento, médico.
Depois de 26 anos e muitas dificuldades vencidas, o Brasil alcança uma marca rara no mundo: a milésima cirurgia realizada no Hospital das Clinicas. São cerca de três cirurgias por semana. Poderia ser mais se o Brasil produzisse e não tivesse que importar o aparelho por cerca de R$ 60 mil.
É com um corte feito atrás da orelha do paciente que os médicos instalam o aparelho que substitui a função do ouvido. Ele é colocado no lugar de uma estrutura chamada cóclea. Por isso, o nome: implante coclear.
A paciente de número mil é uma senhora que perdeu a audição há 20 anos depois de uma meningite. A filha dela, a secretária Ana Paula Baron, conta que dona Zilma estava ansiosa.
“O sonho dela é escutar a voz dos netos, chamando ‘vovó’, pedindo ‘vovó quero isso’, ‘vovó quero aquilo’”, disse a filha.
Só depois de um mês, o aparelho é ligado. Experiência que o paciente Alessandro Abreu viveu nesta quarta. Ele estava surdo há três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO