terça-feira, 27 de abril de 2010

QUARTA FEIRA 28 DE ABRIL DE 2010: 15º DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO

O impacto do ruído na audição, saúde e qualidade de vida não pode ser questionado. Inúmeras peças da literatura técnica mostram em todo o mundo os perigos para a audição causados pela exposição repetida ao ruído. Numerosos estudos mostram que o ruído, junto com outros agentes causadores de stress, está relacionado com mudanças físicas e psicológicas negativas nos seres humanos. Os indivíduos e as comunidades não mais aceitam o ruído como um efeito colateral da sociedade industrializada.
Todos os anos, em abril, é celebrado o “Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído”. Serão 60 segundos de silêncio, entre 14:25 e 14:26, para destacar o impacto do ruído nas nossas vidas cotidianas, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre esse problema que atinge todos nós.
Junte-se a essa iniciativa e divulgue o International Noise Awareness Day (INAD) em sua comunidade: promova eventos na sua empresa, bairro ou escola e ajude-nos a fazer dele, um grande evento também aqui no Brasil.

http://www.acustica.org.br/inad2010/


Fiocruz adere ao Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído

ENSP, publicada em 22/04/2010

No dia 28 de abril, mais de 40 países irão se mobilizar para celebrar o Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído. Considerado como o principal poluente ambiental depois da poluição das águas, o ruído necessita cada vez mais de um cuidado integrado e multiprofissional. Em entrevista ao Informe ENSP, a coordenadora do Serviço de Audiologia da ENSP, Márcia Soalheiro (Cesteh/ENSP), falou da campanha de 2010, listou uma série de agravos provocados pelo ruído e enfatizou a importância da criação de políticas públicas.

Informe ENSP: Quais efeitos o ruído provoca na saúde humana?

Márcia Soalheiro: Vivemos em uma sociedade muito barulhenta em que as pessoas não estabelecem nenhuma relação do ruído com a saúde humana ou com o meio ambiente. É importante ter consciência dessa questão e buscar melhor qualidade de vida. Numerosos estudos demonstram que o ruído, além da perda auditiva, que é o agravo mais conhecido, ocasiona efeitos indiretos sobre a saúde, como estresse e outros efeitos fisiológicos e psicológicos como, por exemplo, insônia, mudanças no humor, redução da concentração, segurança e produtividade. Depois da poluição das águas, o ruído é o principal poluente ambiental e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
LEIA MAIS:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=21121

FILME SOBRE CHICO XAVIER TERÁ VERSÃO LEGENDADA EM CINEMAS E EM DVD


Re: Contato - Chico Xavier, O Filme
Segunda-feira, 26 de Abril de 2010 23:30
De:
"Site Chico Xavier o filme" contato@chicoxavierofilme.com.br

Para:
"Sônia Maria Ramires de Almeida" sramiresdealmeida@yahoo.com.br

Olá Sonia,Sào Paulo e Rio tem cópias legendadas.O DVD será lançado em breve com legendas. O site anunciará seu lançamento. Agradecemos o contato em nome de todos os que trabalharam no filme.Abraços,Pessoal do site
www.chicoxavierofilme.com.br

Em 25/04/2010, às 10:45, Sônia Maria Ramires de Almeida escreveu:> De: Sônia Maria Ramires de Almeida <sramiresdealmeida@yahoo.com.br>>
Assunto: Contato - Chico Xavier, O Filme> > Assunto:>

Preciso saber em que cinemas do Brasil estão passando versão com legendas em portugueês para deficientes auditivos e também saber se em DVD haverá versão com legendas em português. Faço parte de um enorme grupo de surdos que necessita cinema legendado e principalmente neste caso que é do maior interesse, pela importância do assunto.

COMUNICADO IMPORTANTE SOBRE IMPLANTE COCLEAR

NO BLOG DA LAK - DESCULPE NÃO OUVI - HÁ UM COMUNICADO MUITO IMPORTANTE SOBRE LEGISLAÇÃO E IMPLANTE COCLEAR.
COMO SÃO INFORMAÇÕES COLETADAS EM OUTROS GRUPOS PEÇO QUE ACESSEM O LINK ABAIXO:


http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2010/04/26/comunicado-importante-sobre-o-implante-coclear/

quarta-feira, 21 de abril de 2010

APOSENTADORIA ESPECIAL


20 de abril de 2010 02 Comentarios Arquivado em NACIONAL, Noticias

Os trabalhadores com deficiência no Brasil deram mais um passo para alcançar o direito da aposentadoria especial. Na noite de quarta-feira (14/04), às 22h15min, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade (385 deputados presentes) o Projeto de Lei Complementar 277/05, que permite a redução do tempo de contribuição dessas pessoas à Previdência Social. “Este projeto é um dos mais importantes para a vida do segmento. Com sua aprovação vamos melhorar, consideravelmente, a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, afirmou o autor da proposta ex-deputado federal, vereador Leonardo Mattos (PV).

De acordo com a proposta aprovada, os deficientes poderão contribuir segundo o grau de deficiência:
• Deficiência moderada:
- 27 anos para homens e 22 para mulheres (redução de 03 anos)

• Deficiência grave:
- 25 anos para homens e 20 para mulheres (redução de 05 anos)

Aposentadoria por Idade
• Também poderá ser requisitada com cinco anos a menos que a idade exigida atualmente, que é 65 anos para homens e 60 para mulher.

Ambos deverão ter contribuído por um mínimo de 15 anos.

Tipo de deficiência que se enquadra na lei
• Um regulamento especificará o grau de limitação física, mental, auditiva, intelectual ou sensorial, visual ou múltipla que classificará do segurado como pessoa com deficiência.

• O regulamento também definirá em que grau (leve, moderada ou grave) cada deficiência será enquadrada.

Em todos os casos, o grau de deficiência será atestado por perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cada cinco anos.

Renda mensal
• A renda mensal das pessoas com deficiência aposentadas por tempo de contribuição será de 100% do salário de benefício.

• No caso da aposentadoria por idade, o salário a receber será de, no mínimo, 70% mais 1% a cada doze meses de contribuição

• O segurado que houver contribuído mais receberá mais.

O TEXTO SEGUE AGORA PARA APROVAÇÃO NO SENADO FEDERAL

http://leonardomattos.com.br/noticias/projeto-de-aposentadoria-especial-para-deficientes-e-aprovado-pela-camara-federal/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Terceiro encontrão: ASSIM COMO VOCÊ

NÃO DA PRA DEIXAR DE VER AS FOTOS DO ENCONTRO PROMOVIDO PELO BLOG "ASSIM COMO VOCÊ"
O JAIRO E SEUS CÚMPLICES-LEITORES ARMARAM UM AGITO LINDO DEMAIS!
http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br/arch2010-04-01_2010-04-30.html#2010_04-19_03_25_02-129797961-0

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni

Uma opção de ensino oralista:



....O CEAL-LP (Centro Educacional da Audição e Linguagem “Ludovico Pavoni”), com sede no SGAN 909/B de Brasília/DF, deu início às suas atividades sócio – educativas aos 02 de outubro de 1973, enquanto a sua inauguração oficial aconteceu aos 03 de abril de 1974.....É mantido pela Associação das Obras Pavonianas de Assistência, uma entidade particular, religiosa, de origem italiana, fundada pelo Pe. Ludovico Pavoni (1784-1849). ....Neste quase 35 anos dedicados ao trabalho de integração do surdo à família, comunidade e mercado de trabalho o CEAL-LP já modificou muito a forma de atendimento. Mas sempre mantendo a filosofia de trabalho baseada no oralismo. Em seu passado, ofereceu atendimento sob forma de internato, semi-internato e externato. Hoje oferece o Semi-internato e o externato, pois o internato não oferecia a família do surdo a convivência necessária para que os laços familiares se estreitassem.....A profissionalização dos surdos e assistência à família também sofreu várias modificações para melhorar o acesso deles ao mercado de trabalho.



para saber mais:
http://www.ceallp.org.br/#

terça-feira, 13 de abril de 2010

Reatech de 15 a 18 de abril em São Paulo IX FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS EM REABILITAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Atenção surdos usuários da língua portuguesa: fui visitar a feira para ver o que poderia nos interessar e infelizmente descobri que é quase nada.

Nem mesmo nos espaços oficiais dos governos municipal, estadual e federal.
O pouco que existia era voltado para o surdo sinalizado...mas mesmo essa era uma oferta bem limitada.
Trata-se de uma feira comercial, de apresentação de produtos como cadeiras de rodas, automóveis adaptados, programas de computador, etc. Então acho que deveria ficar claro o objetivo e não parece um evento sobre acessibilidade de maneira geral. Não é o caso, então acho que os órgãos oficiais não deveriam colocar dinheiro do governo para financiar a não ser que houvesse realmente um esforço para promover a acessibilidade, o que não ocorre.
Observado no primeiro dia:
1) Na saída do metrô Jabaquara havia uma perua para transportar só os mais problemáticos para se locomover os demais eram mandados para uma rua lateral a umas 4 quadras do metrô, não havia placas nem indicação, fomos perguntando aqui e ali até encontrarmos o transporte.

2)Entrada confusa: Quem já havia se credenciado pela Internet em vez de poder retirar o crachá foi obrigado a fazer nova ficha...depois de uma longa espera descobri sozinha que essa primeira fila foi inútil porque havia outra para quem já estava credenciado. E tudo isso por culpa dos e das recepcionistas que estavam mais perdidos "que cachorro em procissão"...

3) Parece que o Sulp - surdo usuário da língua portuguesa que não usa sinais está fadado a ser ignorado. Eu vestia uma camiseta com os dizeres Sulp SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA e mesmo assim vinham querer falar comigo usando sinais e alguns até se irritavam porque eu não entendia e respondia falando.
Precisei em alguns casos escrever num bloquinho que eu não entendia libras.

4)Para os surdos como a gente só vi dois estandes, um de venda de aparelhos auditivos, iguais a quaisquer outros e igualmente caros.
Um estande da empresa de legendagem por estenotipia que não tinha um folheto sequer para distribuir, mas conversando consegui entender porque é uma opção cara e rara: o curso para formar esses técnicos especializados leva uns 5 anos e exige muito treinamento. Portanto é caro porque faltam bons profissionais.

Então temos que divulgar que a ESTENOTIPIA eletrônica é uma boa profissão para quem ouve e escreve bem. ATENÇÃO JOVENS!!!! Procurem se informar!!!!
Porque tanto para legendar na TV, em escolas e universidades, em conferências ou em eventos ao vivo não vai faltar trabalho bem pago!

Ou seja mesmo sendo entrada gratuita para um surdo que se comunica usando a língua portuguesa não há nenhum interesse em visitar.

Para não dizer que perdi meu tempo consegui conversar com o Marcos no estande do Governo Federal. Marcos é um surdo oralizado que trabalha no Ministério de Transportes e tenta mostrar que nem todo surdo só usa sinais. Marcos fala muito bem português com um inegável sotaque carioca.
Valeu Marcos, batalhador pelos surdos oralizados trabalhando em Brasília.

Aos organizadores fica um pedido: que procurem se informar mais sobre diversidade na deficiência para oferecer um evento realmente acessível e útil a todo tipo de deficiente.




Informação obtida em:
Boletim Sentidos nº 402
http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13438&canal=ligado


Em sua nona edição, a Reatech - terceiro maior evento do setor no mundo - trará uma série de lançamentos para pessoas com deficiência, além de levantar um forte debate sobre o tema.
No Brasil, aproximadamente 15% da população possui alguma deficiência e cerca de 500 pessoas todos os dias adquirem algum tipo de deficiência.
É dentro deste cenário que o setor de produtos e serviços para reabilitação movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão no País, sendo R$ 200 milhões só com vendas de cadeiras de rodas e mais de R$ 800 milhões em automóveis e adaptações veiculares.
Empresas dos mais diversos setores se especializam continuamente para trazer acessibilidade para todos.
E é com o objetivo de promover inclusão e apresentar esses lançamentos de equipamentos e serviços, do Brasil e do exterior, que a capital paulista recebe pelo 9º ano consecutivo a Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
Destinado a apresentar soluções para pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas, além de seus familiares e profissionais da área, o evento, que tem entrada franca, será realizado entre os dias 15 e 18 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo) e contará com transporte gratuito de ida e volta, saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fernandes).

A expectativa é que esta próxima edição reúna 35 mil visitantes durante os quatro dias. "Infelizmente o número de pessoas com deficiência nunca se estaciona. Entretanto, notamos que o Brasil continua cada vez mais atento, buscando soluções inovadoras para reabilitação e acessibilidade. O crescimento e reconhecimento do evento evidenciam uma maior conscientização do papel das pessoas com deficiências enquanto cidadãos e consumidores em potencial e da aposta da indústria voltada para esse público", destaca José Roberto Sevieri, diretor da feira.
A Reatech tem influência em aproximadamente 40% dos negócios gerados nesse mercado.Além da exposição de produtos, a Reatech contará com uma extensa programação de artes cênicas e grupos de dança compostos por artistas com deficiências; atividades de Pet e Equoterapia; galeria de arte; parque infantil adaptado; quadras adaptadas para a prática de esportes; test-drive de carros adaptados, de cadeiras de rodas motorizadas e scooters; palestras, congressos médicos, seminários e atividades abertas ao público entre outras atrações. Incorporando os conceitos de acessibilidade corporativa e empregabilidade, diversas empresas também utilizam a feira como mecanismo de captação de currículos de pessoas com deficiências. Só na última edição, foram oferecidas pelos expositores mais de 6.500 vagas diversas de trabalho para pessoas com deficiência. Informações sobre a próxima edição estão disponíveis no site http://www.reatech.tmp.br/
ou pelo fone (11) 5585-4355.
ServiçoReatech - IX Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)Dias 15 a 18 de abril Horário: quinta e sexta das 13h às 21h; sábado e domingo das 10h às 19hMais informações: www.reatech.tmp.br ou pelo telefone (11) 5585-4355
Entrada gratuita
OBS: Também será oferecido diariamente transporte gratuito (ida e volta), saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fernandes, 400 - ao lado do terminal de ônibus)

sábado, 10 de abril de 2010

OUTRA VEZ MINISTRO TEMPORÃO FALA SOBRE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SEM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

Lamentavelmente temos que repetir nossa queixa, mensagem emitida pelas TVs em 09.4.2010
MENSAGEM DO MINISTRO TEMPORÃO SOBRE A GRIPE A
SEM LEGENDAS EM PORTUGUÊS.


É inadmissível que comunicados oficiais do governo e mInistérios sejam exibidos na TV SEM LEGENDAS EM PORTUGUÊS.

É um desrespeito aos deficientes auditivos cuja maioria se comunica em português, sendo indispensável a legenda escrita que reproduza a fala.
Agradecemos sua atenção e providências
Comissão Sulp Surdos Usuários da Língua Portuguesa

POR FAVOR SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA PARTICIPEM DE NOSSO PROTESTO ESCREVENDO PARA

secom@planalto.com.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais uma vez o jornalista Flávio Ricco lembra da necessidade de legendas na tv

http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2010/04/07/a-tv-denuncia-mas-nao-enxerga-os-seus-proprios-problemas.jhtm

Novamente o jornalista Fálvio Ricco fala da necessidade de legendas na TV.
Agradecemos imensamente a preocupação de tornar a TV acessível a todos.
Escreva você também agradecendo ao Flávio:
colunaflavioricco@uol.com.br


A TV denuncia mas não enxerga seus próprios problemas
FLÁVIO RICCO
Colaborou José Carlos Nery
Divulgação/Globo
A atriz Alinne Moraes vive a cadeirante Luciana em "Viver a Vida", de Manoel Carlos

MAIS NOTÍCIAS DE NOVELAS
PÁGINA DA NOVELA
Não é a primeira vez que esta questão é colocada e, certamente, para tristeza de muita gente não será a última.
A televisão, em seus telejornais, invariavelmente apresenta denúncias sobre falta de rebaixamento de guias, rampas de acesso para cadeiras de rodas, além de outras providências que atendam os deficientes físicos. Importante este trabalho.
“Viver a Vida”, de Manoel Carlos, pela personagem da Alinne Moraes, dentro do que é possível, também tem prestado um grande auxílio e chamado a atenção das autoridades.
Mas é bom que a TV, com o mesmo cuidado, passe a olhar pra dentro dela. Ou para a parte que lhe toca. São muitos os programas, novelas e filmes, em todas as emissoras, que insistem em não colocar legendas.
Algo tremendamente frustrante para quem necessita deste tipo de recurso, o deficiente auditivo.
Por que não tornar isso uma obrigação? Custa?

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Notícias sobre surdez, aparelhos, pesquisas, etc

Nuevos artículos en www.spanish.hear-it.org

Los gemelos de Tokio Hotel tienen problemas de audición de nacimiento
El popular grupo alemán, Tokio Hotel, saborea las mieles del éxito desde su primer álbum, Schrei, que se grabó...Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6840

La pérdida de audición afecta a la salud psicológica y social, principalmente entre los jóvenesEn un exhaustivo estudio se descubrió que existe una clara relación entre la pérdida de...Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6845

Los obreros tardan más en buscar tratamiento
Los empleados del sector obrero tardan más que los empleados de oficina en buscar tratamiento para la pérdida de audición.Un estudio científico...Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6851

Remedio para los pacientes de tinnitus
Escuchar música manipulada puede paliar los síntomas del tinnitus, según un estudio publicado por la Universidad Westphalian Wilhelms de Münster, Alemania.¿A quién no...Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6864

Audífono combinado con implante coclear
La estimulación eléctrico acústica es un tratamiento combinado para personas que tienen restos de audición de bajas frecuencias pero que no pueden oír todos los...Lea el texto entero aquí:
http://www.spanish.hear-it.org/page.dsp?page=6868