quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

IMPLANTE COCLEAR: MENINO RECEBE PRIMEIRO OUVIDO BIÔNICO NA REDE PÚBLICA DO RIO

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/769988-menino-recebe-primeiro-ouvido-bionico-na-rede-publica-do-rio.shtml
DENISE MENCHEN
DO RIO
O garoto Yago Bueno dos Santos, 6, que um ano atrás perdeu a audição em função de meningite, passou pela primeira cirurgia de implante de ouvido biônico realizada pelo SUS no Rio.
Em um mês, após a cicatrização total, o aparelho será ligado. Os estímulos sonoros vão chegar ao cérebro de Yago como impulsos elétricos.

Fernando Rabelo - 16.jul.2010/Folhapress
Yago Bueno dos Santos, 6, recebeu implante no ouvido em cirurgia realizada pelo SUS no Rio de Janeiro

A percepção dos sons será imediata mas, para aprender a interpretá-los, o garoto vai passar por uma reabilitação que pode levar até três anos.

"Sei que ele vai ter que reaprender a ouvir, mas se olhar quando a gente falar o nome dele, já vai ser maravilhoso", diz a mãe, Patrícia Bueno dos Santos, 26, que se mudou do Mato Grosso do Sul para o Rio em busca do tratamento.

Patrícia diz que Yago tem esquecido palavras devido ao longo período sem ouvir.

A cirurgia foi feita no Hospital do Fundão, que pode realizar o implante desde o início do ano.

Antes, pacientes eram enviados a outros Estados, como São Paulo, que tem oito das 19 unidades credenciadas no país.

O chefe do serviço de otorrinolaringologia do Hospital do Fundão, Shiro Tomita, diz que o setor recebeu 24 ouvidos biônicos. "A demanda é grande. Na rede privada, só o aparelho custa R$ 70 mil."

O implante é indicado para pessoas com surdez profunda, que não respondem bem aos aparelhos tradicionais e não têm problemas anatômicos no ouvido.

Uma parte do aparelho é implantada na cóclea, região interna do ouvido, e outra sob o couro cabeludo. Uma terceira é acoplada à orelha.

2 comentários:

Unknown disse...

alá meu nome e patricia bueno sou mae do yago...essa implate esta sendo maravilhoso meu filho já esta bem melhor ja esta ate estudando ja estar aprendendo aler deus esta sendo maravilhoso comigo com ele e com minha familia o brigado atos pelo carinho!!!bjs

soramires disse...

Paty é com muita emoção que leio sua mensagem...que o Yago tenha toda a felicidade do mundo e que o implante o ajude a viver melhor. E parabéns a você por acompanhar e apoiar seu filho, buscando o melhor...muita força e que sirva de ajuda a outras mães!!!

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO